[Resenha # 199] Mundo Avesso: Diversão com Reflexão por Carlos Ruas

Postado em Atualizado em

macrAconselhável a todas as idades!

Mundo Avesso é uma série de tiras escrita e desenhada por Carlos Ruas, autor de Um Sábado Qualquer. Ele e sua criação dispensam apresentações.

Ok, brincadeira! Vou falar mais um pouco: em Mundo Avesso, Carlos Ruas trata, de forma divertida, irônica e inteligente, de temas como mundo corporativo, burocracia, política, ciência, filosofia, religiões, sociedade, comportamentos, bolhas de redes sociais, tolerância e intolerância.

Alerta: comentar algo tão bom, mas com uma linguagem tão acessível, agradável e direta, pode ter gerado spoilers involuntários!

Com quadrinhos que vão da página 3 até a 124 com tiras curtas e sem elenco fixo, Mundo Avesso lembra muito a série Dilbert, mas vai muito além do mundo corporativo e a ausência de personagens fixos garante um desencadeamento de ideias mais dinâmico e fluído com mais vozes e nuances no processo. Tudo isso cimentado com uma ironia leve, porém ácida e certeira.

Mas não é só tiras curtas que o livro traz; Linhas de Raciocínio é a maior história do livro, vai da página 67 até 71. Nela, vemos que o pensamento não deve (ou não deveria) ser formado de uma única perspectiva e que mais do mesmo não formam intelectuais verdadeiros.

É difícil falar de um livro que diz tanto em tão pouco espaço. Comentar muito seria dar spoilers e, como podemos concluir, as respostas nunca são fáceis ou definitivas. O livro como um todo é um convite ao pensamento crítico e a pesquisa constante; à reflexão baseada em fatos e evidências e às mudanças de acordo com novas evidências e fatos. Mas tudo isso com muito, MUITO BOM HUMOR! Dar um novo sabor ao saber é um dos objetivos do autor.

Enfim, é um livro sobre os fundamentalismos limitantes versus as reflexões libertadoras e constantes. Em alguns momentos, com a triste conclusão de que a prisão de um fundamentalismo pode ser muito mais confortável que a liberdade inquietante de uma boa reflexão.

Como tudo o que faz pensar de verdade, o livro não define regras, mas dá algumas ferramentas iniciais para os leitores questionarem as regras ao redor e, eventualmente, criarem ou recriarem as próprias regras; tudo com muito bom humor e riso.

Adquiri o livro Mundo Avesso no financiamento coletivo do Catarse, mas para achar Carlos Ruas, este e os outros livros do autor é só dar um Google em Um Sábado Qualquer.

Concluindo: em um mundo onde as pessoas agem como se tudo tivesse surgido no dia em que elas nasceram e que a prática da empatia está em baixa, Mundo Avesso é uma reflexão necessária sobre a história no seu sentido mais amplo e com H maiúsculo.

Mas espere aí? Por que eu estou preocupado com spoilers se está tudo no site Um Sábado Qualquer? Vai lá se a grana estiver curta. Quando a vida melhorar e o dinheiro sobrar, se gostar, compra o impresso. Pelo menos, eu recomendo.

Boas leituras, bom divertimento e boas reflexões!

Rodrigo Rosas Campos

P.S.: bolhas de redes sociais também são temas dos quadrinhos 147 e Quem Matou o Caixeta?, ambos resenhados neste blog.

3 comentários em “[Resenha # 199] Mundo Avesso: Diversão com Reflexão por Carlos Ruas

    […] Tebhata Spekman; Pornô Comics do Ota; literalmente, escondido num cantinho estava Cães e Gatos de Carlos Ruas, que estava no evento escondido num cantinho, o autor, não o livro; e a edição de 2019 de Os […]

    Curtir

    […] literatura como um todo, vamos pular a introdução. A pedra garimpada de hoje é Cães e Gatos de Carlos Ruas, editora Outro Planeta, 176 páginas, em cores, R$30,00 no evento. Disponível em todas as […]

    Curtir

    […] P.S.: Outros quadrinhos que abordam os temas de Ovelha Negra são 147, Quem Matou o Caixeta? e Mundo Avesso. […]

    Curtir

Deixe um comentário