Asgard, um Multiverso nos Quadrinhos

Postado em Atualizado em

tNorseMyRodrigo Rosas Campos

Um dos tópicos levantados pelo livro Marvel Comics a História Secreta de Sean Howe é a criação do Thor nos quadrinhos da Marvel. Antes de mais nada, vamos deixar uma coisa bem clara: toda mitologia (seja grega, nórdica etc.) é de domínio público. Logo, apesar do Thor da Marvel ser uma marca registrada, qualquer um pode se basear no deus do trovão mítico e criar suas próprias histórias, ou adaptar as histórias dos mitos. Outra coisa a ser destacada é que Howe parece ignorar que editoras menores já haviam publicado histórias com os deuses de Asgard antes do Thor de Jack Kirby na DC, mencionado por ele mesmo na nota de rodapé do livro, página 280. Mas vamos começar do começo:

Muito antes de Stan Lee e Jack Kirby levarem Thor ao universo Marvel, o deus do trovão já havia tido aparições nas editoras de quadrinhos que não resistiram ao Comics Code Authority. Ou seja, Asgard também existe em vários universos ficcionais. Visualmente, quase todas as versões do deus do trovão tiveram como fonte a pintura de Mårten Eskil Winge (imagem acima).

“Mårten Eskil Winge (21 September 1825 – 22 April 1896) was a Swedish artist especially known for his Norse mythology paintings. He was a professor at the Royal Swedish Academy of Arts. He was a friend of August Malmström and was influenced by Nils Blommér and Carl Wahlbom. He is associated with the Düsseldorf school of painting.” Wikipedia, consultada em 14/01/2018.

O primeiro Thor dos quadrinhos foi da editora MLJ, criado por Otto Binder e Jack Binder em 1939. Sua primeira aparição foi na revista Top-Notch Comics #1. Este era um guerreiro viking que ajudava seus amigos viajantes do tempo em sua jornada. Ruivo e de barba, é o que visualmente se encaixa melhor na descrição do mito nórdico, embora este seja um viking vindo do passado e não o deus do trovão.

tMljO segundo Thor foi da editora Fox, criado por Pierce Rice em 1940. Sua primeira aparição foi na revista Weird Comics #1. Aqui, um homem, Grant Farrel, encontra o martelo de Thor e ganha os poderes de controlar tempestades, voar e lançar relâmpagos. Ele decide usar esses poderes para combater o crime. Notem que há muitas semelhanças deste Thor para o de Lee e Kirby na Marvel.

tFox

O terceiro foi apresentado na história “The Hammer of Thor!”, creditada a Bill Finger (texto), a Joe Kubert (arte e arte-final). Cores e letras por artista não creditado. Foi publicada na revista The Brave and the Bold # 3 da DC em dezembro de 1955.

O quarto Thor foi do próprio Jack Kirby, na DC em 1957, na revista Tales of the Unexpected #16, onde um homem encontra o martelo de Thor e ganha o poder de controlar as tempestades. Já uma cópia do da Fox. É este o Thor citado por Howe na nota da página 280 de Marvel Comics a História Secreta.

Outro (digamos que o quinto, não sei se é um dos anteriores da própria DC) Thor chegou a enfrentar Batman e Robin na revista Batman #127 de 1959, edição creditada a Bill Finger (texto); Charles Paris (nanquim); Curt Swan (lápis); Dick Sprang (arte); Sheldon Moldoff (lápis) e Stan Kaye (nanquim).

O sexto Thor foi da editora Charlton, criado em 1959 por Steve Ditko, desenhista que mais tarde criaria o Homem-Aranha. Sua primeira aparição foi em Out of This World #11. Também um homem que ganha os poderes do deus do trovão ao achar seu martelo.

tCharlton

O sétimo é o de Jack Kirby e Stan Lee para a Marvel que todos conhecemos. No início era para ser o médico aleijado Don Blake que encontra um cajado; ele bate o cajado no chão, o cajado se torna o martelo Mjölnir, e ele se torna Thor. Com o tempo, é revelado que Odin enviou o impetuoso Thor a Terra na forma de um aleijado para ensinar-lhe humildade e a memória anterior de Thor lhe é devolvida.

E estas são as versões mais relevantes do deus do trovão nos quadrinhos. Descartei desta lista os quadrinhos didáticos/culturais que adaptavam os verdadeiros mitos vikings e os personagens que só pegaram o nome Thor emprestado do deus nórdico. Tenho certeza que vasculhando mais na Internet, nos vários sites de bancos de dados sobre quadrinhos, talvez achemos outras versões de Thor e companhia por aí. É tanta informação, que nem sei mais se a ordem acima está correta. Minhas fontes estão listadas abaixo e são sites conceituados.

Walt Simonson, escritor e desenhista que fez muito sucesso com o Thor da Marvel, hoje, publica sua própria versão independente de Thor sob o título Ragnarok, publicada no Brasil pela Mythos, inclusive. Fato é que a mitologia nórdica – assim como todas as demais mitologias – pode ser usada livremente por todos os autores e editoras. Afinal, todo mito é de domínio público.

Boas leituras e até breve!

Bibliogafia

HOWE, Sean. Marvel Comics, a História Secreta. São Paulo: Leya, 2013.

Sites

http://comicbookplus.com
http://comicreadinglibrary.blogspot.com.br
http://www.comicvine.com
http://digitalcomicmuseum.com
http://www.comics.org
http://pdsh.wikia.com/wiki/Public_Domain_Super_Heroes
http://www.wikipedia.org

Deixe um comentário