[RESENHA#142] O Rei Lear, de William Shakespeare

Postado em Atualizado em

Baixar-Livro-O-Rei-Lear-William-Shakespeare-em-PDF-ePub-e-Mobi-ou-ler-online-370x556
Título: 
O Rei Lear

Autor: William Shakespeare
ISBN: 9788525406811
Ano: 1997 
Páginas: 140
Editora: L&PM
Informações: Skoob / Goodreads
Compre aqui: Submarino Saraiva Amazon / Cultura

Sinopse: Ao chegar à velhice, Lear, rei da Bretanha, se vê obrigado a dividir seu reino. A maior desgraça para um monarca atingira-o: para protegê-lo e garantir sua sucessão, nenhum filho varão, apenas três filhas mulheres, Goneril, Regana e Cordélia. As duas primeiras são casadas, respectivamente, com o Duque da Albânia e com o Duque da Cornualha, olhos cobiçosos por sobre as terras bretãs, enquanto que Cordélia recusa-se a casar, para permanecer ao lado do pai. Mas o assédio de estranhos pelo reino não é o mal maior do qual padece o rei. A progressiva dificuldade de discernir as atitudes e os discursos daqueles que o cercam, o embotamente da percepção da sinceridade e da falsidade humana e a suspeita errônea de onde viria a traição são os males fatais para o outrora grande monarca.
A tragédia O Rei Lear foi escrita em 1606 por William Shakespeare (1564-1616) – aquele que transformava em ouro literário os menores e maiores sentimentos humanos. Não por acaso Shakespeare deixou para criar na idade madura o seu protagonista que melhor resume o desgaste e a decrepitude que assolam o homem. Um dos grandes clássicos do teatro na tradução brilhante de Millôr Fernandes.


Olá meus queridos!

Hoje venho trazendo para vocês uma resenha que foi extraída de um trabalho de faculdade. Tive que ler Rei Lear para um trabalho e pensei… Porque não ir para o LK!?? Então, cá estou eu, misturando prazer e trabalho , trazendo esse clássico da literatura estrangeira de William Shakespeare para vocês.

Rei Lear, decide dividir seu reino e todas as responsabilidades entre suas 3 filhas (duas casadas e uma caçula ainda sendo cortejada). Entretanto, Lear pede que, cada uma declare seu amor por ele, e de acordo com sua adulação, seria o tamanho de suas terras recebidas.

Suas duas filhas mais velhas o adularam da maneira esperada pelo pai e receberam suas terras. Já sua caçula, a mais querida, lhe foi honesta ao declarar seu amor, sem exageros, o que feriu muito o ego inflado de seu pai. Decepcionado com a resposta “seca” da filha, Rei Lear deserda e renega-a, negando-lhe inclusive, o dote para casamento.

Com suas decisões tomadas, Lear divide todas as suas terras por suas duas filhas e, apenas com alguns homens, cavalos e “mesada” dessas suas filhas, passará a viver um mês na casa de uma e outro mês na casa de outra.

Com o passar da leitura, descobriremos muitas traições e mortes como todo e qualquer bom drama de Shakespeare. Lear acaba se vendo em meio a lobos em pele de cordeiro, arrependimentos e a perda de sua sanidade.

Levando em consideração que essa obra é uma peça, eu tive um início de leitura muito difícil. Talvez pela falta de costume, não conseguia me ver absorta na história. É muito drama e eu achava realmente muito exagero. Mas Shakespeare é exagerado, então, cheguei a conclusão de que apenas não é a minha vibe literária.

O livro é curtinho. Li pelo Kindle e em 4 horas consegui concluir sem muitas dificuldades.

Bem, pelo menos agora eu já posso falar que já li Shakespeare! uhahuauhauhahuauha 

A nível de curiosidade, Shakespeare foi casado com uma mulher chamada Anne Hathaway. Logo, vou terminar a resenha deixando essa imagem para que vocês reflitam….

capa-Shakespeare.jpg

Fica aí o questionamento…..

Bjux de Lux ❤ .

 

ana-souza-neo-000

Anúncios

Um comentário em “[RESENHA#142] O Rei Lear, de William Shakespeare

    Leandro Rodrigues disse:
    8 de novembro de 2017 às 01:10

    Eu também nunca li Shakespeare, mas fiquei curioso para ler essa obra, pela história e também porque sou pai de 3 meninas também hahahahaha. Obrigado pela dica, grande abraço!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s