Projeto Mulheres Perigosas Conto a Conto: Parte 18 – Anunciando a Pena de S. M. Stirling

Postado em Atualizado em

 

MPRodrigo Rosas Campos

Sempre Lembrando

O livro como um todo é desaconselhável para menores de 18 anos.

Há uma versão digital de Mulheres Perigosas, a menos que você queira muito o físico por este ou aquele conto, ou que você seja um colecionador de tudo o que se refere a Crônicas de Gelo e Fogo, vale mais a pena comprar o e-pub.

Mulheres Perigosas é um livro de contos de vários autores, organizado e editado por George R. R. Martin e Gardner Dozois. Foi publicado no Brasil pela Leya/Omelete, em 2017 com 736 páginas, 21 histórias, 21 autores. Cada conto é uma história diferente. Esqueça as donzelas em perigo, todos trazem mulheres como protagonistas fortes e ativas.

Os contos não são resenhados na ordem em que aparecem, mas na ordem que eu for lendo; o livro tem uma introdução geral e uma pequena biografia por autor antes dos respectivos contos. Todos os textos foram publicados originalmente nos EUA em 2013.

O Conto de Hoje: Anunciando a Pena

Anunciando a Pena, escrito por S. M. Stirling, é o décimo sétimo conto do livro.

As máquinas simplesmente pararam, levando o mundo a um colapso. Não há mais combustível ou eletricidade. Metais precisos perderam o valor e a agricultura regrediu a um estágio artesanal, tornando a comida escassa e preciosa.

O conto é bem padrão, mas bem escrito e agradável de ler. Uma ideia antiga, mas muito bem elaborada, é só o cotidiano num mundo de regressão tecnológica severa. Como o próprio título revela, haverá um julgamento e uma pena.

O melhor aspecto dessa história é o fato de que fica claro que só sua leitura completa dará condições para os leitores se posicionarem acerca de tudo o que é mostrado. É um texto que não permite julgamento precipitado. O mote é mais as condições que justificam as leis e suas mudanças que o julgamento e a condenação em si. Um conto bem interessante para os que se interessam por antropologia e direito.

Falar mais é dar spoilers.

Boas leituras e até a volta!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s