[Matéria] São Paulo dos Mortos 3 Ganha o 29° Troféu HQ Mix na Categoria de Melhor Publicação Independente de Grupo

Postado em Atualizado em

SPM3Antes de mais nada, parabéns a todos os outros ganhadores das demais categorias!

São Paulo dos Mortos 3 foi financiado pelo Catarse, depois do sucesso dos dois volumes anteriores. Este ano, Daniel Esteve e sua brilhante equipe de desenhistas, arte-finalistas e o capista ganharam o Troféu HQ Mix na Categoria de Melhor Publicação Independente de Grupo.

A resenha de São Paulo dos Mortos 3 já foi publicada por aqui (junto com as duas edições anteriores), mas tendo em vista a ocasião, ela está republicada abaixo com ligeiras mudanças. É um quadrinho que vale a pena e não é necessário a leitura dos anteriores para entender o terceiro volume.

São Paulo dos Mortos III tem capa de Alex Rodrigues, publicada em 2016 com 88 páginas. Traz as histórias:

Zoológico de São Paulo, com arte de Al Stefano. Um odontologista ganha a vida extraindo os dentes de entes queridos que viraram zumbis e os parentes ficam com pena de matar. Um dia é chamado para extrair os dentes de um casal de leões no Zoo de São Paulo. Um brilhante conto que usa os mortos-vivos como metáfora para falar de luto. Daniel Esteves está de parabéns.

Roller Dead, com arte de Sueli Mendes, mostra a história de uma menina que sofreu com os mal tratos do pai contra ela e sua mãe e a fidelidade de uma cachorra, a Furiosa, mesmo depois da morte e da transformação em zumbi.

Churrasco Grego é uma tocante história sem palavras desenhada por Ibraim Roberson a partir de um roteiro de Daniel Esteves.

Zegna, com arte de Samuel Bono e Omar Viñole. Como você reagiria a um empresário que, em pleno apocalipse zumbi, acha que um terno de marca é prioridade?

Templo possui arte de Alex Rodrigues. Morto boy e Doutor se encontram para realizar uma tarefa na comunidade cristã que está sitiada em um grande templo. Lá chegando se deparam com pessoas a beira de uma nova idade média teocrática, conspirações e disputas internas dos bispos por poder. Conseguirão eles realizar o trabalho e escapar com vida?

Como as tramas são muito curtas, penei para não dar spoilers. O primeiro São Paulo dos Mortos foi publicado em 2013, o segundo em 2014 e o terceiro em 2016; isso é sinal de carinho e respeito de Daniel Esteves com sua própria criação e seus leitores. Ele escreve quando tem algo relevante a contar, não para fazer salsichas mensais de tramas repetidas e redundantes. As histórias são fechadas, São Paulo dos Mortos 3 não exige a leitura dos anteriores. O formato externo é americano, mas o coração é brasileiro e no modo de fazer quadrinhos, o brasileiro se pauta nos franco-belgas, todas as histórias são planejadas para serem fechadas e relevantes. Mesmo quando há referências e os personagens estão no mesmo universo, as referências não se convertem em pré-requisitos para o entendimento, o leitor é respeitado. É perfeito para fãs de quadrinhos brasileiros de terror e leitores ocasionais.

Adquiri o pacote das 3 edições da série na campanha de São Paulo dos Mortos III no Catarse, não sei o preço no site da Zapata Edições. Além dos artistas mencionados acima, que desenharam as histórias, há os não mencionados que fizeram as ilustrações para as galerias internas das edições. Todas incríveis. Parabéns a todos, sobretudo ao editor sênior da Zapata Edições.

Boas leituras!

Rodrigo Rosas Campos

Mais sobre São Paulo dos Mortos 3 e o Troféu HQ Mix (http://www.universohq.com/noticias/divulgados-os-vencedores-do-29-trofeu-hq-mix/).

Resenha geral da série São Paulo dos Mortos (https://literakaos.wordpress.com/2017/04/25/resenhas-sao-paulo-dos-mortos-i-ii-e-iii-resenha-geral/) ou (http://juvenalvelhohippie.blogspot.com.br/2017/02/sao-paulo-dos-mortos-i-ii-e-iii-resenha.html).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s