[RESENHA#101] Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman

Postado em Atualizado em

Mitologia Nórdica Neil Gaiman.jpg
Título:
Mitologia Nórdica

Autor: Neil Gaiman
ISBN: 9788551001288
Ano: 2017
Páginas: 288
Editora: Intrínseca
Informações: Skoob / Goodreads
Compre aqui: Submarino / Saraiva / Cultura / Amazon

Sinopse: Neil Gaiman tem sido inspirado pela mitologia antiga na criação dos reinos fantásticos de sua ficção. Agora ele volta sua atenção para a fonte, apresentando uma versão bravura das grandes histórias do norte.

Na mitologia nórdica, Gaiman permanece fiel aos mitos ao prever o maior panteão dos deuses nórdicos: Odin, o mais alto dos altos, sábios, ousados ​​e astutos; Thor, filho de Odin, incrivelmente forte, mas não o mais sábio dos deuses; E Loki-filho de um irmão de sangue gigante para Odin e um malandro e insuperável manipulador.

Gaiman modela essas histórias primitivas em um arco romântico que começa com a gênese dos nove mundos lendários e mergulha nas façanhas de deidades, anões e gigantes. Uma vez, quando o martelo de Thor é roubado, Thor deve disfarçar-se como uma mulher – difícil com sua barba e enorme apetite – para roubá-lo de volta. Mais pungente é o conto em que o sangue de Kvasir – o mais sagaz dos deuses – se transforma em um hidromel que infunde bebedores com poesia. O trabalho culmina em Ragnarok, o crepúsculo dos deuses e o renascimento de um novo tempo e de pessoas.

Através da prosa hábil e espirituosa de Gaiman surgem esses deuses com suas naturezas ferozmente competitivas, sua susceptibilidade a ser enganados e enganar os outros e sua tendência a deixar a paixão inflamar suas ações, fazendo com que esses mitos há muito tempo respirem uma vida pungente novamente.


Começo essa resenha assumindo que comecei a leitura e abandonei….

É bem triste admitir isso, mas foi o que aconteceu.

Eu sempre fui muito fascinada por mitologia grega. Depois eu comecei a curtir mitologias num geral e é meio óbvio dizer isso, mas quando vi essa capa INCRÍVEL, com autoria de Neil Gaiman (autor que até o momento nunca tinha lido lada e estava suuuuper na modinha do momento) e falando sobre mitologia nórdica, eu não pensei duas vezes. Comprei o bendito.

Comecei a ler cheia de entusiasmo, até porque eu sempre quis ler algo de Gaiman; matando dois coelhos numa cajadada só, eu fiz um combo perfeito com autor e obra.

Vocês já leram algo voltado pra mitologia nórdica?! quero dizer, nomes de pessoas, lugares e tudo mais? É cada nome que só Jesus na causa! Yggdrasill, Utgardaloki, Skidbladnir? Sacaram só?! SI-NIS-TRO!

Era tanto nome estranho e tanto personagem numa porrada só no inicio do livro que eu não aguentei e abandonei. Fiquei confusa demais. pulei fora!

Aí vocês me perguntam: “Cade então a maldita da resenha??”

Eu fiz uma pausa, li uns livros de Serial Killers (Eu sei, sou bem estranha sim senhor!), fiquei feliz com a leitura e ao acabar eu peguei Mitologia nórdica de novo, por quê? Porque eu tenho toque! Sou estranha! Não sei abandonar leitura!

Aí voltei, peguei o embalo e agora posso dizer que, pra quem gosta de mitologia, Gaiman veio com tudo pra te proporcionar uma leitura maravilhosa!

O livro contem uma introdução falando sobre o fascínio do autor pela cultura e mitologia nórdica. Gaiman explica que tentou ao máximo manter os mitos o mais próximo possível do original. Ele conta sobre suas pesquisa para a finalização deste trabalho e o quanto foi feliz em recontar todos esses mitos na forma mais interessante possível para nós, leitores.

O livro é dividido em capítulos independentes que no final acabam se ligando de alguma maneira. Conhecemos sobre a história da criação do mundo, da origem dos deuses e dos humanos, da fonte de sabedoria de Odin, de como Thor é bem esquentadinho e como Loki é bem sacana e ao mesmo tempo, legal.

Saberemos algumas curiosidades, como por exemplo os nomes das semanas em inglês tem a ver com os deuses nórdicos, assim como também saberemos sobre o Ragnarok, o fim dos tempos.

Ao final temos um glossário com todas as palavrinhas difíceis que falei logo a cima, explicando cada uma delas.

É um livro que te faz conhecer um mundo extraordinário, com início, meio e fim. Cada capitulo com seu conto, dando atenção a alguns deuses ou personagens específicos, te introduzindo ao mundo deles de maneira agradabilíssima e nada cansativa.

Comecei a leitura com o pé esquerdo, mas graças aos deuses eu continuei! E não me arrependi!

Pra quem gosta de literatura mitológica, super recomendo!!! 

ana-souza-neo-000

11 comentários em “[RESENHA#101] Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman

    Morgana Brunner disse:
    5 de julho de 2017 às 08:39

    Oiii Ana tudo bem?
    Eu fiquei apaixonada pela sua resenha menina, com toda certeza eu adoraria realizar a leitura, ainda mais sendo de Neil, e com mitologia, adoraria ter a oportunidade de ler. Dica anotada.
    Beijinhos

    Curtir

    causoseprosas disse:
    5 de julho de 2017 às 10:54

    Adorei a sua resenha! Não é meu tipo de livro favorito, mas sua resenha me deixou bastante interessada. Vou anotar a dica e quem sabe futuramente eu não leia.

    Bjos

    Curtir

    Beta Oliveira disse:
    5 de julho de 2017 às 21:23

    Ao contrário de você, eu já tive um contato anterior com a mitologia nórdica e retomei há pouco tempo por motivo de “Tom Hiddleston me fez torcer para o Loki, então preciso me lembrar de quem ele é”. Este livro está entre os prioritários da minha lista e espero consegui-lo o quanto antes. Que bom que você persistiu e gostou da experiência mesmo com o susto com os nomes esquisitos e grandes hahaha Abraços!

    Curtir

    Leticia Golz disse:
    6 de julho de 2017 às 11:59

    Oi, Ana
    Também não gosto de abandonar leituras. Nem que eu demore para ler, vou até o fim. Mas para isso não acontecer com esse livro, já digo com sinceridade que não leria. Eu já não curto mitologia, ainda mais sabendo que fez você dar até uma pausa. Mas é um livro interessante para quem gosta do assunto.

    Livros, vamos devorá-los

    Curtir

    Ivi Campos disse:
    6 de julho de 2017 às 14:48

    Que coisa maravilhosa quando a gente dá uma segunda chance par ao livro e ele nos satisfaz. Não conhecia o livro e adorei a capa e a premissa. Quero ler. Acho a ideia do glossário ótima para quem não manja muito do assunto.

    Curtir

    Crislane B. disse:
    7 de julho de 2017 às 15:08

    Oi, Ana!
    A escrita do Neil é bem estranha, mas é o tipo estranha que eu curto. rsrs…
    Ainda não pude ler essa nova aventura dele, mas quero muito.
    Fico feliz que no final você acabou curtindo. Leia mais livros dele! ^^
    Beijão!
    Blog La Garota
    Blog As Meninas Que Leem Livros

    Curtir

    anastaciacabo disse:
    8 de julho de 2017 às 20:17

    Oie, tudo bem?! Esse é o efeito Neil Gaiman… Não é simples gostar, porque afinal a escrita dele é intensa e por vezes acontece isso que você mencionou, ele sai jogando personagem na nossa cara e não sabemos exatamente como daremos conta, mas ele sempre consegue nos encantar.
    Que om que você não abandonou e que no final ainda acabou gostando!
    Bjs

    Curtir

    Caroline Oliveira disse:
    10 de julho de 2017 às 22:42

    Oieee! Adorei você ter sido sincera e contado que chegou a abandonar o livro e que ótimo que voltou e leu ele inteiro 👏🏻👏🏻

    Confesso que conheço muito pouco da mitológia Nórdica (só conheço pela série Vikings ♥️ E os filmes do Thor) e também nunca li nada do autor exatamente por um ponto citado na sua resenha (modinha) eu também sou estranha e tenho sempre um pé atrás hahaha emfim que bom que você gostou do livro depois que deu uma segunda chance para ele!

    Beijos
    http://www.paraisoliterario.com

    Curtir

    Tony Ferr disse:
    11 de julho de 2017 às 11:55

    Olá!
    Nossa que problemão para conseguir ler o livro hahahaha
    Bem eu não leio livros desse gênero, mas filmes eu curto muito! Acho muito interessante essas histórias nórdicas e celtas e tal, e acredito que livros assim vai além do que é literatura eles unem história e literatura ficção que combinam perfeitamente. Que bom que você conseguiu ler livro no fim das contas.
    Abraços
    Dicas Literárias

    Curtir

    Gaby Marques disse:
    12 de julho de 2017 às 01:02

    Oiii Ana, tudo bem? Adorei sua resenha e conhecer melhor esse livro. Também não gosto de abandonar leituras, mas tem livros que só faltam me obrigar a isso hahahha. Eu fiquei bem curiosa quando vi esse lançamento, confesso que mais pelo autor que pela obra em si hahahah, mas não tive vontade de ler não, pois achei que fosse todo teórico. Agora vejo que ele deu uma romanceada e fiquei bem interessada. Dica anotada!!
    Beijos

    Curtir

    livrariaencantos disse:
    18 de julho de 2017 às 12:11

    Ola Ana ainda não li nada do autor acredita? Livros com muitas informação se não construída de uma forma leve, deixa a leitura cansativa, por isso acredito que irei conhecer a escrita do autor por outro livro. A capa é linda e chama muita atenção.beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    Curtir

Deixe um comentário

