[Resenha #95] Wild Cards – Livro 7

Postado em Atualizado em

Wildcards7

Desaconselhável para menores de 18 anos.

 Para os que não conhecem, Wild Cards é uma série de livros que conta a história de uma Terra paralela assolada pelo vírus alienígena Carta Selvagem.

Esse vírus pode: matar os infectados na hora (dama de espadas); transformá-los em monstros (os coringas) ou, em raríssimos casos, transformá-los em super-humanos sem efeitos colaterais (os Ases).

1988. Os eventos do livro 7 ocorrem simultaneamente aos do 6, mostrando a perspectiva de outros personagens. Enquanto alguns cuidavam da campanha do senador Hartmann em Atlanta, em Nova York, mais precisamente no Bairro dos Coringas, Crisálida era assassinada. O livro 7 conta os pontos de vista do vigilante arqueiro, Yeoman, e do detetive Ás, Popinjay, investigando quem matou Crisálida e qual era a informação que a levou a morte. O livro 7 é uma história de mistério que complementa o 6 com informações e perspectivas novas. Ao contrário do livro 6 que depende das leituras do 1, do 4 e do 5; o 7 só precisa que o leitor leia o primeiro e o quarto livros; sendo que tudo o que é importante do quarto está bem explicado no sétimo.

    Como já mencionado, o livro conta a história de Popinjay e Yeoman investigando a morte de Crisálida. Mas quem é Crisálida? Crisálida é uma coringa. Ao ser infectada pelo Carta Selvagem, sua pele ficou invisível, ou seja, quem a via olhava uma massa muscular, veias, parte de ossos, parte de órgãos andando como se não houvesse pele em volta. Esta mulher era dona da boate Crystal Palace no bairro dos coringas. Entretanto, sua principal fonte de renda e riqueza era a compra e venda de informações sobre todos os crimes de Nova York, dos mais rasteiros e banais até a corrupção mais grossa dos altos escalões do governo.

tmlivrosbr

    O segredo que a matou era tão perigoso que ela decidiu contratar Popinjay como guarda-costas. Mas o azarado detetive particular a encontra morta em seu escritório no que seria seu primeiro dia no novo emprego. Chegando lá, encontra uma carta do Ás de Espadas, cartão de visitas do sumido vigilante Yeoman, com quem ela já havia tido um caso.

    Yeoman vive calmamente em uma identidade falsa civil como paisagista em outra cidade, mas é incriminado pela morte de Crisálida e parte de sua vida pacata para investigar o caso depois de ver a notícia do crime no jornal matinal da TV. Além de vingar a morte de sua ex-amante, Yeoman quer limpar seu nome, mesmo que isso custe seu recente casamento com Ira, também vivendo em sua identidade civil depois de ter largado suas façanhas de Ás. O vigilante quer limpar seu nome, o detetive está convicto da culpa do vigilante, o encontro dos dois parece ser inevitável e explosivo.

    O livro 7 foi escrito por George R. R. Martin e John J. Miller, mas conta com personagens de todos os autores da série. Lembrando, que essa série de livros surgiu quando um grupo de RPG resolveu romancear suas aventuras e campanhas de super-heróis.

Aqui, preciso fazer uma observação: os livros 6 e 7 saíram juntos esse ano (2017). Como o 7 traz revelações em relação aos livros anteriores, é melhor ler na ordem numérica se o leitor não for adepto de spoilers. Há uma pequena divergência entre os tradutores, mas isso não chega a incomodar.

    A referência bibliográfica do livro 7 é:

    MARTIN, George R. R. (editor e coautor)/ MILLER, John J.  Wild Cards Livro 7: A Mão do Homem Morto.  Rio de Janeiro: Leya/Omelete, 2017.

    Wild Cards é uma série de livros consistente que nasceu de uma mesa de RPG, série essa escrita pelo grupo todo, inclusive pelo mestre George R. R. Martin!

    Boas leituras!

    Rodrigo Rosas Campos

P.S.: Já falei muito que a série Wild Cards surgiu numa mesa de RPG. Agora demonstrarei como ela pode voltar e para qualquer sistema (além do Super World, onde foi criada, e de suas duas adaptações oficiais licenciadas para GURPS e Mutants & Masterminds). Eis uma adaptação não oficial (e sem fins lucrativos) do senhor Bones para 3D&T:

    3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha -Ficha de Personagem
    Nome: Senhor Bones
    Pontos: 5
    Características:
    Força: 0
    Habilidade: 4
    Resistência: 1
    Armadura: 0
    Poder De Fogo: 0
    Pontos de Vida: 5
    Pontos de Magia: 5
    Pontos de Experiência:
    Vantagens: diagnose, primeiros socorros e psiquiatria (1 ponto); condução, cirurgia e natação (1 ponto); sentidos especiais (1 ponto) faro aguçado, audição aguçada e infravisão.
    Desvantagens: má fama (-1 ponto) coringa; monstruoso (-1 ponto) as antenas que captam os sentidos especiais; munição limitada (-1 ponto).
    Tipos de Dano:
    Força: esmagamento.
    Poder de Fogo:
    Magias Conhecidas: nenhuma.
    Dinheiro e Itens: equipamento médico.
    História: Wild Cards livro 7, páginas 249-255.

    3D&T é um sistema simples e versátil, o melhor!

    Em seguida outra versão não oficial (e sem fins lucrativos) do personagem, agora para o sistema Calisto 2.0, um sistema ágil, genérico e divertido:

    Ficha de Personagem de Calisto
    Nome: Senhor Bones
    Conceito: um coringa de Cartas Selvagens.
    Físico: 1 Vida: 4
    Mental: 4 Mana: 16
    Perícias:
    * percepção +4
    * cura +3
    * conhecimento (medicina) +2
    * vigor +1

    Calisto v. 2.0 é um sistema de RPG genérico, simples e rápido, criado por Tiago Junges, publicado pela editora Coisinha Verde, e que pode ser baixado gratuitamente (www.coisinhaverde.com ou http://www.coisinhaverde.com/calisto/).

    Ironicamente, nunca houve uma versão oficial de Cartas Selvagens para o sistema da editora Chaosium, editora do RPG Super World em que o universo de Cartas Selvagens foi criado, ao menos não que eu tenha achado.

Rodrigo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s