[Resenha#91] Mais Humor e Síntese nos Papéis Avulsos do Bruxo do Cosme Velho

Postado em Atualizado em

papeisavulsosRodrigo Rosas Campos

Hoje, escrevo sobre Papéis Avulso de Machado de Assis. Todos nós tivemos que ler, por livre e espontânea pressão, pelo menos um dos romances mais conhecidos de Machado de Assis; Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Helena ou Quincas Borba. O que nossos queridos professores de literatura fingiam ignorar é que Machado de Assis, vulgo, o bruxo do Cosme Velho, era um contista e cronista bem-humorado e que suas histórias curtas, seus contos e crônicas, eram infinitamente melhores, mais interessantes, universais e, por que não dizer, mais atuais que seus romances.

Pouca gente sabe, mas O Alienista, a obra sobre loucura mais famosa, atual e divertida de Machado de Assis, é um conto, ainda que em capítulos. Ele foi publicado pela primeira vez em livro no volume intitulado Papéis Avulsos, não de forma isolada como acontece hoje em dia na maioria das vezes.

Outros grandes destaques de Papéis Avulsos são: Teoria do Medalhão, lamentavelmente atual; O Espelho, um texto que mostra a vaidade de um homem o levando a loucura; A Chinela Turca; Na Arca; Verba Testamentária; Uma Visita de Alcebíades entre outros. Bom humor, risos culpados e ironia ácida são marcas constantes das histórias curtas de Machado de Assis neste e em outros livros.

Isto posto, depois que li este e outros livros de contos de Machado de Assis acabei relendo e gostando de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Quincas Borba.

A edição usada nessa resenha foi a da Saraiva de Bolso em parceria com a Nova Fronteira de 2011. Lembrando que, se a grana estiver curta, toda a obra de Machado de Assis pode ser baixada gratuitamente em Machado de Assis (http://machado.mec.gov.br). E eis um bom motivo pelo qual não falo sobre mais contos desse livro, vocês podem tirar suas próprias conclusões gratuitamente. Fazer as pazes com o bruxo do Cosme Velho não custa nada MESMO! Experimente de graça, compre o impresso de gostar muito!

Boas leituras e até breve!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s