[MATÉRIA] Histórias em Quadrinhos na Rede

Postado em Atualizado em

1. Quadrinhos Online

Atenção: estes sites disponibilizam quadrinhos totalmente online; não é preciso gravar os arquivos no HD para ler. Em todos eles, é melhor usar o Firefox.

Atari Age
https://atariage.com/comics/index.html
Comentários: site dedicado ao famoso videogame Atari. No endereço específico acima, o leitor encontra as cinco histórias do Esquadrão Atari (Atari Force) original, além de outros quadrinhos de jogos específicos do(s) antigo(s) console(s) de videogame(s) Atari. Sim, o Atari foi muito mais do que chegou até nós, brasileiros. Leitura online, o site não permite baixar. Em inglês.
Avaliação: *****

Caverna do Dragão: Verdadeiro Final de a Caverna do Dragão em Quadrinhos
http://complexogeek.com/2013/08/20/o-verdadeiro-final-de-a-caverna-do-dragao-em-quadrinhos/
Comentário: Requiem é o roteiro original com o verdadeiro final de Caverna do Dragão nunca filmado de Michael Reaves, traduzido e adaptado para uma história em quadrinhos digital gratuito por Reinaldo Rocha. Não é uma tradução e adaptação oficiais, por isso mesmo, é gratuita.
Avaliação: *****

Central de Mangás
http://centraldemangas.com.br/
Comentários: dá para ler online. Pesquisa interna inexistente, usar o Google como ferramenta auxiliar. Possui boa qualidade técnica.
Avaliação: ****

Comic Book Plus (+)
http://comicbookplus.com
Comentários: site que disponibiliza quadrinhos gratuitos – 100% domínio público. Os quadrinhos podem ser lidos na rede, sem necessidade de baixar. Ótima qualidade. Site em inglês:
“Welcome to the main page of our massive public domain comic book archive. True gems to download or read online. So many, it is impossible to read them all!
The majority of our books belong to what has been termed the Golden Age of Comics. This began primarily with newspaper reprints and then “went up, up and away” with the introduction of Superman. Styles changed, new genres superseded old and then a new era dawned, the Silver Age of Comics, of which we also have many examples.
For what was once a massive industry, the publishers and their successors often took little care of their work. Many of the comics were either not copyrighted correctly, or the copyright was not renewed. Through this oversight thousands of comic books lapsed into what is called the “Public Domain”, which means that there is now no legal owner. That is why we can bring you all of these FREE and LEGALLY!”
Avaliação: *****

The Comic Reading Library
http://comicreadinglibrary.blogspot.com.br
Comentários: dá para ler online pelo site. Tem muito de terror. Em inglês.
Avaliação: ****

Complexo Geek
http://complexogeek.com/
Comentários: além de ter a adaptação do verdadeiro final de Caverna do Dragão, este site contém vários outros quadrinhos digitais gratuitos online, sem a necessidade de baixar arquivo algum. Além de quadrinhos trata de vários assuntos da cultura geek, como games, filmes etc.
Avaliação: *****

Contos do Absurdo
http://www.contosdoabsurdo.com.br
Comentários: indicado pelo Universo HQ. Site nacional (e oficial) de terror com revista digital de quadrinhos, contos e pin ups. Leitura online, melhor usar o Firefox.
Avaliação: ***

The Digital Comics Museum
http://digitalcomicmuseum.com
Comentários: dá para ler pelo site. Para baixar tem que ser cadastrado. Todo o acervo deste site faz parte do domínio público norte-americano. Ampla variedade e sistema de busca interno excelente. Em inglês.
Avaliação: *****

Feira da Fruta
http://batimahq.blogspot.com.br
Comentários: indicado pelo Omelete. Vários artistas terminaram a adaptação da sátira Batima: Feira da Fruta para os quadrinhos.
Avaliação: ****

HQs On Line
http://quadrinhos.oi.com.br/hqs-online.html
Comentários: site de quadrinhos nacionais online. Tudo é grátis para leitura. Inclui Liz Vamp, produção de Zé do Caixão e sua filha Liz Marins. Qualidade técnica impecável, quadrinhos feitos para o formato digital. A qualidade das histórias é que deixa um pouco a desejar. A maioria é tentativa nacional de emular super-heróis norte-americanos.
Avaliação: *****

Humor Tadela
http://humortadela.bol.uol.com.br/
Comentário: indicação de amigo. Site nacional com tiras e animações de humor para todos os gostos, mesmo. Aqui, não há patrulha do politicamente correto, hipócrita.
Avaliação: *****

Internet Archive
http://archive.org/
Comentário: uma grande biblioteca digital com livros, quadrinhos, músicas etc. Tudo disponibilizado gratuitamente. Dá para ler online e baixar arquivos. Site e conteúdo em inglês. O leitor pode criar uma conta se desejar. Site campeão em acessibilidade, há um áudio para leitores deficientes visuais.
Avaliação: *****

Issuu
http://issuu.com/
Comentários: site que disponibiliza livros, quadrinhos, revistas online de graça. Site em inglês com material em português. Excelente busca interna. Detalhe, algumas edições são só para degustação, não são completas.
Avaliação: *****

Jambô: Mangás online
http://jamboeditora.com.br/mangas-online/
Comentários: mangás produzidos no Brasil especialmente para o formato online. Disponíveis gratuitamente para leitura. Destaco Sir Holland de Zambi.
Avaliação: *****

Kyle Baker
http://qualityjollity.com/Properties.html
Comentários: indicado pelo Omelete. Website do quadrinista Kyle Baker, que decidiu disponibilizar algumas de suas graphic novels (texto e arte) de graça. É possível ler: Why I Hate Saturn entre outras. Boa qualidade técnica. Em inglês.
Avaliação: *****

Laerte
http://www2.uol.com.br/laerte/
Comentário: site oficial de Laerte. Criador de Piratas do Tietê, Fagundes, o Puxa-saco, Gato e Gata entre outros. Cartunista de muito talento que dispensa apresentações.
Avaliação: *****

Malvados
http://www.malvados.com.br
Comentários: indicado pela polêmica. Tiras politicamente incorretas de André Dahmer, autor da tira polêmica na prova Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).
Avaliação: *****

New Yakult
new-yakult.blogspot.com
Comentários: leitura online, sem necessidade de baixar arquivos. Conteúdo bem digitalizado e colocado.
Avaliação: ***

One Hit Wonders
http://igortadeu.blogspot.com.br/
Comentários: quadrinhos nacionais de Igor Tadeu com sátiras ácidas. Destaque para a série O Diabo Só Faz Mal a Ele Mesmo. Iniciado em 2006, este blog foi indicado pelo Universo HQ.
Avaliação: ***

Outros Quadrinhos
http://outrosquadrinhos.com.br/
Comentários: Boa qualidade técnica na digitalização. Gratuito, autores estrangeiros. Uma nova proposta de divulgação de quadrinhos no país.
Avaliação: *****

Tiras do Omelete por João Montanaro
http://www.omelete.com.br/joao-montanaro-tiras
Comentários: coluna Tiras do Omelete por João Montanaro no site Omelete, quadrinhos online, bem divertidos. Não é atualizada desde 30/09/2013 com as Novas Missões do GTA V, mas vale a pena conferir.
Avaliação: ***

Pedro Leite, Ilustrações, quadrinhos e Rabiscos em Geral
http://www.pedroleite.com.br/
Comentários: indicado pelo site Quadrinhos Ácidos. O autor de Quadrinhos Ácidos apresenta seu portfólio completo.
Avaliação: *****

Portal Turma da Mônica
http://www.monica.com.br
Comentários: Site oficial da Turma da Mônica, da Maurício de Sousa Produções e da Maurício de Sousa Editora. Permite ler alguns conteúdos gratuitamente. Atualmente, a Mônica é coeditada por várias editoras simultaneamente, as revistas mensais são da Panini e os livros estão espalhados por várias editoras incluindo a L&PM e a própria Panini.
Avaliação: ***

Quadrinhos Ácidos
http://www.quadrinhosacidos.com.br
Comentários: indicado por Charges.com.br. Site nacional de Pedro Leite. Muito bem sacado, bem escrito e bem desenhado.
Avaliação: *****

2. Sites Oficiais de Profissionais de Quadrinhos

Como nem todo site de profissionais dos quadrinhos oferece leitura grátis de quadrinhos online, essa categoria foi criada. Aqui, artistas de quadrinhos compartilham bastidores do desenho, vendem artes originais ou simplesmente expõe obras e informações. Alguns não possuem sites oficiais, outros possuem sites oficiais capengas, logo, se não está aqui, ou é porque o organizador desta lista desconhece ou é porque o site é muito fraco mesmo e pode, eventualmente, decepcionar algum fã.

Alex Ross Art
http://www.alexrossart.com
Comentário: site oficial de Alex Ross, dispensa apresentações. Suas obras mais famosas são Marvels, Astro City, Reino do Amanhã, Projeto Super Powers, Justiça, Máscaras e Kirby Gênesis, todas publicadas no Brasil. Quem tiver dinheiro poderá, inclusive, comprar alguma arte original disponível. Os duros, como eu, se conformam em olhar.
Avaliação: *****

Cartoondelia
http://cartoondelia.blogspot.com.br/
Comentário: blog oficial do quadrinista e animador brasileiro Johandson Rezende. Além de material referente a obra Cartoondelia, neste blog, o leitor encontrará entrevistas, links e animações. Está desatualizado, mas é muito bem beito.
Avaliação: ***

Daniel HDR Arts
https://www.youtube.com/user/danielhdrart
Cometário: canal de Daniel HDR no You Tube. Veja um artista gráfico em ação desenhando e dando dicas de desenho e arte final. Aprenda vendo, de uma vez por todas, que o trabalho do arte-finalista é muito mais que passar por cima, seu sem-vergonha. Observação adicional: o site que concentra todas as atividades de Daniel HDR na internet é o Daniel HDR (http://www.danielhdr.com.br).
Avaliação: *****

3. Sites Sobre Quadrinhos

Se o leitor achar que faltam referências de sites oficiais, como o dos Smurfs, por exemplo, é porque alguns sites oficiais são decepcionantes. Como o leitor poderá constatar comparando o verbete em inglês dos Smurfs na Wikipedia e o site oficial dos personagens.
Outro exemplo de site oficial com informações pífias é o da turma da Mônica. A Wikipedia parece saber mais sobre a turma do Limoeiro que o portal dedicado da turminha mais querida do Brasil.
Tanto para os Smurfs como para a turma da Mônica, tal situação é imperdoável, tendo em vista a tradição desses personagens no mundo todo.
Também por conta dos sites colaborativos wiki, muitas editoras nem se dão ao trabalho de montar sites informativos sobre seus personagens. Mas são geralmente as norte americanas mais comerciais como DC, Marvel, Dynamite e IDW.
A Dynamite usa textos da Wikipedia e do Wikia. Justiça seja feita, eles não escondem isso de ninguém.

ArgCast
http://www.cursodequadrinhos.com.br/podcasts
Comentários: indicado pelo Universo HQ. É como um programa de rádio sobre HQs, RPGs e cultura POP em geral. Eles são profissionais de quadrinhos falando sobre quadrinhos, são bem divertidos, bem gozados mesmo. Destaque para os programas dedicados ao Batman, Esquadrão Atari, HellBoy, Homem-Aranha, a série Eu Gosto Dessa Merda, Camelot 3000 e as Gostosas das HQs.
Avaliação: *****

Blog dos Quadrinhos
http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br
Comentários: é muito básico, mas tem mérito pelo conteúdo e a forma direta de abordá-lo.
Avaliação: *

Collectors Society
http://boards.collectors-society.com
Comentários: Site, em inglês, de colecionadores em geral, incluindo quadrinhos. Dá para ler umas poucas edições de quadrinhos online, umas totalmente, outras parcialmente, não dá para baixar nenhuma e, na maioria dos casos, só mostram as capas das edições. Os cadastrados negociam suas coleções (quadrinhos, moedas etc.). A pesquisa interna é muito ruim. Para pesquisas específicas, você terá que usar o Google (www.google.com) como auxiliar.
Avaliação: *

Comic Vine
http://www.comicvine.com/
Comentário: uma enciclopédia colaborativa sobre quadrinhos, em inglês. É muito completa, mas é melhor usar o Google para buscar informações, o sistema de busca interno deixa a desejar.
Avaliação: ****

Dínamo
http://www.dinamo.art.br/
Comentário: Muito além do ArgCast.
Avaliação: *****

The Free Universe
http://free-universe.myartsonline.com/
http://free-universe.myartsonline.com/literature.html
http://free-universe.myartsonline.com/characters.html
Comentário: site em inglês. Aqui, o leitor encontrará uma lista de informações sobre obras e personagens, super-heróis inclusive, que estão em domínio público e podem ser usados livremente por qualquer pessoa (física ou jurídica). Tomando o cuidado para a lei norte-americana de direitos autorais que diferencia história, personagem, nome e marca, ao ponto do Daredevil original não poder ser publicado com o próprio nome por conta do famoso homônimo de Stan Lee na Marvel. Ainda o usando como exemplo, hoje ele é usado por vários autores e editoras que precisam mudar o nome dele, mantendo todas as demais características.
Avaliação: ***

Grand Comics Database
http://www.comics.org/
Comentário: indicado pela Wikipedia. É o equivalente norte-americano do Guia dos Quadrinhos, sendo que abarca publicações de séries norte-americanas e de todos os países do mundo, incluindo o Brasil; pode-se encontrar a turma da Mônica lá. Enorme banco de dados. Só não possui fichas de personagens. Vale a pena explorar esse site, fuçar mesmo. Em inglês.
Avaliação: *****

Guia dos Quadrinhos
http://www.guiadosquadrinhos.com
guia@guiadosquadrinhos.com
ediogo@guiadosquadrinhos.com
webmaster@guiadosquadrinhos.com
Comentário: banco de dados sobre quadrinhos publicados no Brasil. Capas, personagens, editoras, monografias (material teórico), artistas. Conta com a colaboração dos internautas.
Avaliação: *****

Herocopia.com
http://www.herocopia.com
Comentário: um site de fã, muito bem feito, sancionado pelos criadores da série e oficial. Este é o site oficial de Astro City. Tem absolutamente tudo sobre a série, parte da perspectiva dos cidadãos de Astro City, parte da de seus criadores, ou seja, as vezes ele simula uma enciclopédia de heróis do universo de Astro City, em outras entrega o que só os leitores deveriam saber, sim, cuidado com spoilers: há fichas de heróis, vilões, grupos e times, o mapa da cidade, links para os sites dos autores etc. O site tem um caráter hibrido, é oficial e fac-símile; exemplo, os cidadãos comuns de Astro City não devem (ou não deveriam) ter acesso as informações sobre os expectadores, sideliners, mas nós, leitores, temos. O mesmo vale para algumas (muitas) identidades secretas (são secretas a menos que tenham sido descobertas por um ou outro motivo). Algumas informações requerem o registro do fã no site. Site em inglês. O site é muito bem feito, simula a Wikipédia, tem bastante informação etc.
Avaliação: ***

HQ Maniacs
http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp
Comentário: a editora HQManiacs (HQM) edita e tem um site de crítica de quadrinhos.
Avaliação: *****

The Mirage Group
http://www.miragelicensing.com/comics/mirage/volume01/mirage.html
Cometário: Tudo sobre a série original das Tartarugas Ninja Adolescentes Mutantes. Com vários links complementares. O volume 1 – a série original – vai da numeração 1 até 62 além dos especiais, no período de 1984 até 1993 pelos criadores Kevin Eastman e Peter Laird. Não por acaso, Mirage é, ao mesmo tempo, o estúdio e a produtora deles.
Os links para as demais séries estão em http://www.miragelicensing.com/html/comics.html, sendo que cada nova série (volume) recomeça do número 1 com equipes criativas diferentes. Curiosidade: o volume dois foi feito pelos assistentes dos criadores originais.
Outros destaques: Planet Racers, série de corrida interplanetária de Peter Laird (cocriador das Tartarugas) e Jim Lawson (em http://www.miragelicensing.com/paypal/zeromayo.html).
Série da Archie Comics – “TMNT Adventures” que adaptou para os quadrinhos a primeira série de desenhos da TV (em http://www.miragelicensing.com/paypal/archie.html).
O site peca na apresentação e na falta de intuitividade na hora da consulta, mas é possível comparar as diversas versões dos personagens. Os originais possuem sinopses detalhadas edição por edição. As Tartarugas Ninja também foram publicadas pela Image e várias outras editoras. Site em inglês.
Cheguei a este endereço graças a colaboração da Devir, editora nacional que trouxe o primeiro volume das Tartarugas Ninja originais em português. Muito obrigado.
Avaliação: ***

Newsarama.com
http://www.newsarama.com
Comentário: site sobre quadrinhos, enfoque em super-heróis, ou seja, limitado. Em inglês.
Avaliação: *

Plano Infalível
https://www.youtube.com/channel/UCTpbQTjiZM__VFVuD03WZMA
http://planoinfalivel.com/
Comentário: indicado pelo Universo HQ. Em suas versões, canal do You Tube de Isabelle Felix e site. Ela comenta, com uma pesquisa minuciosa, histórias marcantes dos quadrinhos. Seus colaboradores do site também produzem ótimos textos, vale muito a pena conferir.
Avaliação: *****

Quadrimcast
http://www.quadrimcast.com.br
Comentário: indicado pelo Argcast, é outro podcast de quadrinhos. Seus participantes e os do Arg Cast trocam figurinhas o tempo todo. Melhores programas: Asterix, Quadrinhos Eróticos e Quadrinhos de Terror. Além do podcast em si, há colunas interessantes, fanfics e muito material escrito.
Avaliação: *****

Rika Comic Shop
http://www.rika.com.br/
Comentários: Não basta vender, tem que entender do produto. O site da loja Rica possui um amplo banco de dados sobre quadrinhos, botão “Mundo das HQs”. Recomendado pelo Universo HQ.
Avaliação: *****

Universo HQ
http://www.universohq.com
Comentários: é bem acabado, fácil de navegar. Os responsáveis avaliam as edições, história por história. E, por Tutatis, eles são responsáveis pelo podcast Confins do Universo.
Avaliação: *****

Wikia – Public Domain Super Heroes
http://pdsh.wikia.com/wiki/Public_Domain_Super_Heroes
Comentário: Wikia é um banco de dados com a mesma filosofia da Wikipédia, porém mais voltado para cultura pop e segmentados nesse sentido. No endereço acima, o leitor encontrará muitos, mais muitos mesmo, super-heróis que caíram no domínio público.

Wikipedia
http://www.wikipedia.org
Comentário: na Wikipédia ninguém precisa apresentar credencias profissionais para postar informações, mas o que lá está sobre cultura pop, quadrinhos, música, cinema etc., costuma ser confiável.
Em todo caso, é sempre um bom ponto de partida, embora não substitua livros reais sobre qualquer assunto, incluindo quadrinhos.
Como é um site internacional, o internauta deve estar atento aos vários modos como os quadrinhos são chamados pelo mundo: quadrinhos ou gibis no Brasil, banda desenhada em Portugal, comics nos EUA, mangás no Japão etc; interessante notar que as diferentes nomenclaturas marcam o estilo de traço de cada país.
Triste é ter que admitir que essa fonte informal de dados está mais atualizada e correta que muitos sites oficias sobre quadrinhos.
Avaliação: ***

Wild Cards: The Online Guide To George R. R. Martin`s Wild Cards Series
http://www.wildcardsonline.com
Comentário: Site oficial dos Wild Cards. Nele você pode encontrar todas as editoras que publicaram e publicam a série de super-heróis para adultos, Wild Cards, em livros, quadrinhos e RPGs. Tem absolutamente tudo sobre a série: fichas de personagens; biografias e bibliografias dos autores; links para os sites dos autores; bastidores; etc. Esse é um exemplo de como se montar um site oficial. Site em inglês.
Avaliação: *****

Observações Finais

Inicialmente a ferramenta de busca usada foi o Google (www.google.com), com o tempo, os sites inicialmente achados e catalogados começaram a indicar outros sites.

Esta lista não é atualizada automaticamente. Alguns sites podem estar fora do ar por vários motivos.

Sites de editoras de quadrinhos, bem como sobre personagens específicos podem ser achados facilmente no Google.

Rodrigo Rosas Campos
Ferramenta de buscas iniciais: http://www.google.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s