[MATÉRIA] RPGs online

Postado em Atualizado em

Não, essa lista não é de jogos de computador etc. baseados em RPGs, como Diablo, e cia., nem de MMORPGs, como o WoW. LoL etc. Esta lista é de RPGs de mesa, que você usa um livro, fichas, dados, imaginação, interpretação, amigos presentes de verdade e, eventualmente, miniaturas e tabuleiros para jogar.

Para os que já conhecem ou ouviram falar de RPG, uma observação importante: nesta lista, só constam sistemas de RPGs disponíveis para download gratuito, inteiramente ou em parte. Ninguém precisa do Google para se informar sobre os sistemas 100% pagos como GURPS, Vampiro etc.

Outra coisa que devemos lembrar é que os modelos de personagens para os que tem dificuldades com desenho podem ser achados e baixados sem problemas numa pesquisa do Google imagens. Até mesmo as editoras de sistemas como o GURPS permitem o uso delas para fins não comerciais. Use o bom senso.

Alguns sistemas podem ser usados para a criação de qualquer cenário de jogo com qualquer tema, são genéricos, outros já trazem seus próprios cenários e temáticas, são específicos. Preste atenção as indicações dos comentários, os de temática específica estão bem sinalizados.

Todos os sites aqui listados são oficiais.

1. RPGs na Rede

3D&T
Autor: Marcelo Cassaro.
Editado por: Jambô.
Observação: é gratuito e aberto. O manual básico em versão *.PDF e alguns suplementos e fichas podem ser baixados gratuitamente. Para baixar o manual básico, o leitor precisa fazer um cadastro na loja da Jambô, agora chamada Nerdz.
Ser um sistema gratuito e aberto significa que a licença mecânica de 3D&T é aberta. É possível publicar qualquer material usando as regras (mas não personagens ou ilustrações) de 3D&T, apenas citando o autor (Marcelo Cassaro) e a detentora dos direitos de publicação (a Jambô Editora), com o site da editora e o link para a página de 3D&T (http://jamboeditora.com.br/categoria/3det/).
De todos os sistemas apresentados aqui é o melhor por ser o mais simples e abrangente ao mesmo tempo.
Os cenários oficiais para 3D&T são Tormenta, recentemente revisado e republicado para o 3D&T no livro Tormenta Alpha; Mega City (super-heróis etc.) e Brigada Ligeira Estelar (naves espaciais e robôs gigantes).
Sites: http://jamboeditora.com.br/categoria/3det/
http://jamboeditora.com.br/extras/downloads/
Contato no site da Jambô: http://jamboeditora.com.br, link contato.

Ainda Vivos
Autor: Tiago Junges
Editado por: Coisinha Verde
Observação: Ainda Vivos é desaconselhável para menores de 18 anos. Traz uma mecânica específica para a temática e cenário de apocalipse nuclear. Neste RPG, os jogadores que entrarem no clima começarão a brigar entre si. O inimigo maior é a escassez de recursos e a falta de perspectiva diante de um ambiente contaminado e estéril. O mais provável é que todos os jogadores morram antes do fim do primeiro ano fora do abrigo. Pode ser baixado gratuitamente. Repetindo, desaconselhável para menores de 18 anos.
Sites: http://www.coisinhaverde.com
http://coisinhaverde.com/jogos/ainda-vivos/
e-mail: contato@coisinhaverde.com

Basic Roleplaying Quik-Start Edition
Autores: Jason Durall and friends
Editado por: Chaosium, Inc.
Observação: Basic Roleplaying é um sistema básico e genérico que serve de base para todos os jogos, sistemas e cenários específicos da editora Chaosium, Inc., ou seja, todos os jogos e sistemas mais específicos da editora são variações dessa base de regras.
Como todo quik-start, esta edição é simplificada e pode ser baixada gratuitamente. A edição completa é paga, assim como os jogos, sistemas e cenários mais específicos da editora. Dentre os jogos prontos e pagos derivados desse sistema, destaque para Superworld (super-heróis).
Não sei o quanto os autores da editora mudam a cada cenário ou jogo mais específico, mas o Basic Roleplaying exige rolamento de dados para determinar os atributos básicos do personagem jogador, como força, inteligência etc. É claro que o Mestre e o grupo sempre podem usar a regra de ouro para mudar isso, mas esse tipo de mecânica é perfeito em cenários aonde os personagens contam com a sorte na determinação de suas capacidades.
Para a maioria dos cenários, entretanto, esse tipo de regra é desestimulante. Isso é um ponto fraco para um sistema que se pretende genérico.
Foi criado antes do famoso GURPS. Disponível somente em inglês. Não é de licença aberta.
Site: http://www.chaosium.com
e-mail: contato a partir do site.

Calisto v. 2.0
Autor: Tiago Junges
Editado por: Coisinha Verde
Observação: pode ser baixado gratuitamente. Pode ser usado para a criação de qualquer cenário. A licença mecânica do sistema Calisto v.2.0 é aberta, ou seja, qualquer material pode ser publicado usando as regras (mas não personagens e ilustrações) de Calisto v.2.0.
Sites: http://www.coisinhaverde.com
http://www.coisinhaverde.com/calisto/
e-mail: contato@coisinhaverde.com

Call of Cthulhu Quick-Start Rules (7th Edition)
Autores: Sandy Petersen, Mike Mason, Paul Fricker e Lynn Willis
Editado por: Chaosium, Inc.
Observação: sistema específico que traz o universo de H. P. Lovecraft, baseado no sistema básico da editora Chaosium, Inc. Como todo quick-start, é uma versão resumida. A edição completa é paga. Somente em inglês. Não é necessário o Basic Roleplaying para jogá-lo, pois tudo o que os autores usam dessa base já está em todos os produtos da Chausium, Inc. Ao contrário dos editores e criadores de GURPS, que exigem o modulo básico para tudo, a Chaosium, Inc. não pratica venda vinculada, respeitando, de verdade, os jogadores. Somente em inglês.
Site: http://www.chaosium.com
e-mail: contato a partir do site.

Cubo Mortal
Autor: Tiago Junges
Editado por: Coisinha Verde
Observação: RPG de terror, cenário e temática específicos, de Tiago Junges, autor do sistema Calisto 2.0. Pode ser baixado gratuitamente.
Sites: http://www.coisinhaverde.com
http://www.coisinhaverde.com/cubomortal/
e-mail: contato@coisinhaverde.com

d20 System – AVISO: por algum motivo, até o fechamento desta edição, os arquivos do d20 no site estão indisponíveis para baixar.
Autores: originalmente desenvolvido por Gary Gygax and Dave Arneson, criadores do D&D original que evoluiu para AD&D, que evoluiu e voltou a se chamar apenas D&D e cujo sistema de regras se tornou aberto, o d20 System.
Editado por: Wizards of the Coast
Observação: é o sistema de D&D que virou licença aberta em 2000 e pode ser usado para desenvolver qualquer cenário.
A boa notícia é que o sistema é aberto. Mas o que significa isso? Significa que o leitor pode desenvolver e comercializar seu cenário utilizando o sistema d20 sem pagar nada a ninguém, desde que respeite as regras da licença estabelecidas pela Wizards of the Coast.
Para se ter uma ideia da liberdade que esse sistema oferece, Mutantes e Malfeitores utiliza o sistema d20 e é de uma editora concorrente da Wizards of the Coast nos EUA. Aqui, no Brasil, Tormenta RPG utiliza o sistema d20.
As más notícias são: só está em inglês; cada capítulo está em um arquivo *.rtf diferente; mesmo a versão “all in one” (tudo em um) é um arquivo *.zip contendo todos os diferentes arquivos *.rtf já citados. Se o leitor conseguir comprar um livro com as regras do d20 sai mais barato do que imprimir. Quem não têm um bom domínio de inglês terá um pouco de dificuldade.
De todos os sistemas mostrados aqui é o mais conhecido e o que têm mais referências na Internet, afinal trata-se do sistema evoluído do primeiro RPG de todos os tempos, o D&D.
Site: http://www.wizards.com/d20
Contato: o link “Contact Us” no canto esquerdo da tela.

Daemon: Módulo Básico do Sistema Daemon
Autor: Marcelo Del Debbio (com o pseudônimo de Erasmus)
Editado por: Daemon
Observação: o módulo básico e alguns muitos suplementos feitos por fãs podem ser baixados gratuitamente. O nome do sistema é o nome da editora e todos os RPGs da Daemon seguem o mesmo sistema. É muito material e para todos os gostos. É a editora que publica Arkanun, RPG 100% nacional escrito por Marcelo Del Deddio e que trouxe o sistema Daemon original, antes chamado de sistema do Arkanun.
Há uma versão do cenário de Tormenta para esse sistema.
Site: http://www.daemon.com.br/home/index.php/netbooks/
Para conhecer os produtos pagos da Daemon; http://www.daemon.com.br
Contato: daemon@daemon.com.br

Dogs
Autor: Tiago Junges
Editado por: Coisinha Verde
Observação: RPG de cenário e temática específicos, gangsters, de Tiago Junges, autor do sistema Calisto 2.0. Pode ser baixado gratuitamente.
Sites: http://www.coisinhaverde.com
http://www.coisinhaverde.com/dogs/
e-mail: contato@coisinhaverde.com

Eleições Galáticas do Espaço
Autor: Tiago Junges
Editado por: Coisinha Verde
Observação: RPG de cenário e temática específicos, eleições no espaço. Com uma pegada satírica, bem no estilo do Guia do Mochileiro das Galáxias misturado à política brasileira. A peculiaridade desse RPG é que ele deve ser jogado virtualmente, online, via e-mail ou redes sociais. O manual explica como e o leitor pode buscar, ou fundar, um grupo de jogo ativo na rede, uma verdadeira mesa virtual. Cada grupo deve ter de 3 a 6 jogadores candidatos mais o Cara do TSE, Tribunal Spacial Eleitoral. Cada candidato pode chamar de 1 até 4 jogadores apoiadores. Há planetas e raças prontas, mas se o Cara do TSE e os candidatos e seus apoiadores desejarem, podem criar tudo do zero ou misturar o cenário existente com criações próprias. Minha dica: para que se evitem brigas futuras, é aconselhável que todos os envolvidos leiam as regras completamente, afinal, o manual pode ser baixado gratuitamente.
Sites: http://www.coisinhaverde.com
http://www.coisinhaverde.com/ege
e-mail: contato@coisinhaverde.com

Jogo dos Espíritos
Autor: Tiago Junges
Editado por: Coisinha Verde
Observação: RPG de cenário e temática específicos, terror, de Tiago Junges, autor do sistema Calisto 2.0. Pode ser baixado gratuitamente. Desaconselhável para menores de 18 anos.
Sites: http://www.coisinhaverde.com
http://www.coisinhaverde.com/jogodosespiritos/
e-mail: contato@coisinhaverde.com

LilOps
Autores: Leonardo Antônio de Andrade e Rogério de Mello Godoy.
Editado por: Comic Store Comércio Ltda.
Observação: LilOps é um sistema de RPG predominantemente interpretativo, voltado para crianças e que dá muita liberdade aos jogadores. Pode ser baixado gratuitamente e usado para a criação de qualquer cenário.
Sites: http://www.RPGOPERA.tk
http://www.RPGEduc.com

Malditos Goblins
Autor: Tiago Junges
Editado por: Coisinha Verde
Observação: a versão original do sistema pode ser baixada gratuitamente. Possui temática e cenários específicos, malditos goblins num mundo (ou tempo) medieval. Todos os personagens jogadores são goblins e todos são criados aleatoriamente, uma proposta bem divertida.
O jogo é satírico e o objetivo de seu goblin é viver o máximo de tempo fazendo as coisas mais absurdas e perigosas possíveis. A versão Advanced Malditos Goblins e o card game são pagos.
Além do RPG e do card game, há um jogo de tabuleiro baseado nesse mesmo cenário que pode ser baixado gratuitamente, o Quem é o Rei. Como um goblin verde é a Coisinha Verde que nomeia a editora, uma observação complementar será feita aqui: a editora Coisinha Verde possui outros jogos, além dos RPGs, que podem ser baixados gratuitamente, com destaque para a Guerra dos Trocos, Parque de Dinossauros e Queimem as Bruxas. É um site que vale a conferida periódica.
Sites: http://www.coisinhaverde.com
http://www.coisinhaverde.com/malditosgoblins/
e-mail: contato@coisinhaverde.com

Mighty Blade – Edição Online – Manual Básico – 2ª Edição – V. 2.5
Autor: Tiago Junges
Editado por: Coisinha Verde
Observação: é um RPG de temática medieval, espada, magia e fantasia. A versão 2.5 online básica do sistema pode ser baixada gratuitamente. Há a versão impressa paga e muito material de suporte gratuito online.
Site: http://www.coisinhaverde.com
http://www.mightyblade.com
e-mail: contato@coisinhaverde.com

Opera
Autores: Leonardo Antônio de Andrade e Rogério de Mello Godoy.
Editado por: Comic Store Comércio Ltda.
Observação: parte do Opera (a versão shareware) do módulo básico e um fastplay (Opereta) podem ser baixados gratuitamente. Pode ser usado para a criação de qualquer tipo de cenário.
Sites: http://www.RPGOPERA.tk
http://www.RPGEduc.com

2. Sobre RPG

ArgCast
http://www.cursodequadrinhos.com.br/podcasts
Comentários: é como um programa de rádio sobre HQs, RPGs e cultura pop e nerd em geral. São bem divertidos, bem gozados mesmo. Muito do que consta aqui foi indicado por eles.

Coisinha Vlog
https://www.youtube.com/channel/UCh8QKkzXSKmXh28zWQdWMag
Comentário: canal da editora Coisinha Verde no You Tube.

Rede RPG
http://www.rederpg.com.br/
Cometários: reportagens atuais e materiais gratuitos para jogar.

3. Observações Finais

Lojas que vendem quadrinhos também vendem RPGs e card games.

Algumas editoras de quadrinhos também publicam RPGs.

Não faço uma lista de editoras de RPG pois o enfoque dessa lista são os sistemas gratuitos, abertos ou não. Todos os listados aqui, também têm versões pagas.

Fique de olho periodicamente nos sites indicados aqui. Todos eles sempre apresentam novidades quando menos esperamos.

Pesquisa: Rodrigo Rosas Campos
Ferramenta de Busca Inicial: http://www.google.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s