[MATERIA] Livros & Carnaval

Postado em Atualizado em

carnaval-2017Olá Pessoal!!

Aproveitando a época do ano em que estamos, hoje venho com dicas super legais sobre livros que têm suas estórias envolvidas com Carnaval. Sei que muita gente não gosta da agitação desse feriado, mas não podemos discordar que esta festividade está enraizada em nossa cultura. Vamos desfilar com nossas fantasias nas estórias desses livros !? Aperta o play aqui para curtir as dicas no clima =) Vamos começar ?!

 

 


50680_ggTítulo: Orfeu da Conceição
Autor: Vinícius de Moraes
ISBN: 9788535923070
Ano: 2013
Páginas: 104
Editora: Companhia das Letras
Compre aqui: Livraria da Folha / Livraria CulturaAmazon

Sinopse: “Tragédia carioca”, Orfeu da Conceição transporta para um cenário tipicamente brasileiro o mito de Orfeu, filho de Apolo, uma das histórias mais emblemáticas da vasta mitologia grega. Imerso em sofrimento depois da morte da amada Eurídice, o músico vê-se incapaz de entoar suas canções, por os sons melodiosos e tristes de sua lira não o consolam da perda do grande amor. Desesperado, Orfeu decide Descer ao Hades (reino dos mortos) para trazer Eurídice de volta à terra. Ambientado em uma favela carioca, Orfeu da Conceição estreou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 1956, com enorme sucesso. Nada mais justo: com músicas de Tom Jobim — a peça inclusive inauguraria a fecunda parceria entre o poeta e o compositor —, cenários de Oscar Niemeyer e figurinos de Lila Bôscoli, o texto é ainda hoje um marco na releitura inteligente dos mitos gregos diante da realidade social, da mistura entre poesia e música popular, entre teatro e canção.


12615_gg

Título: O País do Carnaval
Autor: Jorge Amado
ISBN: 9788535917987
Ano: 2011
Páginas: 176
Editora: Companhia das Letras
Compre aqui: Submarino / Amazon

Sinopse: Romance de estreia, escrito quando Jorge Amado tinha dezoito anos, O país do Carnaval (1931) é, apesar do título irônico, mais sombrio e introspectivo que a maioria dos livros que fizeram dele o ficcionista mais popular da literatura brasileira. A narrativa começa no navio que traz de volta ao Brasil o jovem filho de fazendeiro Paulo Rigger, depois de sete anos em Paris, onde cursara direito e absorvera comportamentos e ideias modernas. Nos primeiros dias que passa no Rio de Janeiro, Rigger tenta compreender um país onde já não se sente em casa, um país que tenta timidamente superar seu atraso oligárquico e ingressar na era industrial e urbana. De volta a Salvador, ele participa de um grupo de poetas fracassados e jornalistas corruptos que giram em torno do cético Pedro Ticiano, cronista veterano. Todos se sentem insatisfeitos e buscam um sentido para a existência: no amor, no dinheiro, na política, na vida burguesa ou na religião. Nesse romance de geração, as dúvidas e angústias dos personagens espelham a situação do país, que naquele momento passava pela Revolução de 30 e procurava redefinir seus rumos, tudo em meio ao carnaval.


11551_gg

Título: Carnaval no Fogo
Autor: Ruy Castro
ISBN: 9788535903669
Ano: 2000
Páginas: 256
Editora: Companhia das Letras
Compre aqui: Amazon

Sinopse: Uma apaixonada crônica de Ruy Castro sobre o Rio de Janeiro. Carnaval no fogo retrata a cidade como um palco de perigos e prazeres -desde 1502, quando Américo Vespúcio lhe deu o nome que a consagrou internacionalmente. O autor faz um misto de narrativa, ensaio, história e conversa fiada sobre uma cidade com excitante vocação para o épico – e uma vocação ainda maior para transformar o épico em samba. 


antes-do-baile-verde-42

Título: Antes do Baile Verde
Autor: Lygia Fagundes Telles
ISBN: 9788535914313
Ano: 2009
Páginas: 208
Editora: Companhia das Letras
Compre aqui: Submarino / Saraiva

Sinopse: Reunião de narrativas escritas entre 1949 e 1969, Antes do baile verde é considerado por muitos críticos o livro de contos literariamente mais bem-sucedido de Lygia Fagundes Telles. As situações narradas são as mais diversas. Em “A caçada”, um homem fica a tal ponto intrigado com uma velha tapeçaria encontrada num antiquário que acaba por mergulhar na cena retratada na peça, como se tivesse participado dela numa outra vida ou numa outra dimensão. Já no macabro “Venha ver o Pôr-do-Sol”, um rapaz leva sua ex-namorada a um jazigo de família abandonado. Conflitos amorosos também são tema de “Apenas um Saxofone”, “Um Chá bem Forte e Três Xícaras”, “O Jardim Selvagem” e “As Pérolas”. Mas o enfoque é sempre diverso e surpreendente. Em “O Menino”, por exemplo, uma infidelidade conjugal é observada de modo oblíquo, pelos olhos de um garoto que vai ao cinema com a mãe. Mas o escopo humano e literário de Lygia não se restringe aos dramas de casais. “Natal na Barca” é uma pequena parábola, com final epifânico. “Meia-noite em Ponto em Xangai” é o balanço que uma prima-dona da ópera faz de sua vida solitária e vazia. Em “O moço do Saxofone” um motorista de caminhão hesita em ir para a cama com uma mulher casada numa pensão de beira de estrada. Em “A Janela”, um louco visita um bordel dizendo que é a casa onde seu filho morreu.
Com sua prosa segura e elegante, alternando com desenvoltura gêneros e vozes narrativas, a autora expõe aqui no mais alto grau sua capacidade de seduzir e emocionar o leitor.


 

este-mundo-e-um-pandeiroTítulo: Este Mundo é um Pandeiro 
Autor: Sérgio Augusto
ISBN: 9788571640610
Ano: 1989
Páginas: 280
Editora: Companhia das Letras
Compre aqui: Estante Virtual

Sinopse: Este livro não é apenas uma história das comédias cinematográficas carnavalescas produzidas no Rio, nos anos 40 e 50: é também uma crônica do ethos cultural brasileiro desde a aurora do Estado Novo até o crespúsculo do populismo desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek. Isto é: uma História do Brasil dos tempos do Cassino da Urca, do Teatro Recreio, do Gumex, da Panair, do Super-Flit, da PRK-30. E sobretudo do Oscarito, do Grande Otelo, da Carmen Miranda, do Zé Trindade, da Marlene, da Emilinha, do Anselmo Duarte, do José Lewgoy, da Zezé Macedo, do Carlos Machado e de outros gênios da raça.


Título: Carnaval 384397_302397079806992_100001101071720_831269_24500951_n 
Autor: Luiza Trigo
ISBN: 9788579801051
Ano: 2012
Páginas: 152
Editora: Rocco
Compre aqui: FNAC / Saraiva 

Sinopse: Gabi decide passar o carnaval com as primas no Recife: praias, música, amigos, sol, diversão… A receita ideal para Gabriela curar a dor de cotovelo depois de ver o ex-namorado beijando uma garota. Para falar a verdade, ela nem gostava mais dele, e era capaz de enumerar seus defeitos sem pestanejar; mas vê-lo assim aos beijos mexeu com o coração da menina. Decidida a esquecer o ex de uma vez, Gabi faz as malas e deixa o Rio para uma semana de muita curtição no Nordeste. Ela só não contava com a possibilidade de se apaixonar de verdade em pleno Carnaval! Carnaval conta a história de Gabi, Felipe, Pedro, Juju e Bel, e de um Carnaval inesquecível emoldurado pelas belezas de Pernambuco. Em meio a festas animadas, shows, esticadas até Porto de Galinhas e deliciosos mergulhos e banhos de piscina, Gabi acaba se envolvendo com Pedro, um garoto superfofo e gente boa. Mas quem vai mexer de verdade com o coração da menina é Felipe, pena que ele não esteja solteiro… Apesar das confusões à vista, a química entre Gabi e Felipe é mais forte, e os dois vivem um intenso amor de carnaval. Mas será que esse amor tem chances de sobreviver ao tempo e à distância, quando a quarta-feira de cinzas chegar, e com ela os últimos dias da viagem de Gabi? Carnaval é um romance juvenil com o qual qualquer adolescente vai se identificar.


043fc284-b5e3-4a86-8592-b6cdf1bf31edTítulo: Carnaval
Autor: João Gabriel de Lima
ISBN: 9788573027648
Ano: 2006
Páginas: 132
Editora: Objetiva
Compre aqui: Livraria da Folha

Sinopse: Pedro, um paulista cansado de sua monótona rotina como dono de locadora de DVDs, decide passar o carnaval no Rio atrás da amante, uma chef famosa. Ao caminhar pela cidade ensolarada, misturar-se aos blocos de uma Zona Sul em festa e descobrir os personagens de uma Lapa renascida, Pedro acaba encontrando também um novo roteiro para sua vida. A jornada carnavalesca de Pedro evoca a vertigem de ‘Depois de Horas’, filme de Martin Scorsese. Num estilo que remete à prosa de Borges, João Gabriel de Lima faz de Carnaval um romance sobre encontros, desencontros, mas, antes de tudo, sobre o poder mágico da criação. O leitor se vê convidado para um instigante jogo – afinal, o que é fruto da imaginação desse narrador viciado em filmes e o que é realidade?


Título: Almanaque do Car51xnkqq7wvl-_sx346_bo1204203200_naval
Autor: André Diniz
ISBN: 9788537800478
Ano: 2008
Páginas: 269
Editora: Zahar
Compre aqui: Amazon

Sinopse: Em Salvador a festa de rua nos dias de carnaval ganhou proporções gigantescas. No Recife, o Galo da Madrugada atrai mais de um milhão e meio de pessoas. No Rio de Janeiro, o desfile no Sambódromo é televisionado para mais de 180 países.
Neste Almanaque do carnaval, o historiador André Diniz conta como isso tudo começou, conduzindo o leitor em uma viagem no tempo, até chegar às grandes folias da atualidade. Além da história do carnaval, o leitor descobre a trajetória dos gêneros musicais identificados com a festa: o samba, a marchinha, o frevo e o axé.
O leitor vai se deparar com canções, compositores e intérpretes que marcaram época e com os que ganham destaque na atualidade. São pequenas biografias, casos curiosos e informações sobre o contexto político, social e cultural de cada período. E o autor aborda fenômenos de mercado como Ivete Sangalo e É o Tchan, rompendo as barreiras impostas pela crítica tradicional.
Há ainda mais de 120 imagens, indicações de livros e filmes e dicas de onde cair na folia em todo o Brasil.


o-livro-de-ouro-do-carnaval-brasileiro-ediouro

Título: O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro
Autor: Felipe Ferreira
Ano: 2005
Páginas: 424
Editora: Ediouro
Compre aqui: Estante Virtual

Sinopse: O livro de ouro do carnaval brasileiro, de autoria de Felipe Ferreira, aborda a festa carnavalesca do Brasil sob um enfoque moderno, relacionando as modificações por que passou o carnaval com os diversos momentos da história cultural do país. 
Obra de referência, o livro traça um perfil do carnaval brasileiro bastante diferente das obras publicadas até o momento. O texto procura fugir do perfil evolucionista através do qual a festa carnavalesca costuma ser abordada destacando as complexas interinfluências que organizam e reorganizam continuamente as brincadeiras carnavalescas no país.
O livro é dividido em seis grandes núcleos temáticos:
Era uma vez: Aborda a história do carnaval desde seu surgimento na Idade Média até sua fixação como festa popular no século 19 e discute as diferentes concepções sobre carnaval.
Entrudo: o carnaval antes do “Carnaval”: Fala sobre as festas que aconteciam dos dias de carnaval durante o período colonial brasileiro, chamadas genericamente de “entrudo”. Destaca as variadas formas que essas comemorações adotavam nas cidades brasileiras através dos anos diferenciando o “entrudo familiar” do “entrudo popular”
Bailes e passeios: Mostra a ascendência do carnaval europeu, principalmente o francês, na formação da folia brasileira. Ressalta a influência dos bailes mascarados e passeios de carruagens, importados de Paris no inicio do seculo 19, no surgimento das sociedades carnavalescas.
A batalha das ruas: Credita à população do Rio de Janeiro, que adere maciçamente ao novo carnaval, a transformação da festa sofisticada ao estilo francês na grande pândega nacional.
Uma festa nacional: Mostra o caminho percorrido pelo carnaval, no inicio do século XX, que em poucas décadas deixa de ser uma simples brincadeira popular para assumir o posto de grande expressão da nacionalidade. 
Brasil pandeiro e outros samba: Destaca a relação do carnaval com diversos interesses — políticos, econômicos, culturais — e sua progressiva oficialização, traduzida pela elevação do samba ao grande ritmo do país. 
Muitos carnavais: Fala sobre o surgimento dos diferentes “carnavais” no Brasil, com destaque para a formações das escolas de samba, no Rio de Janeiro, dos grupos de frevo, em Pernambuco e dos trios elétricos, na Bahia. 
Ao final, o livro propõe uma pequena cronologia do carnaval no Brasil e sugere algumas obras a serem lidas para quem quiser se aprofundar no tema.


car2721fundocar2721fundocar2721fundocar2721fundo

Bem, é isso pessoal! Espero que tenham gostado das dicas e que desfrutem da folia das letras durante todo o ano !! 

Beijos e ótimas leituras !!

http-signatures-mylivesignature-com-54494-324-3e0afc0e30bc05c945278542b11620b8

 

Anúncios

2 comentários em “[MATERIA] Livros & Carnaval

    Andressa Ledesma disse:
    4 de março de 2017 às 17:46

    Olá!
    Não sou muito de Carnaval, de sair pra bloco e tal, ou assistir desfile, mas acho tudo muito lindo!
    Nunca li um livro nessa temática, mas fiquei bem interessada em Carnaval, da Luiza Trigo. Achei a capa fofinha e a trama me interessou bastante.
    beijos
    http://www.apenasumvicio.com

    Curtido por 1 pessoa

    Kamila Villarreal disse:
    5 de março de 2017 às 13:09

    Olá!

    Só curto a parte do carnaval por causa do feriado hahaha mas adorei as dicas, que valem, claro, pra todo o ano, ainda mais porque parecem ser leituras bem tranquilas…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s