[MATÉRIA] A Torre Negra

Postado em Atualizado em

xw5m4h1y7gkj3opqsfia6z_d0tboekr9tz2lhcxlnrSegundo nossa incrível Wikipedia, A Torre Negra é uma série literária escrita pelo americano Stephen King. Misturando ficção científica, fantasia e terror numa narrativa que forma um verdadeiro mosaico da cultura popular contemporânea, o enredo segue um “pistoleiro” e sua busca em direção a uma torre, cuja natureza é tanto física quanto metafórica.

Considerada a magnum opus do escritor, levou trinta e três anos para ser concluída – de 1970 a 2003 – e em 2010 havia alcançado a marca de 30 milhões de exemplares vendidos. A saga é inspirada no universo imaginário de J.R.R. Tolkien, no poema épico do século XIX “Childe Roland à Torre Negra Chegou” escrito por Robert Browning, e repleta de referências à cultura pop, às Lendas Arturianas e ao faroeste.

 E é com essa introdução que eu quer convidar vocês, meu caro leitor, a conhecer um pouco mais sobre esse universo incrível, criado pelo Rei do Terror.

Sejam bem vindos a Torre Negra!


A Saga conta com 8 livros que são:

O Pistoleiro

o_pistoleiro__a_torre_negra_voli_1231101963b

O livro é iniciado com a fuga do homem de preto pelo deserto, com um pistoleiro em seu encalço. Roland Deschain é o ultimo dos pistoleiros de seu mundo, relativamente diferentes dos do nosso graças as práticas e costumes inspiradas em ordens cavaleiriças do mundo medieval com seus rígidos códigos de conduta e honra. Como seu objetivo temos a busca obstinada pela Torre Negra, dita como o eixo de todo o tempo e espaço. Acreditando que o mesmo possui indicações para seu destino, o pistoleiro persegue um mago chamado apenas de Homem de Preto, que atravessa o deserto na sua frente.


A Escolha dos Três

a_escolha_dos_tres__a_torre_negra_1228590145b

O Livro retoma a narrativa de onde O Pistoleiro terminou, com Roland caminhando pela orla em busca da Torre Negra após as revelações do homem de preto. Durante uma longa confabulação , é revelado a Roland nas cartas de um baralho de tarô aqueles que Roland deverá escolher para ajudá-lo em sua busca pela Torre Negra: O Prisioneiro, A Dama das Sombras e A Morte. Roland prossegue por seu caminho, e chega à praia, onde, entre ocasionais ataques de lagostrosidades (seres que se assemelham à forma de lagostas) ele encontra três portas que o levam do Mundo Médio para três épocas diferentes da Nova Iorque do nosso mundo


As Terras Devastadas

A_TORRE_NEGRA___AS_TERRAS_DEVASTADAS_1269899413B.jpg

A história começa meses na floresta depois após a escolha dos três na praia do mar Ocidental, a onde puxa para o Mundo Médio o viciado em heroína Eddie Dean, e Susannah, nova identidade da mulher que guardava em si duas personalidades distintas. Lá, se deparam e lutam com Shardik, um cyborg que tomara a forma de um gigantesco Urso.


Mago e Vidro

A_TORRE_NEGRA___MAGO_E_VIDRO_1266972265B.jpgMago e Vidro retoma a eletrizante narrativa interrompida em As Terras Devastadas. Depois de enfrentar a terrível ameaça do monotrilho Blaine, o último pistoleiro e seus seguidores desembarcam na cidade de Topeka, no Kansas, e retomam o caminho do Feixe de Luz que conduz à Torre Negra. Roland revela então aos companheiros a história de seu passado, e a trágica perda de seu grande amor de juventude, a bela Susan Delgado.
Prosseguindo em sua jornada, o ka-tet chega a um palácio de vidro verde onde encontra ninguém menos do que o antigo nêmesis de Roland: Marten Broadcloak, conhecido em alguns mundos como Randall Flagg, em outros como Richard Fannin, e em outros ainda como John Farson, o Homem Bom. E Roland e seus companheiros descobrem então uma pavorosa verdade sobre o passado do pistoleiro…


Lobos de Calla

lobos_de_calla_1229872562bDepois de sair de uma Topeka alternativa e escapar do mago Randall Flagg, o ka-tet de Roland chega à vila de Calla Bryn Sturgis, onde encontram o Padre Callahan, personagem conhecido de outra história de King – A Hora do Vampiro (Salem’s Lot, em inglês). O povo da cidade pede aos pistoleiros que o defenda da ameaça dos Lobos — cavaleiros mascarados que surgem uma vez a cada geração para roubar metade das crianças do local e devolvê-las semanas depois, física e mentalmente incapacitadas. Enquanto isso, na Nova York de 1977, a Corporação Sombra planeja atacar o terreno baldio onde floresce a Rosa, manifestação da Torre Negra no mundo atual.


Canção de Susannah

cancao_de_susannah_1229872752b

O ka-tet se divide: Roland e Eddie vão para o Maine, a fim de conversar com sai Stephen King, e esbarram em Calvin Tower e Aaron Deepneau. Acontecem conversas importantes sobre a continuação da história e o futuro do terreno baldio onde cresce a singular rosa. Enquanto isso, Jake, Oi e Père Callahan chegam a Nova York, à procura da Susannah e do Treze Preto.


A Torre Negra

a_torre_negra_1364614543b

O último livro começa exatamente onde o anterior, A Canção de Susannah, termina: com as portas que dão para vários mundos. O ka-tet de Roland finalmente encontra seu fim (e esse fim tem vários sentidos) em sua jornada rumo à Torre Negra que acaba adquirindo o significado de uma jornada interna.


O Vento Pela Fechadura

O_VENTO_PELA_FECHADURA_1369831102B.jpgEm “O vento pela fechadura”, Stephen King retorna ao Mundo Médio, cenário da “A Torre Negra”. O novo livro encaixa mais uma peça no vasto quebra- cabeças que cerca a saga, oferecendo lendas e histórias fantásticas de Gilead, ao mesmo tempo em que investiga o passado doloroso do pistoleiro Roland Deschain. No meio do caminho entre o Palácio Verde e Calla, o pistoleiro Roland Deschain e seu ka-tet — Jake, Susannah, Eddie e Oi, o trapalhão — são obrigados a acampar numa cidade fantasma. Caso contrário, seriam congelados com a chegada súbita e mortal de uma borrasca, tempestade única ao Mundo Médio. Para afastar o tédio da espera, Roland distrai o grupo com uma história de seu passado. Porém, no centro dessa lembrança, o jovem Roland, do passado, também narra uma fábula de sua infância, registrada em seu livro favorito: “O vento pela fechadura”. A lenda do menino Tim e suas aventuras em busca do mago Merlyn acabam revelando muitas verdades sobre Gilead, o Mundo Médio e o Pistoleiro.

Esse livro se encaixaria entre o 4 e o 5


Neste universo fantasioso de A Torre Negra, teremos a introdução de alguns termos, lugares, ações, histórias e personagens. Não tenho conhecimento algum, profundo, sobre a saga. Sei apenas o significado de ka-tet  por ser levemente introduzida ao termo no livro Insonia. Por isso busquei esse apanhado de informações no Wikipedia, no Skoob e no site da própria editora pra trazer para vocês.

Ainda não li livro algum da serie, mas, com a adaptação saindo do forno, acabei colocando O Pistoleiro na minha lista de livros da Maratona Literária 2017.

Para quem ainda não sabe,a adaptação de A Torre Negra está com data prevista de estreia para 27 de julho de 2017. Com direção de Nikolaj Arcel,  Idris Elba interpretando Roland Deschain e Matthew McConaughey como Homem de Preto.

00029399403300zz-ew1423_612x380-1

Em uma matéria do AdorocinemaKing avisa, em entrevista para a Entertainment Weekly, que a versão para os cinemas tomará algumas liberdades em relação ao seu texto no que se refere à estrutura da narrativa. “O filme meio que começa in medias res, no meio da história, ao invés de começar pelo começo, o que pode irritar um pouco alguns fãs. Mas eles vão apoiar isso, porque esta é a história“.

Se o King esta dizendo, quem sou eu pra dizer o contrário, não é mesmo?? 😀

Como informação bônus, existe uma teoria incrível sobre a ligação de vários livros de Stephen King com a série A Torre Negra. Para quem se interessar, dá uma espiada neste link e deleite-se! 😉

E é com essas informações que eu deixo vocês, avisando que muito em breve, trarei resenhas para vocês dessa série tão aclamada pelos fãns do Rei.

ana-souza-neo-000

 

Anúncios

9 comentários em “[MATÉRIA] A Torre Negra

    Priscila Soares disse:
    14 de março de 2017 às 23:51

    Olá! Ainda não li nenhum livro dessa série também, mas com o filme se aproximando, tenho lido cada vez mais coisas sobre ela que estão me deixando bem curiosa para ler. Como assim a história começa pelo meio no filme? :O Será que os fãs vão curtir isso? haha Vou esperar para saber…
    Beijos!

    Curtir

    Aline Furtado disse:
    15 de março de 2017 às 14:42

    Olá!
    Tenho os livros aqui, mas ainda não comecei a ler a série. Não sabia que seria lançado uma adaptação. Me interessei bastante. Queria poder ler os livros antes, mas com certeza não vai dar tempo, então provavelmente irei assistir antes de ler. Apesar de começar do meio, espero que decepcione os fãs.
    Beijos.

    Curtir

    Lilian Farias disse:
    18 de março de 2017 às 09:13

    Você acha a Wikipedia incrível?
    conheço a saga,mas, infelizmente, não tive o prazer de ler, quero tentar um projeto no próximo ano para ler o máximo de livros do autor.

    Curtir

    Jessica Christina disse:
    18 de março de 2017 às 09:25

    Oie, tudo bom?
    Que bacana! Nunca li nada dele apesar de ter um livro chamado O Cemitério que esta na minha lista a meses, rs. A série tem tudo pra ser magnífica!

    Curtir

    Aline Coelho Cury disse:
    18 de março de 2017 às 23:06

    Por enquanto só li Carrie, A Estranha do King e pretendo ler outros. Mas essa série em específico não chama minha atenção. Achei muito interessante conferir as informações inseridas no seu texto. Além disso achei muito bom você colocar as fontes e locais onde fez suas pesquisas.
    Não sabia da série, que legal.

    Leituras, vida e paixões!!!

    Curtir

    Danielle Rodrigues Casquet de Melo disse:
    20 de março de 2017 às 20:02

    Eu li dois livros do King, e foram livros que me deixaram arrebatada. Queria ler os demais e conhecer mais a escrita do autor. Essa série parece muito legal, ainda mais com esses atores, hummm… quero ler. Bjkas

    Curtir

    Kris Oliveira disse:
    21 de março de 2017 às 00:13

    Hmmm interessante, conhecia a série, mas nunca li nenhum dos livros, não sabia que ela iria receber adaptação fiquei bem curiosa, mas acredito que ainda não lerei a série por enquanto devido a falta de tempo, mas quero muito, sem dúvidas.
    Beijos

    Curtir

    Anna Gabriella disse:
    28 de março de 2017 às 13:27

    Oie, Ana! Eu quero muito ler essa saga do King, mas meu tempo é curto e são muitos livro! kkkk Parece preguiça eu sei, mas por hora estou focando em livros únicos. Mas vou dar um jeito de ler o primeiro antes da estreia.
    Ah, aguardo as resenhas!
    Bjus

    Curtir

    [RESENHA#120] O Pistoleiro, de stephen King « LiteraKaos! disse:
    24 de agosto de 2017 às 08:04

    […] indico a leitura deste livro/saga ❤ , e se quiser saber um pouquinho mais sobra a saga, clique aqui e conheça um pouco mais sobre a Torre […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s