[RESENHA#56] Bidu : Caminhos (Graphic MSP#5)

Postado em Atualizado em

bidu_capa

Título: Bidu: Caminhos
Autores: Eduardo Damasceno • Luís Felipe Garroucho
ISBN: 9788583680260
Ano: 2014
Páginas: 84
Editora: Panini Comics
Informações: Skoob
Compre aqui: Submarino / Amazon 

Sinopse: Em Bidu – Caminhos, os autores Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho reimaginam a forma como Bidu e Franjinha – os dois primeiros personagens criados por Mauricio de Sousa – se tornaram melhores amigos. Uma aventura cheia de problemas, surras, desvios de rota, chuva, cachorros, decisões difíceis e ternura.


Olá Pessoal, como vão?!

Hoje venho trazer uma resenha cheia de nostalgia, ternura e delicadeza. Mas antes, vamos conhecer mais a respeito do Projeto em que ela faz parte:

logo-mspgraphic_10112011

Graphic MSP é um projeto da Mauricio de Sousa Produções que consiste em histórias dos personagens do estúdio feitas por artistas brasileiros consagrados e com estilos diferentes do padrão das revistas mensais. O nome vem do termo graphic novel. O projeto se originou da série MSP 50 – Mauricio de Sousa Por 50 Artistas, iniciada em 2009.

Bom, tendo conhecimento deste lindo projeto, prossigamos então com a resenha =)

Bidu: Caminhos é um verdadeiro presente para qualquer fã da Turma da Mônica. De forma muito terna e tocante, voltamos aos primórdios dos primeiros personagens criados pelo Maurício de Sousa, na Folha da Tarde (atual Folha de São Paulo) em 18 de julho de 1959. A tirinha original é essa daqui:

18jul14a

 

 

 

 

“Bidu nasceu, juntamente com o Franjinha, no dia 18 de julho de 1959, nas páginas da Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo), jornal em que Mauricio trabalhava como repórter policial. A ideia do personagem surgiu de lembranças de quando era garoto, no interior de São Paulo, e o nome veio de um concurso feito na redação do jornal. E como foi o primeiro personagem de sucesso do Mauricio, até hoje é o símbolo da Mauricio de Sousa Produções.” 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas, neste lindo Projeto, os personagens nos são apresentados de uma maneira muito singular. Nos é contado como o inventivo e inteligente menino de apelido “Franjinha”, conhece seu fiel e não menos criativo e engenhoso companheiro.

É impossível não morrer de amores com cada página. O então cachorrinho de rua sem nome, vagava por entre o bairro atrás de comida, até encontrar um abrigo do qual julgou ser seguro: um carro velho. Paralelamente, Franjinha demonstra seu desejo de ter um cachorro.

img_20160723_211827

A partir daí, vemos os personagens das historinhas do Bidu aparecerem na aventura sem parar: Bugu (o rival de Bidu), Duque (melhor amigo de Bidu) e Rúfios (aquele cachorro brabo que não tem falas e é extremamente furioso). Nossa querida Mônica com seu coelhinho Sansão e a turma do bairro aparece rapidamente para nos deleitar também. 

bidu_caminhos-0005

Os autores dessa Graphic Novel foram extremamente cuidadosos ao escolher detalhes, desde cada cor utilizada até a diagramação. Não há como não se emocionar com o rumo em que a história toma, nem com os sentimentos expressados a cada quadrinho. Sem dúvidas, foi primordial a sensibilidade dos autores. 

Espero que vocês tenham a oportunidade de ler esta preciosidade, que vale a pena o investimento. Acredito que não exista alguém que, ao menos na infância, não tenha lido os quadrinhos do querido Maurício de Sousa. 

Fica então minha dica!!

Beijos e ótimas leituras !!

bidu-caminhos-5

 

http-signatures-mylivesignature-com-54494-324-3e0afc0e30bc05c945278542b11620b8

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s