[RESENHA#55] O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson.

Postado em Atualizado em

O_MEDICO_E_O_MONSTRO_14298256171128SK1429825617B.jpg
Título:
O Médico e o Monstro
Autora: Robert Louis Stevenson
ISBN: 9788520934852
Ano: 2014
Páginas: 80
Editora: Nova Fronteira
Informações: Skoob / Goodreads
Compre aqui: Submarino / Saraiva / Cultura / Amazon

Sinopse: Dr. Jekyll é um renomado médico em Londres. Homem de posses, consegue conciliar seu trabalho diário com seus experimentos científicos, através dos quais busca realizar um desejo secreto. Sua determinação se baseia em uma única convicção: “O homem não é verdadeiramente um ser, mas dois.” Enfim, dr. Jekyll cria uma poção que o permite liberar seu lado mais vil. Na personalidade de Mr. Hyde, as atitudes mais violentas são tomadas, deixando par o médico a integridade dos bons atos. Mas um desfecho surpreendente põe em xeque a aparente liberdade e controle do médico.


E hoje venho aqui trazer pra vocês, uma resenha de minha mais nova aquisição.

Comprei o Box – Mestres do Terror da Editora Nova Fronteira, que traz os clássicos Drácula, Frankenstein e O Médico e o Monstro.

As edições são lindas, capa dura folhas amarelas, uma coisa linda, e como estavam na promoção e eu sempre quis ler Drácula… Comprei.

Só que, pra começar de leve, optei pelo Médico e o Monstro, por ser fino e por eu não conhecer muito bem a história.

Soube da existência da história em 1997 quando vi o  o clipe Everybody dos meus lindos, amados e divos Backstreet Boys!! ❤

tumblr_m6d3c7guty1qa37hco1_500

Mas nunca me aprofundei no assunto.

Então, ao iniciar a leitura, eu acabei conhecendo o Mr. Utterson, advogado de Dr. Jekyll. Que após um passeio com seu primo, ao passar por uma casa muito estranha e sombria, descobre que lá reside o Mr. Hyde, o misterioso beneficiário de total herança de Jekyll, caso um suposto desaparecimento do mesmo ocorra.

“Naquela noite, Mr. Utterson voltou para sua casa de solteiro num humor sombrio e se sentou para jantar sem prazer. […] Naquela noite, porém, assim que a mesa foi retirada, apanhou uma vela e se recolheu ao escritório. Ali, abriu o cofre, apanhou da parte mais escondida um documento cujo o envelope dizia ‘Testamento do dr. Jekyll’ e sentu-se, o cenho franzido, para estudar o conteúdo. O testamento era hológrafo, pois Mr. Utersson, embora se ocupasse dele agora que estava pronto, havia se recusado a prestar qualquer auxílio à sua elaboração. Determinava não apena em caso de falecimento de Henry Jekyll, medicinae doctor, doutor em direito civil, doutor em ciências jurídicas, membro da Royal Society etc., todas as suas posses iriam para as mãos de seu ‘amigo e benfeitor Edward Hyde, mas também que, caso o primeiro viesse a ‘desaparecer ou ausentar-se de modo inexplicado por qualquer período superior a três meses de calendário’, o citado Edward Hyde seria dono de tudo, sem maiores delongas e livre de qualquer ônus ou obrigação além do pagamento de pequenas quantias aos empregados domésticos do doutor. O documento era havia muito um objeto de aversão para o advogado”

Durante toda a narrativa, acompanhamos o empenho de Mr.Utterson ao tentar solucionar esse grande mistério que é o relacionamento entre Dr. Jekyll e Mr. Hyde.

Eu sempre achei que o livro se tratava de uma narrativa de Dr. Jekyll, mas a verdade é que acompanhamos a história dele sim, só que através das conclusões e descobertas feitas por Utterson.

Ao final do livro, somos contemplados com uma carta de Dr. Jekyll à Mr. Utterson explicando toda sua saga, desde a infância, quando, já ciente de ter uma personalidade diferenciada que precisava ser oculta até o momento de descoberta da divisão desses dois seres, o mal e o aceitável socialmente.

“Foi a partir do lado moral existente em minha própria pessoa que aprendi a reconhecer a profunda e primitiva dualidade do homem; vi que, das duas naturezas que lutavam no campo da minha consciência, podia-se afirmar com correção que eu era qualquer uma as duas mas isso apenas porque e era radicalmente ambas.”

O Médico e o Monstro foi publicado originalmente no ano de 1886, e está sendo o livro mais “velho” que eu já li até o momento! 😀

Achei a história bem interessante e pretendo ver alguma adaptação em breve, porque fiquei bem curiosa em saber como representaram o Mr. Hyde, uma vez que ele é a personificação do lado ruim, da maldade no ser humano, que no caso, era o Dr. Jekyll.

Acho que vale bastante a leitura!!

E aí? Já leu O Médico e o Monstro?? O que achou? Não leu ainda? Pretende ler?? Conta pra gente!! 😉

ana-souza-neo-000

 

8 comentários em “[RESENHA#55] O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson.

    Maria Luíza disse:
    15 de fevereiro de 2017 às 11:18

    Oi, tudo bem?
    Acredite ou não, conheci essa história muito vagamente por causa da série Once Upon a Time. Mas como na série várias histórias são misturadas, só sabia o básico mesmo.
    Sua resenha me deixou muito curiosa para saber mais sobre essa história, mas tenho um certo receio, pois não gosto muito de livros de terror/suspense.
    De qualquer forma, vou anotar a dica. Quem sabe um dia eu não crio coragem né? kkkk
    Beijos!

    Curtir

    Sâmella Raissa (@samellabridges) disse:
    15 de fevereiro de 2017 às 21:45

    Oi, tudo bem?
    Toda essa metáfora entre as versões do personagem, uma sendo o bem e outra sendo o mal, instiga demais por saber como o autor retratou tudo e admito que, mesmo não gostando do gênero, já tive curiosidade em pegar nem que fosse uma adaptação e conhecer melhor a história. É daquelas antiguidades literárias que só ganham mais força conforme o tempo passa, basicamente, rs. Que bom que gostou!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    Curtir

    Lilian Farias disse:
    16 de fevereiro de 2017 às 15:01

    A Editora Nova Fronteira é simplesmente maravilhosa, amo as publicações. Estou lendo Golpe de Misericórdia deles, um clássico sensacional. Sobre o Médico e o Monstros, eis um livro que traz a dualidade de nossos arquétipos.

    Curtir

    Our Brave New Blog disse:
    17 de fevereiro de 2017 às 19:40

    Oi!! Eu nunca li esse livro, mas obviamente conhecia. Também nunca tive interesse em ler, até agora lendo a sua resenha.
    Eu gosto muito do gênero e li pouquíssimos clássicos do tipo, mas pretendo mudar isso.
    O Médico e o Monstro com certeza entrarão para a lista, adorei essa divisão do bem e mal. Beijos!

    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes 🙂

    Curtir

    Andressa Ledesma (@apenas_um_vicio) disse:
    19 de fevereiro de 2017 às 11:35

    Nunca li o médico e o monstro, e confesso que não sei nada da história, pelo menos até agora, rsrs.
    Fiquei curiosa para ler a trama. Eu sempre quis esse box, mas nunca acho em promo. Que legal saber que os livros são em capa dura, que luxo! ♥
    beijos

    Curtir

    Karla Samira disse:
    19 de fevereiro de 2017 às 20:57

    Uau! Me pareceu um livro bem filosófico, para ser degustado aos poucos. Adoro livros que retratam os comportamentos do ser humano, ainda mais quando em contraste o lado bom e o lado ruim de todos nós. Legal ter lido um livro tão antigo! Eu acho que bateu inclusive o meu recorde de livro mais antigo.
    Vou procurar para ler.
    Beijos.
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    Curtir

    minhassimpressoes.blogspot.com.br disse:
    19 de fevereiro de 2017 às 22:11

    Oi Ana.
    Li esse livro no ensino médio e eu fiquei muito encantada com a escrita do autor e com a forma como ela conseguiu fazer com que uma pessoa fosse duas. Foi um pouco confuso, mas depois me acostumei.

    Curtir

    LicaVargas disse:
    19 de fevereiro de 2017 às 23:37

    Conheço a história somente por cima – e amei quando vi ela representada no clipe da BSB *-* mas ainda não li por completo. recentemente a Record lançou o livro Hyde e eu fiquei mais do que interessada, já que adoro um livro pelo lado dos ‘vilões’…rs
    Não conhecia essa coleção, amo livros de capa dura e esses três? Já quero!!!!
    Adorei sua resenha 🙂
    Beijinhos,
    Lica

    Curtir

Deixe um comentário

