[RESENHA#54]Manual do Defensor: Suplemento Para 3D&T Alpha

Postado em Atualizado em

            manualdefensor.jpgO Manual do Defensor é um suplemento de 3D&T que traz interpretações novas das regras do manual básico e dos cenários publicados pela Jambô, bem como várias novas regras alternativas que podem ou não serem usadas pelo mestre de acordo com o caso. Ou seja, é um livro que mostra, na prática, como usar a regra de ouro de todo RPG para o sistema específico que é o 3D&T.

            O autor do livro, Bruno Schlatter, é bem didático, explicando o que foi descrito nos livros anteriores para, só depois, ir além. O ponto alto do livro é a descrição dos papéis de combate dos personagens através de conceitos mais abrangentes: o ágil; o carismático; o durão; o forte; o inteligente; e o místico, e os papéis de combate que estes arquétipos podem desempenhar.

            Todavia, a maioria de suas revisões e as novas regras opcionais só fazem burocratizar o 3D&T tornando-o tão enfadonho quanto o GURPS, queridinho dos enfadonhos adoradores de cálculos.

            De todas as mudanças sugeridas, as mais significativas são: pontuações iniciais maiores. Assim, de acordo com o mestre, os jogadores poderão começar com: 15 pontos (e até -6 em desvantagens); 18 pontos (com até -7 em desvantagens); e 20 pontos (com até -7 em desvantagens). Muitos consideram 3D&T um sistema overpower, mas, para esse autor, nada é overpower o bastante. Quem acha que isso é vantagem, olhe os NPCs dele;

            E níveis de poder em escalas inferiores aos humanos normais, ningen. Isso só vai servir para dificultar ainda mais a vida de seres como fadas e anões, como se as desvantagens modelo especial e monstruoso já não fossem suficientes.

            Trás aventuras e minicenários com NPCs prontos para uso. Possui uma leitura agradável, mas eu não usaria nenhuma daquelas mecânicas numa mesa. Talvez as de realidade virtual em cenários cyberpunks, mas só. Se é para ser burocrático, GURPS e d20 estão aí.

            Espero, do fundo do coração que, pelo menos, um de vocês, leitores, discorde de mim. Entretanto, leiam com a mente aberta, como eu fiz. De fato, a leitura é bem agradável e didática. E a regra de ouro só existe porquê as pessoas discordam e possuem esse direito. Nem preciso dizer que, para que o leitor discorde ou não de mim, a leitura prévia do Manual 3D&T Alpha é fundamental.

            A referência do Manual do Defensor é:

            SCHLATTER, Bruno “Burp”.  Manual do Defensor: Suplemento Para 3D&T Alpha.  Porto Alegre: Jambô, 2016.

            Boas leituras, bons jogos e boas campanhas!

Rodrigo Rosas Campos

Anúncios

3 comentários em “[RESENHA#54]Manual do Defensor: Suplemento Para 3D&T Alpha

    Daniele Vieira disse:
    8 de fevereiro de 2017 às 16:34

    Olá Rodrigo
    Nossa faz séculos que não jogo 3DeT, eu sou bem dos primórdios quando a coisa era mais zoeira.
    Eu não sou muito fã dos livros de regras, normalmente um/dois livros para jogador, um para o Mestre um com monstros já está ótimo, gosto mesmo é de cenários, aventuras, e idéias para ambientação em geral.

    Curtir

      rodrigorosascampos respondido:
      8 de fevereiro de 2017 às 17:50

      Bom, então curta e compartilha. Criei alguns materiais, mas a repercussão não está animadora. Obrigado, beijos!

      Curtir

      rodrigorosascampos respondido:
      13 de março de 2017 às 16:20

      Daniele, veja meu tutorial sobre adaptação de universo. Fiz um pequeno Cthulhu para 3D&T baseado na obra do Lovecraft, a leitura dos livros lá indicados é a ambientação. Espero que goste, beijos. Rodrigo.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s