[MÁTERIA] Por que Personagens Publicados e Famosos São Geralmente NPCs?

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Este tutorial usará o 3D&T como sistema, mas isso se mostra real na grande maioria dos sistemas existentes.

A maioria dos personagens publicados, mesmo aqueles que são criados para cenários de RPG, não são jogáveis. Personagens Não Jogadores, são exclusivos do mestre. NPCs, do inglês, Non Player Characters.

“Mas por quê isso acontece? No videogame eu jogo com meu herói preferido, Por que não posso jogar com ele no RPG?”

Em primeiro lugar, você joga com seu herói preferido no videogame, por ele vir pronto. Em segundo lugar, o RPG é o pai dos jogos como Diablo e MMORPGs em geral, a graça está em criar e aperfeiçoar o personagem aos poucos, não em escolher um estabelecido.

Já vimos no tutorial de O Médico e o Monstro que as versões jogáveis nunca serão fiéis. Muitas vezes, nem as NPCs. Mas por quê isso ocorre? O escritor não criou personagens para que eles fossem avatares num sistema de regras em que haveria rolagem de dados e cálculos para definir sucesso ou fracasso. O escritor criou personagens para contar uma história e esses personagens precisam funcionar para contar aquela história.

Como o médico/monstro é, na melhor das hipóteses, um anti-herói, vamos usar versões NPCs de um outro velho conhecido, o detetive Sherlock Holmes. Vimos que na versão de 12 pontos, ele estava no início da história Um Estudo em Vermelho. Watson ainda não é bem um aliado dele. Mas como NPC, Holmes não tem as limitações iniciais de PC recém-criado.

Mesmo com 5, 7, 10 ou 12 pontos, ele pode ter inteligência 6 ou mais, ou -5 em desvantagens com 5 pontos de personagem, ou 13 ou mais pontos de personagem. Mas, agora, ele certamente terá o doutor Watson como aliado.

No primeiro livro, Watson acabou de sair do exército, aonde era oficial médico. Medicina (2 pontos), esporte (2 pontos) e sobrevivência (2 pontos), tudo o que um oficial médico precisa saber para salvar vidas no fronte e proteger a própria em casos extremos.

Lembrando que, em 3D&T, é mais fácil comprar perícias completas que ficar montando as combinações das especializações específicas. Nosso doutor já tem 6 pontos, só em perícia.

É médico, código de honra do herói é o que melhor se encaixa na descrição do juramento de Hipócrates; munição limitada, -1 ponto ou 0, dependendo do mestre, e, neste caso, código de honra do combate, -1 ponto. Mesmo com -2 de desvantagem, 6-2=4, já são 4 pontos.

Mesmo que você não queira que ele tenha saúde perfeita, e eu quero, ele precisa ter fôlego para acompanhar o detetive, com habilidade 1, já são 5 pontos. Holmes precisa de, no mínimo, 7 pontos de personagem para ter o doutor como aliado.

Mesmo em sistemas como o d20, que são mais chatinhos com relação aos conhecimentos dos personagens, por mais limitado que seja o conhecimento geral de Holmes no livro, ele sabe tudo de venenos. Vá às regras do sistema d20 e verá que isso não é barato.

Mesmo para o que ele não sabe, ele sabe aonde adquirir a informação que precisa, se precisar. Ou seja, acesso a bibliotecas, ex professores, amigos, profissionais de outras áreas, informantes diversos, policiais honestos, irmão mais velho e mais esperto etc. olha só a quantidade de mentores e aliados em potencial além do doutor Watson.

Na sua primeira aparição, o detetive já estava pronto, mas ao longo da série, muitos desses outros aliados e recursos aparecem.

Holmes é também um mestre em lógica, isso não é barato nem em d20, nem em GURPS. Salvo outros detalhes que só aparecem no decorrer dos livros.

Em regras de 3D&T, é mais fácil dar a Holmes, além de investigação completa (2 pontos), a perícia ciências completa (2 pontos) e ir justificando o conhecimento com elementos narrativos. Mesmo parando por aí, ele ainda tem menos pontos que o doutor que será seu aliado. Tendo mais 1 ponto por aliado, vamos ficar no barato, e só considerar Watson como aliado, já temos 5 pontos para Holmes e ele ainda precisaria de outros 2 pontos para ter um doutor Watson capenga, o descrito acima ainda é incompleto.

Bom, vamos deixar de rodeios. Em 3D&T as versões mais fiéis e mais baratas dessa dupla seriam estas a seguir.

Versões NPCs de Sherlock Holmes & Doutor Watson com munição limitada a -1 ponto

Sherlock Holmes
3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha – Ficha de Personagem
Nome: Sherlock Holmes
Pontos: 15
Características:
Força: 0
Habilidade: 5
Resistência: 1
Armadura: 3
Poder De Fogo: 2
Pontos de Vida: 5
Pontos de Magia: 5
Pontos de Experiência:
Vantagens: investigação (2 pontos); ciências (2 pontos). Jogos, instrumentos musicais e natação (1 ponto). Montaria, mecânica e condução (1 ponto). Aliado (1 ponto) Doutor Watson.
Desvantagens: munição limitada (-1 ponto). Código dos heróis (-1 ponto). Ponto fraco (-1 ponto).
Tipos de Dano:
Força: esmagamento.
Poder de Fogo: perfuração (armas de fogo).
Magias Conhecidas: nenhuma.
Dinheiro e Itens: cachimbo, boné de caçador, um violino, sua casa, arma de fogo, laboratório etc.
História: Sherlock Holmes, criado por Sir Arthur Conan Doyle. Hoje, é de domínio público.

Dr. Watson
3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha -Ficha de Personagem
Nome: Watson, Doutor.
Pontos: 14
Características:
Força: 0
Habilidade: 4
Resistência: 1
Armadura: 3
Poder De Fogo: 2
Pontos de Vida:
Pontos de Magia: 5
Pontos de Experiência: 5
Vantagens: medicina (2 pontos); esportes (2 pontos); sobrevivência (2pontos).
Desvantagens: código dos heróis (-1 ponto); munição limitada (-1 ponto).
Tipos de Dano:
Força: esmagamento.
Poder de Fogo: perfuração (armas de fogo).
Magias Conhecidas: nenhuma.
Dinheiro e Itens: instrumentos de medicina, uma pistola.
História: vide Sherlock Holmes.

Versões NPCs de Sherlock Holmes & Doutor Watson com munição limitada a 0 ponto

Sherlock Holmes
3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha – Ficha de Personagem
Nome: Sherlock Holmes
Pontos: 15
Características:
Força: 0
Habilidade: 5
Resistência: 1
Armadura: 3
Poder De Fogo: 2
Pontos de Vida: 5
Pontos de Magia: 5
Pontos de Experiência:
Vantagens: investigação (2 pontos); ciências (2 pontos). Jogos, instrumentos musicais e natação (1 ponto). Montaria, mecânica e condução (1 ponto). Aliado (1 ponto) Doutor Watson.
Desvantagens: munição limitada (0 ponto). Código dos heróis (-1 ponto). Ponto fraco (-1 ponto); código do combate (-1 ponto).
Tipos de Dano:
Força: esmagamento.
Poder de Fogo: perfuração (armas de fogo).
Magias Conhecidas: nenhuma.
Dinheiro e Itens: cachimbo, boné de caçador, um violino, sua casa, arma de fogo, laboratório etc.
História: Sherlock Holmes, criado por Sir Arthur Conan Doyle. Hoje, é de domínio público.

Dr. Watson
3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha -Ficha de Personagem
Nome: Watson, Doutor.
Pontos: 14
Características:
Força: 0
Habilidade: 4
Resistência: 1
Armadura: 3
Poder De Fogo: 2
Pontos de Vida:
Pontos de Magia: 5
Pontos de Experiência: 5
Vantagens: medicina (2 pontos); esportes (2 pontos); sobrevivência (2 pontos).
Desvantagens: código dos heróis (-1 ponto); munição limitada (0 ponto); código do combate (-1 ponto).
Tipos de Dano:
Força: esmagamento.
Poder de Fogo: perfuração (armas de fogo).
Magias Conhecidas: nenhuma.
Dinheiro e Itens: instrumentos de medicina, uma pistola.
História: vide Sherlock Holmes.

Estas são as versões mais fiéis e baratas possíveis para estes personagens em 3D&T. Agora, imagine seu super-herói favorito com força 6 ou mais, para ficar fiel aos quadrinhos. Você, como mestre, iria querer calcular o quanto o capanga do vilão teria de ter de pontos para dar o mínimo de trabalho para esse herói jogador fiel aos quadrinhos? Não, né! Bom senso!

“Mas se o mestre põe heróis NPCs no jogo, para que servem os PCs?”

Bom senso. Numa aventura aonde o detetive e o médico podem ter, no máximo 5 pontos de personagem, os dois acima poderiam ser os respectivos mentores dos jogadores.

Vejam:

Detetive e Médico Jogadores

3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha – Ficha de Personagem
Nome: Detetive Jogador
Pontos: 5
Características:
Força: 0
Habilidade: 3
Resistência: 1
Armadura: 0
Poder De Fogo: 1
Pontos de Vida: 5
Pontos de Magia: 5
Pontos de Experiência:
Vantagens: investigação (2 pontos). Mentor (1 ponto).
Desvantagens: munição limitada (0 ponto). Código dos heróis (-1 ponto). Ponto fraco (-1 ponto); código do combate (-1 ponto).
Tipos de Dano:
Força: esmagamento.
Poder de Fogo: perfuração (armas de fogo).
Magias Conhecidas: nenhuma.
Dinheiro e Itens: um revólver e material de investigador.
História: a aventura ou campanha em curso.

3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha -Ficha de Personagem
Nome: Médico Jogador
Pontos: 5
Características:
Força: 0
Habilidade: 1
Resistência: 1
Armadura: 1
Poder De Fogo: 2
Pontos de Vida:
Pontos de Magia: 5
Pontos de Experiência: 5
Vantagens: medicina (2 pontos); mentor (1 ponto).
Desvantagens: código dos heróis (-1 ponto); munição limitada (0 ponto); código do combate (-1 ponto); ponto fraco (-1 ponto).
Tipos de Dano:
Força: esmagamento.
Poder de Fogo: perfuração (armas de fogo).
Magias Conhecidas: nenhuma.
Dinheiro e Itens: instrumentos de medicina, uma pistola.
História: a aventura ou campanha em andamento.

Um grupo de RPG tem, em média 5 jogadores. Notou que, nessa equipe, ainda faltam o segurança e um lutador ligeiro para dar mais apoio ao detetive e ao médico? Notou que, com o que eles têm, eles não precisarão recorrer aos mentores o tempo todo? Notou que um quinto jogador poderia ser o policial que eles estão ajudando e dar um respaldo (poder) legal ao grupo?

Resumindo, personagens publicados já possuem suas histórias, o RPG é um jogo de criação e cocriação. Usar personagens que já existem, só em situações aonde os jogadores precisarem de apoio. A história a ser contada num RPG é a dos novos personagens.

Lembrando que o livro Um Estudo em Vermelho de Arthur Conan Doyle é uma leitura altamente recomendada. A edição usada aqui foi da L&PM de 2015.

Boas leituras e bons jogos!

 

Rodrigo Rosas Campos.

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