[MATÉRIA] Avançado em 3D&T

Postado em Atualizado em

Liberdade Para se Criar Regras Mecânicas Específicas de Acordo com o Cenário

As regras de 3D&T que definem o sistema estão em Defensores de Tóquio Terceira Edição Alpha: Manual 3D&T Alpha Edição Revisada, ou, simplesmente, Manual 3D&T Alpha. A partir delas, cada cenário poderá acrescentar regras mecânicas próprias.

A prova e melhor exemplificação para o fato está na diferença entre as regras divergentes de Tormenta e Mega City para identidade secreta.

Se o grupo está jogando em Tormenta, identidade secreta é uma vantagem que permite ao personagem ocultar melhor sua identidade e intenções reais de outros personagens.

Se o grupo está jogando em Mega City, identidade secreta é uma desvantagem do grupo segredo, ou seja, o jogador deve se esforçar para manter o nome real de seu personagem em sigilo. O personagem não quer que seu nome real venha a público, pois a vida e segurança de seus entes queridos ficaria ameaçada se isso acontecesse.

Tormenta é um cenário de aventura medieval de espada e magia, Mega City é um cenário de super-heróis num mundo atual. Tal diferença é necessária.

Tanto Tormenta quanto Mega City são cenários oficiais publicados pela Jambô, mesma editora do 3D&T.

Quando for criar seu cenário usando o 3D&T, siga o Manual 3D&T Alpha, escolha ou crie as demais regras que usará de acordo com os objetivos da aventura ou campanha e, tendo em vista o que o grupo achar mais divertido, defina o que melhor se encaixa. Isso é um aspecto prático da regra de ouro.

***
Escalas de Poder em 3D&T Para Personagens Jogadores e NPCs

Ningen – de 5 pontos até 24 pontos.
Sugoi – de 25 até 49 pontos.
Kiodai – de 50 até 99 pontos.
Kami – de 100 pontos em diante.

Lembrando que as escalas não necessariamente estão ligadas ao tamanho (altura) dos personagens, isso vai depender de cada cenário e da natureza do personagem. Importante, um personagem com 25 pontos N não é obrigado a mudar sua escala para S e assim sucessivamente. A diferença de escala só será levada em conta na hora do cálculo do dano causado.
***

Tabela de Diferenças Entre Cenários Oficiais de 3D&T

Regra, vantagem ou desvantagem Tormenta Alpha Mega City Brigada Ligeira Estelar
Identidade secreta É uma vantagem que permite ao personagem ocultar melhor sua identidade e intenções reais de outros personagens. É uma desvantagem do grupo segredo, ou seja, o jogador deve se esforçar para manter o nome real de seu personagem em sigilo. O personagem não quer que seu nome real venha a público, pois a vida e a segurança de seus entes queridos ficariam ameaçadas se isso acontecesse. Não existe.
Pontos de destino Não existe Regra trazida por este cenário. Igual à Mega City.
Pontos de Sanidade Veio com esta atualização de Tormenta com o nome Regra Opcional: Loucura em Tormenta.

Sendo uma regra opcional, e não uma imposição do cenário, o mestre pode adotá-la em qualquer cenário que o grupo jogar no início da aventura ou campanha.

Não existe Não existe
Preenchimento obrigatório de vantagem única Regra específica de Tormenta Alpha. Mesmo de um humano é obrigatório o preenchimento desse campo específico na ficha do personagem. Como na maioria dos cenários de 3D&T, somente não humanos declaram suas vantagens únicas no campo vantagens (se custar pontos positivos) ou desvantagens (se custar pontos negativos). Como na maioria dos cenários de 3D&T, somente não humanos declaram suas vantagens únicas no campo vantagens (se custar pontos positivos) ou desvantagens (se custar pontos negativos).

Entendendo por cenário oficial, todo aquele que for publicado pela atual editora do 3D&T ou que já tenha sido publicado pelas antigas editoras do 3D&T ou na extinta revista Dragão Brasil e que não seja adaptação.

É claro que, pela regra de ouro, o mestre e o grupo podem misturar regras mecênicas de um cenário para outro, entretanto, não pode haver dois conceitos, duas definições, duas ideias, de identidade secreta dividindo o mesmo nome num mesmo cenário. Use o bom senso para não se confundir e nem aos jogadores.
***

Ficha de Personagem de Tormenta Para 3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha
Nome:
Pontos:
Escala:
Características:
Força:
Habilidade:
Resistência:
Armadura:
Poder De Fogo:
Pontos de Vida:
Pontos de Magia:
Pontos de Experiência:
Vantagem única:
Vantagens:
Kits:
Desvantagens:
Tipos de Dano:
Força:
Poder de Fogo:
Magias Conhecidas:
Dinheiro e Itens:

Em Tormenta Alpha, mesmo um humano deve declarar a vantagem única “humano”.

***

Referências Bibliográficas de 3D&T

BRAUNER, Gustavo. Mega City: 3D&T Alpha. Porto Alegre: Jambô, 2012.

CASSARO, Marcelo. Defensores de Tóquio Terceira Edição Alpha: Manual 3D&T Alpha Edição Revisada. Porto Alegue: Jambô, 2011.

CASSARO, Marcelo/ TESKE, Marlon. Tormenta Alpha. Porto Alegue: Jambô, 2016.

LANCASTER, Alexandre. Brigada Ligeira Estelar. Porto Alegue: Jambô, 2012.

Por Rodrigo Rosas Campos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s