[MATÉRIA]Tutorial de Forma Alternativa em 3D&T com Dr. Jeckyl & Mr. Hyde, o Médico e o Monstro

Postado em Atualizado em

medicoemonstroForma alterna é a vantagem de 3D&T que permite que seu personagem se transforme em outro. Ela requer duas fichas e pode ser adquirida de duas maneiras:

Você tem um personagem que já está na campanha, acumulou 20 pontos de experiência, quer uma forma alternativa, converte esses 20 PEs em 2 pontos de personagem e compra a vantagem. Precisará de uma nova ficha para construir a nova forma.

Lembrando que 10 pontos de experiência podem ser convertidos em 1 ponto de personagem em 3D&T.

Ou na própria criação do personagem, com duas fichas, se o mestre permitir.

Então, partindo do pressuposto que o mestre liberou a forma alternativa para o início da aventura ou campanha e que ele permite que os jogadores usem personagens publicados, vamos, mais uma vez misturar literatura e RPG para o tutorial da forma alternativa.

Sabendo criar um personagem novo com forma alternativa, o jogador saberá dar a vantagem a um personagem já existente.

Como o Senhor Hyde é tradicionalmente um vilão, no máximo um anti-herói, na Liga Extraordinária de Alan Moore, além das versões jogáveis de 5, 7, 10 e 12 pontos, incluí, neste tutorial, a versão NPC de 15 pontos.

Vamos primeiro ao conceito do personagem, ou dos personagens, dependendo da perspectiva. Dr. Jackyl é um médico tímido, que cria uma fórmula para superar suas inibições. A fórmula funciona até bem demais, mas os desejos reprimidos do doutor são criminosos. Ele se transforma por completo, assumindo até uma nova forma física, a do sinistro Senhor Hyde.

Bom, a partir daí, o personagem não será ele se não tiver a forma alternativa sinistra do Senhor Hyde.

Cada forma alternativa custa ao personagem original, a forma original, 2 pontos de personagem. O doutor Jackyl só tem uma forma alternativa, mas nada impede o jogador de virar um colecionador de formas alternativas diferentes ao longo da campanha. Mas vamos focar no personagem original.

Para facilitar a vida do jogador e do mestre, toda vez que o leitor quiser criar um personagem com forma alternativa – ou dar uma nova forma a um personagem antigo – escreva “forma original” ao lado do nome do personagem original. Isso não está nas regras, mas evitará confusões futuras.

Se o mestre der importância a dinheiro e itens, é mais prático considerar todos os bens e valores como pertencendo a forma original, mesmo que algum objeto só possa ser usado por uma forma específica. Isso também não é a regra oficial do manual básico 3D&T, é só uma sugestão.

Voltando ao nosso doutor e às regras de forma alternativa. Nosso mestre quer que cada personagem tenha 5 pontos iniciais. Isso é pouco? Veremos. Ele é médico e tem uma forma alternativa.

Perícia medicina (2 pontos)
Forma alternativa (2 pontos)

Quatro (4) pontos usados, precisamos de -3 de desvantagens.

O efeito da fórmula é transitório, colocamos bateria (-1 ponto). O médico precisa da fórmula para se tornar o monstro, fetiche (-1 ponto). Ele não quer que ninguém saiba que o Senhor Hyde é ele, isso é um segredo do tipo identidade secreta (-1 ponto) e essa regra é de Mega City, não está no manual básico.

Cuidado: identidade secreta aparece em dois cenários de 3D&T oficiais distintos. Em Mega City, é um segredo que o personagem lutará para manter, uma desvantagem de -1 ponto. Em Tormenta Alpha é uma vantagem que ajuda o personagem a ocultar sua verdadeira identidade ou intenção. A que está sendo usada aqui é a desvantagem derivada de segredo de Mega City.

Voltando ao médico. Agora ele é um personagem com 1 ponto positivo e 3 negativos. Para que ele tenha 5 pontos positivos precisamos distribuir mais 4 pontos positivos de personagem. Lembrando sempre, faça tudo a lápis.

Temos que terminar de criar a forma original para depois criar a alternativa. Vamos as características do médico.

Força zero, ele é um simples sujeito comum e frustrado, caso contrário não criaria a fórmula.

Habilidade, vamos por 3 aqui, afinal ele sabe medicina e é inteligente o bastante para criar uma fórmula para se transformar.

Resistência 1, saúde perfeita, 5 pontos de vida e 5 de magia (ou heroicos, como preferir).

Armadura e poder de fogo zero.

Conferindo: total de características, 4; total de vantagens, 4; total de desvantagens -3. 4+4-3=5. Criamos o doutor, confira a ficha abaixo.

3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha -Ficha de Personagem
Nome: Dr. Jeckyl (forma original)
Pontos: 5
Características:
Força: 0
Habilidade: 3
Resistência: 1
Armadura: 0
Poder De Fogo: 0
Pontos de Vida: 5
Pontos de Magia: 5
Pontos de Experiência:
Vantagens: medicina (2 pontos); forma alternativa (2 pontos), Mr. Hyde.
Desvantagens: bateria (-1 ponto) o efeito da fórmula não é permanente; fetiche (-1 ponto), precisa da fórmula para se transformar. Identidade secreta (-1 ponto); a forma alternativa, Mr. Hyde.
Tipos de Dano:
Força: esmagamento.
Poder de Fogo:
Magias Conhecidas: nenhuma.
Dinheiro e Itens: Casa (com consultório e laboratório), bengala e instrumentos de medicina, estoque da fórmula de Hyde.
História: O Médico e o Monstro, Dr. Dr. Jeckyl & Mr. Hyde de R.L. Stevenson.

A forma alternativa requer uma nova ficha, possui os mesmos pontos totais do personagem original, as mesmas perícias ou especializações, as mesmas magias, se for o caso, e as mesmas desvantagens. Somente a desvantagem monstruoso pode ser exclusiva de uma das formas.

“Mas então qual é a diferença?”

Os pontos de características podem ser redistribuídos, essa é a primeira diferença.

A segunda é que qualquer vantagem que não seja perícia ou especializações pode ser trocada por outra. Pode até comprar vantagens únicas diferentes para cada forma. Mas voltemos ao doutor.

Ele não tem magia, portanto isso não faz a menor diferença.

Para facilitar sua vida e a do mestre escreva “Mr. Hyde (forma alternativa)” no campo nome da ficha.

Pontos: 5

Repita as vantagens e as desvantagens do médico no monstro, trocando o nome da “identidade secreta”, obviamente.

“Vantagens: medicina (2 pontos); forma alternativa (2 pontos), Dr. Jeckyl.
Desvantagens: bateria (-1 ponto) o efeito da fórmula não é permanente; fetiche (-1 ponto), precisa da fórmula para se transformar. Identidade secreta (-1 ponto); a forma alternativa, Dr. Jeckyl.”

Sobraram as características. São essas que mudarão nesse exemplo.

O monstro é mais forte que um ser humano comum, 1 ponto de força.

Mantemos a saúde perfeita, resistência 1.

A casca do monstro é mais grossa, armadura 1.

Nem o médico, nem o monstro são tão hábeis com armas. Poder de fogo se mantém zero.

Veja a ficha do monstro, compare-a com a do médico e verá que as diferenças em termos de possibilidades em 3D&T são gritantes.

3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha -Ficha de Personagem
Nome: Mr. Hyde (forma alternativa)
Pontos: 5
Características:
Força: 1
Habilidade: 1
Resistência: 1
Armadura: 1
Poder De Fogo: 0
Pontos de Vida: 5
Pontos de Magia: 5
Pontos de Experiência:
Vantagens: medicina (2 pontos); forma alternativa (2 pontos), Dr. Jeckyl.
Desvantagens: bateria (-1 ponto) o efeito da fórmula não é permanente; fetiche (-1 ponto), precisa da fórmula para se transformar. Identidade secreta (-1 ponto); a forma alternativa, Dr. Jeckyl.
Tipos de Dano:
Força: esmagamento.
Poder de Fogo:
Magias Conhecidas: nenhuma.
Dinheiro e Itens: Casa (com consultório e laboratório), estoque da fórmula de Hyde, bengala e instrumentos de medicina.
História: O Médico e o Monstro, Dr. Jeckyl & Mr. Hyde de R.L. Stevenson.

Não coloco a desvantagem monstruoso no monstro, pois, se ele não pudesse se passar por uma pessoal normal no livro original, não seria uma ameça tão grande. Todos fugiriam ou tentariam fugir logo de cara.

Aqui tenho que lembrar ao leitor chato que, nunca haverá adaptação perfeita de personagens de livros, quadrinhos ou filmes para nenhum sistema de RPG. Quando Stevenson estava escrevendo O Médico e o Monstro, ele o fez sem se submeter a sistema de regras e cálculos; criava o personagem a medida em que escrevia e de acordo com o que funcionava para a história que ele queria contar.

Essas fichas são a minha interpretação do personagem para 3D&T. O objetivo deste texto é ensinar como criar um personagem com forma alternativa para o sistema. O médico e o monstro são duas formas de um mesmo personagem, logo, eu posso fazer isso usando-os.

Continuando: agora um novo mestre quer 7 pontos iniciais de personagens jogadores.

Com 7 pontos, o personagem pode ter até -4 pontos de desvantagens. Aqui, isso é perfeito, o que não falta ao nosso inofensivo doutor são defeitos que afloram quando ele usa a fórmula para virar o monstro.

Vajamos: forma alternativa (2 pontos); medicina (2 pontos); bateria (-1 ponto) o efeito da fórmula não é permanente; fetiche (-1 ponto), precisa da fórmula para se transformar. Identidade secreta (-1 ponto); a forma alternativa, Mr. Hyde; munição limitada (-1 ponto).

“Munição limitada? Mas o poder de fogo dele não é fraco?”

Sim, mas com força sobre-humana, 1 ou mais nas regras de 3D&T, ele pode arremessar grandes objetos ainda que de forma tosca.

O monstro é mais esperto que o doutor, mas vamos deixar que a vantagem adaptador (1 ponto) apareça nas duas formas.

Aumentamos a habilidade do médico para 5, mantemos a saúde perfeita.

Eis a nova ficha do médico.

3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha -Ficha de Personagem
Nome: Dr. Jeckyl (forma original)
Pontos: 7
Características:
Força: 0
Habilidade: 5
Resistência: 1
Armadura: 0
Poder De Fogo: 0
Pontos de Vida: 5
Pontos de Magia: 5
Pontos de Experiência:
Vantagens: medicina (2 pontos); forma alternativa (2 pontos), Mr. Hyde; adaptador (1 ponto).
Desvantagens: bateria (-1 ponto) o efeito da fórmula não é permanente; fetiche (-1 ponto), precisa da fórmula para se transformar. Identidade secreta (-1 ponto); a forma alternativa, Mr. Hyde; munição limitada (-1 ponto).
Tipos de Dano:
Força: esmagamento.
Poder de Fogo:
Magias Conhecidas: nenhuma.
Dinheiro e Itens: Casa (com consultório e laboratório), bengala e instrumentos de medicina, estoque da fórmula de Hyde.
História: O Médico e o Monstro, Dr. Dr. Jeckyl & Mr. Hyde de R.L. Stevenson.

Agora, redistribuindo as características, eis a nova ficha do monstro.

3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha -Ficha de Personagem
Nome: Mr. Hyde (forma alternativa)
Pontos: 7
Características:
Força: 2
Habilidade: 2
Resistência: 1
Armadura: 1
Poder De Fogo: 0
Pontos de Vida: 5
Pontos de Magia: 5
Pontos de Experiência:
Vantagens: medicina (2 pontos); forma alternativa (2 pontos), Dr. Jeckyl; adaptador (1 ponto).
Desvantagens: bateria (-1 ponto) o efeito da fórmula não é permanente; fetiche (-1 ponto), precisa da fórmula para se transformar. Identidade secreta (-1 ponto); a forma alternativa, Dr. Jeckyl; munição limitada (-1 ponto).
Tipos de Dano:
Força: esmagamento.
Poder de Fogo:
Magias Conhecidas: nenhuma.
Dinheiro e Itens: Casa (com consultório e laboratório), estoque da fórmula de Hyde, bengala e instrumentos de medicina.
História: O Médico e o Monstro, Dr. Jeckyl & Mr. Hyde de R.L. Stevenson.

Um novo mestre e, agora, 10 pontos iniciais, com até -5 de desvantagens. Agora é que podemos pensar menos na jogabilidade e mais na interpretação um pouco mais fiel.

Desvantagens: bateria (-1 ponto) o efeito da fórmula não é permanente; fetiche (-1 ponto), precisa da fórmula para se transformar. Identidade secreta (-1 ponto); a forma alternativa, Mr. Hyde; munição limitada (-1 ponto); fúria (-1 ponto).

Incluímos fúria.

A resistência do doutor foi para 5, são mais pontos para redistribuir no monstro.

Veja a ficha do médico de 10 pontos.

3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha -Ficha de Personagem
Nome: Dr. Jeckyl (forma original)
Pontos: 10
Características:
Força: 0
Habilidade: 5
Resistência: 5
Armadura: 0
Poder De Fogo: 0
Pontos de Vida: 25
Pontos de Magia: 25
Pontos de Experiência:
Vantagens: medicina (2 pontos); forma alternativa (2 pontos), Mr. Hyde; adaptador (1 ponto).
Desvantagens: bateria (-1 ponto) o efeito da fórmula não é permanente; fetiche (-1 ponto), precisa da fórmula para se transformar. Identidade secreta (-1 ponto); a forma alternativa, Mr. Hyde; munição limitada (-1 ponto); fúria (-1 ponto).
Tipos de Dano:
Força: esmagamento.
Poder de Fogo:
Magias Conhecidas: nenhuma.
Dinheiro e Itens: Casa (com consultório e laboratório), bengala e instrumentos de medicina, estoque da fórmula de Hyde.
História: O Médico e o Monstro, Dr. Dr. Jeckyl & Mr. Hyde de R.L. Stevenson.

Agora a do monstro de 10 pontos.

3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha -Ficha de Personagem
Nome: Mr. Hyde (forma alternativa)
Pontos: 10
Características:
Força: 5
Habilidade: 3
Resistência: 1
Armadura: 1
Poder De Fogo: 0
Pontos de Vida: 5
Pontos de Magia: 5
Pontos de Experiência:
Vantagens: medicina (2 pontos); forma alternativa (2 pontos), Dr. Jeckyl; adaptador (1 ponto).
Desvantagens: bateria (-1 ponto) o efeito da fórmula não é permanente; fetiche (-1 ponto), precisa da fórmula para se transformar. Identidade secreta (-1 ponto); a forma alternativa, Dr. Jeckyl: munição limitada (-1 ponto); fúria (-1 ponto).
Tipos de Dano:
Força: esmagamento.
Poder de Fogo:
Magias Conhecidas: nenhuma.
Dinheiro e Itens: Casa (com consultório e laboratório), estoque da fórmula de Hyde, bengala e instrumentos de medicina.
História: O Médico e o Monstro, Dr. Jeckyl & Mr. Hyde de R.L. Stevenson.

Um mestre que quer personagens de 12 pontos, a essa altura, já não preciso mais repetir, mas guardemos novas desvantagens para a versão NPC. Veja as fichas do médico e do monstro de 12 pontos.

3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha -Ficha de Personagem
Nome: Dr. Jeckyl (forma original)
Pontos: 12
Características:
Força: 0
Habilidade: 5
Resistência: 5
Armadura: 0
Poder De Fogo: 0
Pontos de Vida: 25
Pontos de Magia: 25
Pontos de Experiência:
Vantagens: medicina (2 pontos); forma alternativa (2 pontos), Mr. Hyde; adaptador (1 ponto); esportes (2 pontos).
Desvantagens: bateria (-1 ponto) o efeito da fórmula não é permanente; fetiche (-1 ponto), precisa da fórmula para se transformar. Identidade secreta (-1 ponto); a forma alternativa, Mr. Hyde; munição limitada (-1 ponto); fúria (-1 ponto).
Tipos de Dano:
Força: esmagamento.
Poder de Fogo:
Magias Conhecidas: nenhuma.
Dinheiro e Itens: Casa (com consultório e laboratório), bengala e instrumentos de medicina, estoque da fórmula de Hyde.
História: O Médico e o Monstro, Dr. Dr. Jeckyl & Mr. Hyde de R.L. Stevenson.

3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha -Ficha de Personagem
Nome: Mr. Hyde (forma alternativa)
Pontos: 12
Características:
Força: 5
Habilidade: 2
Resistência: 1
Armadura: 2
Poder De Fogo: 0
Pontos de Vida: 5
Pontos de Magia: 5
Pontos de Experiência:
Vantagens: medicina (2 pontos); forma alternativa (2 pontos), Dr. Jeckyl; adaptador (1 ponto); esportes (2 pontos).
Desvantagens: bateria (-1 ponto) o efeito da fórmula não é permanente; fetiche (-1 ponto), precisa da fórmula para se transformar. Identidade secreta (-1 ponto); a forma alternativa, Dr. Jeckyl: munição limitada (-1 ponto); fúria (-1 ponto).
Tipos de Dano:
Força: esmagamento.
Poder de Fogo:
Magias Conhecidas: nenhuma.
Dinheiro e Itens: Casa (com consultório e laboratório), estoque da fórmula de Hyde, bengala e instrumentos de medicina.
História: O Médico e o Monstro, Dr. Jeckyl & Mr. Hyde de R.L. Stevenson.

Bem, chegamos a versão NPC. Sem limites de pontos iniciais definidos, foi só distribuir os pontos de vantagens e desvantagens e calcular no final. Você, como mestre, não vai ser louco de jogar um chefe desses contra novatos de 5 pontos, a menos que queira destruir a graça do jogo para os jogadores.

Um grupo de 5 personagens de 5 pontos cada até poderia dar conta do recado. Mas preste atenção nas desvantagens.

“bateria (-1 ponto) o efeito da fórmula não é permanente; fetiche (-1 ponto), precisa da fórmula para se transformar. Identidade secreta (-1 ponto); a forma alternativa, Mr. Hyde; munição limitada (-1 ponto); fúria (-1 ponto); homicida (-2 pontos).”

Ele tem fúria e é homicida, pelas regras complementares de Mega City, isso ainda pode piorar. Guarde esse chefe para quando o grupo deixar de ser um bando de novatos e passar a ser um time entrosado.

3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha -Ficha de Personagem
Nome: Dr. Jeckyl (forma original) – NPC
Pontos: 15
Características:
Força: 0
Habilidade: 8
Resistência: 5
Armadura: 0
Poder De Fogo: 0
Pontos de Vida: 25
Pontos de Magia: 25
Pontos de Experiência:
Vantagens: ciências (2 pontos); medicina (2 pontos); forma alternativa (2 pontos), Mr. Hyde; adaptador (1 ponto); esportes (2 pontos).
Desvantagens: bateria (-1 ponto) o efeito da fórmula não é permanente; fetiche (-1 ponto), precisa da fórmula para se transformar. Identidade secreta (-1 ponto); a forma alternativa, Mr. Hyde; munição limitada (-1 ponto); fúria (-1 ponto); homicida (-2 pontos).
Tipos de Dano:
Força: esmagamento.
Poder de Fogo:
Magias Conhecidas: nenhuma.
Dinheiro e Itens: Casa (com consultório e laboratório), bengala e instrumentos de medicina, estoque da fórmula de Hyde.
História: O Médico e o Monstro, Dr. Dr. Jeckyl & Mr. Hyde de R.L. Stevenson.

3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha -Ficha de Personagem
Nome: Mr. Hyde (forma alternativa) – NPC
Pontos: 15
Características:
Força: 5
Habilidade: 2
Resistência: 1
Armadura: 5
Poder De Fogo: 0
Pontos de Vida: 5
Pontos de Magia: 5
Pontos de Experiência:
Vantagens: ciências (2 pontos); medicina (2 pontos); forma alternativa (2 pontos), Dr. Jeckyl; adaptador (1 ponto); esportes (2 pontos).
Desvantagens: bateria (-1 ponto) o efeito da fórmula não é permanente; fetiche (-1 ponto), precisa da fórmula para se transformar. Identidade secreta (-1 ponto); a forma alternativa, Dr. Jeckyl: munição limitada (-1 ponto); fúria (-1 ponto); homicida (-2 pontos).
Tipos de Dano:
Força: esmagamento.
Poder de Fogo:
Magias Conhecidas: nenhuma.
Dinheiro e Itens: Casa (com consultório e laboratório), estoque da fórmula de Hyde, bengala e instrumentos de medicina.
História: O Médico e o Monstro, Dr. Jeckyl & Mr. Hyde de R.L. Stevenson.

Que regras de 3D&T foram usadas aqui?

Para adaptar estes personagens usei a parte mecânica do Manual 3D&T Alpha Edição Revisada de 2011 todo, é o básico do sistema, e a parte mecânica do capítulo 6 de Mega City para 3D&T.

A edição de O Médico e o Monstro Dr. Jeckyl e Mr. Hide de R. L. Stevenson que foi usada como referência foi a da L&PM de 2002. Lembrando, tive que fazer mudanças para o melhor ajuste entre ideia do personagem e regras do sistema 3D&T.

O Médico e o Monstro Dr. Jeckyl e Mr. Hide de R. L. Stevenson é uma leitura altamente recomendada.

Boas leituras e bons jogos!

Adaptados por Rodrigo Rosas Campos.