[MATÉRIA]Tutorial de RPG – Sistema 3D&T – Adaptando Sherlock Holmes (versões de 5, 7, 10 e 12 pontos)

Postado em Atualizado em

 umestudoemvermelhoJuntando RPG e literatura, resolvi mostrar como se cria um personagem em 3D&T através do melhor detetive de todos os tempos, Sherlock Holmes.

Sherlock Holmes foi criado por Sir Arthur Conan Doyle na história Um Estudo em Vermelho. Apesar de não ter super poderes, foi o primeiro personagem a ficar mais conhecido que seu criador e foi o primeiro a voltar da morte a pedido de fãs.

Aqui veremos um Holmes anterior ao Um Estudo em Vermelho. Com efeito, a versão de 12 pontos é quando ele e o Doutor Watson ainda acreditavam que seriam apenas colegas de quarto a dividir o aluguel no número 221B da Baker Street, e não aliados de fato; logo o Holmes de 12 pontos ainda não possui a vantagem aliado. E sim, existem contos de Doyle que narram momentos do personagem antes de sua primeira aparição. Quando o Doutor Watson o conhece, ele já é um detetive particular relativamente renomado e conhecido pela polícia de Londres.

            Bem, vamos a adaptação:

Em primeiro lugar, parto do princípio que o mestre permite que personagens publicados possam ser usados por jogadores.

Em segundo lugar, as regras de 3D&T limitam a criação de personagens recém-criados a 5, 7, 10 ou 12 pontos. Um alerta, se o mestre permitir aos jogadores a criação de personagens de 12 pontos no início da aventura ou campanha, prepare-se para chumbo grosso.

Em terceiro lugar, os pontos de desvantagens para personagens recém-criados no 3D&T são limitados: o de 5 pontos pode ter até -3 pontos de desvantagens; o de 7, até -4; o de 10, até -5 e o de 12 até -6.

Quarto lugar, nenhum personagem jogador recém criado pode ter mais de 5 pontos em nenhuma característica.

Holmes é um ser humano comum, sua força em 3D&T é limitada a 0. Isso mesmo zero de ponto de força máxima se o personagem não tem super força. Ler o manual 3D&T é fundamental.

Agora o conceito do personagem, Sherlock Holmes é um detetive, a perícia completa investigação (2 pontos) não poderá faltar.

Agora, o mestre quer que os personagens jogadores tenham só 5 pontos iniciais. 2 pontos já foram gastos.

Vejamos algumas desvantagens para o personagem previstas nas regras de 3D&T. Esse Holmes de 5 pontos é um novato, logo, não luta muito bem, damos a ele ponto fraco (-1 ponto), ele usa arma de fogo, munição limitada (-1 ponto), mais tarde voltaremos a falar da munição limitada.

Bom, voltamos a ter os 5 pontos iniciais de personagem a nossa disposição. Ele sabe investigar por completo, 2 pontos na perícia completa investigação, mas possui uma técnica de luta assim assim e precisa recarregar a pistola.

Vamos as características. Em 3D&T, a força 0 é o limite máximo para seres humanos comuns. Holmes é muito inteligente, mas é um ser humanos comum, logo, força 0.

Habilidade em 3D&T se refere tanto a destreza física quanto a inteligência. Holmes é muito inteligente e também é mais atlético do que aparenta, mas só temos 5 pontos, vamos deixar a habilidade 1, que já faz dele um deca atleta em potencial. Nos restam 4 pontos.

Resistência em 3D&T define saúde, pontos de vida, e os pontos de magia (ou heroicos em cenários sem magia). Você não compra pontos de vida ou de magia iniciais; para calcular os PV e os PM, pegue os pontos de resistência e multiplique por 5. Resistência 1 é saúde perfeita, é o que o nosso Holmes terá. Logo ele terá Resistência 1; 5 pontos de vida e 5 pontos de magia. Agora ficamos com 3 pontos disponíveis.

            Pontos de Vida = Resistência x 5

            Pontos de Magia = Resistência x 5

Pontos de vida extra e pontos de magia extra são vantagens que alteram os respectivos cálculos, mas não serão usadas aqui. Vamos nos ater no conceito do personagem, nas regras básicas e nos limites do que o mestre quer.

Armadura, inicialmente deixemos armadura com zero. Nosso mestre não mandará grandes ameaças físicas nos primeiros casos. Ainda temos 3 pontos.

Poder de fogo, vamos dar poder de fogo 1, afinal, é o período entre os séculos XIX e XX, as armas de fogo não eram grande coisa. Temos 2 pontos.

Holmes foi um dos primeiros detetives a usar a ciência para desvendar crimes e sabia de tudo um pouco. Sei que ele tem outros talentos, mas o mestre nos limitou a 5 pontos, logo colocamos a perícia completa ciências (2 pontos).

Mas espere, nós só usamos -2 pontos de desvantagens, podemos comprar -1 ponto em uma nova desvantagem e comprar algumas especializações para melhorarmos nosso herói. É o que faremos. Holmes tem boa índole, mas se for muito bonzinho, pode perder a vida, o código de honra dos heróis (-1 ponto) é perfeito. As especializações: jogos (nas histórias ele joga xadrez), instrumentos musicais (nas histórias ele toca violino) e natação (ou o que você quiser), temos 3 especializações ao custo total de 1 ponto. Lembrando que os detalhamentos são só parte do conceito, quem leu alguns dos livros da série de Sherlock sabe.

Em 3D&T um conjunto específico de 3 especializações custa 1 ponto e estas não precisam ser das mesmas perícias.

O dinheiro é calculado de acordo com a habilidade e uma rolagem de dado antes do início do jogo. Os pertences do detetive são conhecidos: cachimbo, boné de caçador, um violino, sua casa, arma de fogo, laboratório etc.

A ficha preenchida ficará como mostra a seguir. Agora siga os passos anteriores preenchendo uma ficha em branco, a lapis, tanto na criação do personagem quanto no desenrolar do jogo. Você terá muito o que apagar, recalcular e reescrever.

            3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha – Ficha de Personagem

            Nome: Sherlock Holmes

            Pontos: 5

            Características:

            Força: 0

            Habilidade: 1

            Resistência: 1

            Armadura: 0

            Poder De Fogo: 1

            Pontos de Vida: 5

            Pontos de Magia: 5

            Pontos de Experiência:

            Vantagens: investigação (2 pontos); ciências (2 pontos). Jogos, instrumentos musicais e natação (1 ponto).

            Desvantagens: munição limitada (-1 ponto). Código dos heróis (-1 ponto). Ponto fraco (-1 ponto).

            Tipos de Dano:

            Força: esmagamento.

            Poder de Fogo: perfuração (armas de fogo).

            Magias Conhecidas: nenhuma.

            Dinheiro e Itens: cachimbo, boné de caçador, um violino, sua casa, arma de fogo, laboratório etc.

            História: Sherlock Holmes, criado por Sir Arthur Conan Doyle. Hoje, é de domínio público.

Mudando de mestre, agora temos 7 pontos disponíveis, além dos passos anteriores, temos mais 2 pontos para colocar.

Também poderíamos usar mais uma desvantagem de -1 ponto. Mas isso não é necessário.

Opto por mais um conjunto de perícias, montaria, mecânica e condução (1 ponto) e mais 1 ponto em habilidade. A ficha resultante pode ser vista a seguir.

            3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha – Ficha de Personagem

            Nome: Sherlock Holmes

            Pontos: 7

            Características:

            Força: 0

            Habilidade: 2

            Resistência: 1

            Armadura: 0

            Poder De Fogo: 1

            Pontos de Vida: 5

            Pontos de Magia: 5

            Pontos de Experiência:

            Vantagens: investigação (2 pontos); ciências (2 pontos). Jogos, instrumentos musicais e natação (1 ponto). Montaria, mecânica e condução (1 ponto).

            Desvantagens: munição limitada (-1 ponto). Código dos heróis (-1 ponto). Ponto fraco (-1 ponto).

            Tipos de Dano:

            Força: esmagamento.

            Poder de Fogo: perfuração (armas de fogo).

            Magias Conhecidas: nenhuma.

            Dinheiro e Itens: cachimbo, boné de caçador, um violino, sua casa, arma de fogo, laboratório etc.

História: Sherlock Holmes, criado por Sir Arthur Conan Doyle. Hoje, é de domínio público.

Novo mestre, e este quer PCs de 10 pontos. Agora temos 3 pontos a mais para distribuir e podemos ter até -5 de desvantagens, no caso, -2, já temos -3.

Novamente opto por não dar novas desvantagens, me limito a distribuir os novos 3 pontos positivos. Aumento a habilidade de 2 para 4 e o poder de fogo de 1 para 2. Podia ter dado armadura 1, mas preferi aumentar a munição disponível do herói.

Logo, distribuí os 3 pontos somente em características e o resultado ficou assim:

            3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha – Ficha de Personagem

            Nome: Sherlock Holmes

            Pontos: 10

            Características:

            Força: 0

            Habilidade: 4

            Resistência: 1

            Armadura: 0

            Poder De Fogo: 2

            Pontos de Vida: 5

            Pontos de Magia: 5

            Pontos de Experiência:

            Vantagens: investigação (2 pontos); ciências (2 pontos). Jogos, instrumentos musicais e natação (1 ponto). Montaria, mecânica e condução (1 ponto).

            Desvantagens: munição limitada (-1 ponto). Código dos heróis (-1 ponto). Ponto fraco (-1 ponto).

            Tipos de Dano:

            Força: esmagamento.

            Poder de Fogo: perfuração (armas de fogo).

            Magias Conhecidas: nenhuma.

            Dinheiro e Itens: cachimbo, boné de caçador, um violino, sua casa, arma de fogo, laboratório etc.

            História: Sherlock Holmes, criado por Sir Arthur Conan Doyle. Hoje, é de domínio público.

Agora temos um mestre barra pesada, este quer que você comece o jogo com 12 pontos. Até -6 pontos de desvantagens possíveis. Já temos -3, podemos ter outros -3 pontos de desvantagens.

Novamente, vou me contentar em apenas distribuir os 2 pontos extras.

Pus 1 em armadura e elevei a habilidade (inteligência e destreza) a 5, o máximo que um personagem recém-criado em 3D&T pode ter em uma característica. Afinal, o detetive do grupo deve ser inteligente acima de tudo. Eis a ficha.

            3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha – Ficha de Personagem

            Nome: Sherlock Holmes

            Pontos: 12

            Características:

            Força: 0

            Habilidade: 5

            Resistência: 1

            Armadura: 1

            Poder De Fogo: 2

            Pontos de Vida: 5

            Pontos de Magia: 5

            Pontos de Experiência:

            Vantagens: investigação (2 pontos); ciências (2 pontos). Jogos, instrumentos musicais e natação (1 ponto). Montaria, mecânica e condução (1 ponto).

            Desvantagens: munição limitada (-1 ponto). Código dos heróis (-1 ponto). Ponto fraco (-1 ponto).

            Tipos de Dano:

            Força: esmagamento.

            Poder de Fogo: perfuração (armas de fogo).

            Magias Conhecidas: nenhuma.

            Dinheiro e Itens: cachimbo, boné de caçador, um violino, sua casa, arma de fogo, laboratório etc.

            História: Sherlock Holmes, criado por Sir Arthur Conan Doyle. Hoje, é de domínio público.

Mas quais regras de 3D&T foram usadas aqui?

Para adaptar este personagem usei somente a parte mecânica do Manual 3D&T Alpha Edição Revisada de 2011 todo, é o básico do sistema.

Bom, mudamos de mestre novamente, e este quer a campanha em um cenário mais realista. Logo todos os personagens passam a ter munição limitada e está terá custo zero. O que fazer?

Com base nas fichas anteriores, altere o valor da munição limitada a zero e acrescente em todas elas o código de honra do combate (-1 ponto) para manter as pontuações.

“E isso pode?”

Pode, a regra em 3D&T é ter até -3 pontos de desvantagens para personagens jogadores de 5 pontos; -4 para os de 7; -5 para os de 10 e -6 para os de 12. Com munição limitada a zero e o acréscimo de mais um código de honra, temos 4 desvantagens ao custo de -3 pontos.

“Espere, uma dúvida! Voltar nas fichas anteriores e alterar, como?”

As fichas de RPG, seja no sistema 3D&T ou qualquer outro, devem ser preenchidas a lápis da criação do personagem ao fim da aventura ou campanha ou a morte do personágem, o que acontecer primeiro. E essa é a regra mais importante: preencha as fichas de jogo a lápis.

Agora espere o novo mestre decidir quantos pontos de personagem totais você terá no início da aventura ou campanha.

As fichas com munição limitada a zero ponto e o novo código de honra estão aqui para vocês verem.

            3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha – Ficha de Personagem

            Nome: Sherlock Holmes

            Pontos: 5

            Características:

            Força: 0

            Habilidade: 1

            Resistência: 1

            Armadura: 0

            Poder De Fogo: 1

            Pontos de Vida: 5

            Pontos de Magia: 5

            Pontos de Experiência:

            Vantagens: investigação (2 pontos); ciências (2 pontos). Jogos, instrumentos musicais e natação (1 ponto).

            Desvantagens: munição limitada (0 ponto). Código dos heróis (-1 ponto). Ponto fraco (-1 ponto); código do combate (-1 ponto).

            Tipos de Dano:

            Força: esmagamento.

            Poder de Fogo: perfuração (armas de fogo).

            Magias Conhecidas: nenhuma.

            Dinheiro e Itens: cachimbo, boné de caçador, um violino, sua casa, arma de fogo, laboratório etc.

            História: Sherlock Holmes, criado por Sir Arthur Conan Doyle. Hoje, é de domínio público.

            3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha – Ficha de Personagem

            Nome: Sherlock Holmes

            Pontos: 7

            Características:

            Força: 0

            Habilidade: 2

            Resistência: 1

            Armadura: 0

            Poder De Fogo: 1

            Pontos de Vida: 5

            Pontos de Magia: 5

            Pontos de Experiência:

            Vantagens: investigação (2 pontos); ciências (2 pontos). Jogos, instrumentos musicais e natação (1 ponto). Montaria, mecânica e condução (1 ponto).

            Desvantagens: munição limitada (0 ponto). Código dos heróis (-1 ponto). Ponto fraco (-1 ponto); código do combate (-1 ponto).

            Tipos de Dano:

            Força: esmagamento.

            Poder de Fogo: perfuração (armas de fogo).

            Magias Conhecidas: nenhuma.

            Dinheiro e Itens: cachimbo, boné de caçador, um violino, sua casa, arma de fogo, laboratório etc.

            História: Sherlock Holmes, criado por Sir Arthur Conan Doyle. Hoje, é de domínio público.

            3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha – Ficha de Personagem

            Nome: Sherlock Holmes

            Pontos: 10

            Características:

            Força: 0

            Habilidade: 4

            Resistência: 1

            Armadura: 0

            Poder De Fogo: 2

            Pontos de Vida: 5

            Pontos de Magia: 5

            Pontos de Experiência:

            Vantagens: investigação (2 pontos); ciências (2 pontos). Jogos, instrumentos musicais e natação (1 ponto). Montaria, mecânica e condução (1 ponto).

            Desvantagens: munição limitada (0 ponto). Código dos heróis (-1 ponto). Ponto fraco (-1 ponto); código do combate (-1 ponto).

            Tipos de Dano:

            Força: esmagamento.

            Poder de Fogo: perfuração (armas de fogo).

            Magias Conhecidas: nenhuma.

            Dinheiro e Itens: cachimbo, boné de caçador, um violino, sua casa, arma de fogo, laboratório etc.

            História: Sherlock Holmes, criado por Sir Arthur Conan Doyle. Hoje, é de domínio público.

            3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição Alpha – Ficha de Personagem

            Nome: Sherlock Holmes

            Pontos: 12

            Características:

            Força: 0

            Habilidade: 5

            Resistência: 1

            Armadura: 1

            Poder De Fogo: 2

            Pontos de Vida: 5

            Pontos de Magia: 5

            Pontos de Experiência:

            Vantagens: investigação (2 pontos); ciências (2 pontos). Jogos, instrumentos musicais e natação (1 ponto). Montaria, mecânica e condução (1 ponto).

            Desvantagens: munição limitada (0 ponto). Código dos heróis (-1 ponto). Ponto fraco (-1 ponto); código do combate (-1 ponto).

            Tipos de Dano:

            Força: esmagamento.

            Poder de Fogo: perfuração (armas de fogo).

            Magias Conhecidas: nenhuma.

            Dinheiro e Itens: cachimbo, boné de caçador, um violino, sua casa, arma de fogo, laboratório etc.

            História: Sherlock Holmes, criado por Sir Arthur Conan Doyle. Hoje, é de domínio público.

Lembrando que o livro Um Estudo em Vermelho de Arthur Conan Doyle é uma leitura altamente recomendada. A edição usada aqui foi da L&PM de 2015.

Algumas outras edições vem com a tradução do título mudada para Um Estudo em Escarlate. Tanto em inglês como em português, escarlate é sinônimo de vermelho, mas é bem mais legal falar escarlate.

            Concluindo:

Licença Aberta de 3D&T

A licença mecânica do sistema 3D&T é aberta, ou seja, qualquer material pode ser publicado usando as regras (mas não personagens e ilustrações) de 3D&T.

Defensores de Tóquio, 3D&T, 3D&T Alpha são evoluções de um mesmo sistema de RPG criado por Marcelo Cassaro. A Jambô Editora é a detentora dos direitos de publicação desse material (http://jamboeditora.com.br/categoria/3det/).

Referência Bibliográfica do Modulo Básico

CASSARO, Marcelo.  Defensores de Tóquio Terceira Edição Alpha: Manual 3D&T Alpha Edição Revisada.  Porto Alegue, RS: Jambô, 2011.

            Boas leituras e bons jogos!

Adaptado por Rodrigo Rosas Campos

 

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