[RESENHA#40]Choques Futuristas de Alan Moore: O Verdadeiro Antes de Watchmen

Postado em Atualizado em

ChoquesFuturistas.jpg
Alan Moore, o início brilhante de uma carreira brilhante. É isso que o leitor verá no encadernado Choques Futuristas da Mythos.

O quê? Essa informação não é suficiente para você ir correndo comprar e ler? Tudo bem, falarei um pouco mais.

Um grande autor, vários artistas, histórias curtas e completas ideais para leitores casuais de quadrinhos de ficção científica e o início da parceria que daria Watchmen ao mundo.

Choques Futuristas traz as primeiras histórias em quadrinhos escritas e publicadas de Alan Moore para a revista britânica 2000AD; antologia de quadrinhos de ficção científica e lar das séries Tharg, Nicolai Dante, Área Cinzenta, Juiz Dredd entre outras.


Ali, Moore começou sua parceria com vários artistas, incluindo Dave Gibbons, aliais, a química criativa dos dois é um dos pontos altos desta antologia.

Nesse início de carreira, todo o brilhantismo do mago já se mostrava em histórias curtas, de 2 a 5 páginas em média, onde viagens no tempo, multiverso, choques culturais com raças alienígenas e outros elementos de física quântica e de ficção científica são abordados com muito bom humor britânico.

Na 2000AD, Moore trabalhou nas séries de Tharg, Ro-Bocão e Distorções Temporais.

Quer exemplos de tramas? Vamos lá:

Escaramuça é a melhor adaptação de videogame para os quadrinhos de todos os tempos, é genial, só tem duas páginas e o nome do jogo adaptado não é Escaramuça. Ficou curioso? É isso que eu queria.

Continuando…

Um viajante do futuro é mandado para pré-história para descobrir o elo perdido entre o homem de Neandertal e o homo-erectus, será que ele descobrirá?

O que faz um velho herói do espaço, antigo defensor da Terra, para recuperar a fama perdida?

A descoberta de uma raça alienígena seria bom ou ruim para uma expedição destinada a encontrar espécies alienígenas?

Seriam os deuses astronautas? Isso é o que um simpático povo nômade está prestes a descobrir.

Estes são só alguns dos enredos das histórias de Choques Futuristas.

Mas não para por aí. Temos, pela primeira vez no Brasil, a saga completa do amalucado Abelard Snazz, o gênio do cérebro duplex e, literalmente, quatro olhos. Com suas soluções mirabolantes para problemas mirabolantes e seus efeitos …, bom, melhor o leitor conferir por si só.

Parte dessas histórias já haviam sido publicadas aqui pela própria Mythos na Juiz Dredd Megazine. Este encadernado vem para republicar estas e completar o que faltava para ter todos os Choques Futuristas de Alan Moore.

Os extras trazem pequenas biografias de Moore e de cada um dos desenhistas, e duas capas da 2000AD, que foram dedicadas a duas destas histórias curtas. Isso numa revista que tem o Juiz Dredd como astro principal. Um bom autor, bons desenhistas, boas histórias roubam a cena até de personagens TMs fetiches.

O preço Mythos é salgado, eu sei, mas é como já falei; pare de comprar o lixo mensal e foque nos autores que, como Moore, fazem valer cada centavo. Embora a Mythos pudesse ajudar fazendo uma versão econômica de cada encadernado. Esse negócio de só colocar edições de luxo afasta novos leitores. Puxão de orelha na Mythos mesmo! Afinal, leitores compram e experimentam mais que colecionadores, bastando que os preços das edições caibam em seus bolsos.

Se você sabe quem é o desenhista de Watchmen, não caiu aqui de paraquedas. Mas, para os que caíram aqui de paraquedas, Alan Moore é o autor de Watchmen, V de Vingança, Do Inferno, A Voz do Fogo, Liga Extraordinária, Tom Strong, Lost Girls etc.

Moore anunciou aposentadoria recentemente. Por um lado, uma pena; por outro, quem pode julgar alguém que quer parar no auge?

Boas leituras!

Por Rodrigo Rosas Campos

Anúncios

Um comentário em “[RESENHA#40]Choques Futuristas de Alan Moore: O Verdadeiro Antes de Watchmen

    O Taverneiro disse:
    13 de dezembro de 2016 às 17:09

    Parece ser maneiro msm hein. Alan Moore é o cara

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s