[TAG#13]Ressaca do Halloween

Postado em Atualizado em

Pois é, resolvi fazer, eu mesmo, outra tag, para eu, a Ana e a Gaby respondermos. E lembrando que essa é a segunda tag criada para o Literakaos por mim. Viu Ana!

Como a Ana resolveu que o LK falaria só de terror nas resenhas do mês do Halloween, outubro, resolvi que o tema desta tag, que sairá após outubro, seria terror, literalmente a ressaca depois da festa do Dia das Bruxas.

Lembrando que, aqui, não somos puristas. Terror e horror estão no mesmo balaio. Até porque eu sempre confundo as definições e diferenças específicas.

Vamos então:


1) Qual livro de terror você abandonou por medo?

Rodrigo – Nenhum. Posso me borrar todo, quase vomitar até, mas medo e nojo não são motivos de abandono de livro.

Ana – NENHUM!!! Convivam com isso!!! RÁ!

Gaby – este é um terreno que ainda preciso desbravar. Infelizmente, não li nada desse gênero. Por essa razão, passo essa Tag. Bjs e se liguem nas dicas deles =)


2) Qual o seu livro de terror predileto?

Rodrigo – Histórias Extraordinárias de Edgar Allan Poe. É o mestre dos mestres do terror, horror, suspense e policial em seu auge. Como são contos, nem é preciso ler inteiro para apreciar.

Ana – Qualquer um do Stephen King porque eu sou bucha dele mesmo. Ponto final!

Gaby – …


3) Qual livro de terror você leu (ou abandonou), mas prefere o filme? Ou seja, qual livro você acha tão ruim que achou o filme 1000 vezes melhor?

Rodrigo – Muitos, mas fico com Drácula de Bram Stoker. O filme dirigido pelo Coppola é infinitamente melhor. Stoker apresenta a perspectiva de vários personagens menores, menos as perspectivas do vampiro e do caçador; um dos pontos máximos do livro é a viagem de navio de Drácula do continente até a Inglaterra narrada pelo capitão do navio. Quando Lucy, a mulher que tinha decidido ser vampira ao lado do conde, morre, pouco antes da metade do livro, vemos que a Myna é uma histérica pedante que não sabe o que quer, que o vampiro é só um cara que não tem medo de chegar junto e que o caçador e seus assistentes são só um bando de cornos covardes. Todas as metáforas se desfazem e eu abandonei a leitura. O filme do Coppola tem a dose certa de infidelidade ao dar voz ao Drácula e ao Van Helsing. Fora que o livro deixa claro que, com todos aqueles poderes e aliados, o Drácula só perdeu porque o escritor quis. Stoker não me convenceu de que o Drácula era uma ameaça ao mundo e, se fosse, que ele teria perdido a batalha.

Ana – Até o momento, nenhum.

Gaby -…


4) Qual escritor de terror você achava genial, mas passou a ver com outros olhos depois que descobriu certos dados biográficos dele?

Rodrigo – H. P. Lovecraft.

Ana – Nenhum….

Gaby -…


5) Qual livro de terror real, ou melhor, sem elementos sobrenaturais, mesmo se fictício, que mais o chocou?

Rodrigo – Dias Perfeitos de Raphael Montes. Ele levou a literatura de crimes passionais para um nível além do próprio Nélson Rodrigues. Este deve ser o livro mais comentado desse blog, mas ninguém fica indiferente a ele. Nesse aspecto, o autor está de parabéns.

Ana – Chocar? Nenhum. Talvez livros sobre Serial Killer faça isso… mas ainda não li, então, até o momento, nenhum.

Gaby -….


6) Qual seu tipo de monstro preferido? Que você queria ser se fosse um monstro.

Rodrigo – Lobisomem.

Ana – VAMPIROOOO!!!!

Gaby – Vampiros com certeza me fascinam há muito tempo!


7) Qual a melhor história de vampiro que você já leu até hoje?

Rodrigo – Carmilla de Joseph Sheridan Le Fanu. Você, que vê filmes de vampiro e lê livros pós Drácula, nem desconfia de qual seria a verdadeira natureza destas criaturas que assombram o mundo desde antes de Cristo. Com efeito, os vampiros e mortos-vivos em geral eram as únicas unanimidades negativas das culturas pré cristãs. Esse conto é o que tem a melhor explicação do porquê. Fora que havia espécies diferentes de vampiros que já eram uma parte do gênero mais amplo conhecido como mortos-vivos.

Ana – AMEI Entrevista com o Vampiro, O Vampiro Lestat e A Rainha dos Condenados. Eles fazem parte das Cronicas Vampirescas de Anne Ricce. Não li os demais ainda, mas fiquei fascinada!

Gaby – … (Joguei um RPG que chama-se Vampiro: A Máscara há muito tempo, mas não cheguei a ler sequer Crepúsculo kkkkkkk)


8) Escritor de terror preferido?

Rodrigo – Edgar Alan Poe.

Ana – S.T.E.P.H.E.N K.I.N.G!

Gaby -…


9) Um livro de terror imperdível.

Rodrigo – São tantos, mas fico com O Médico e o Monstro Dr. Jeckyl e Mr. Hyde de R. L. Stevenson.

Ana – O Exorcista de William P. Blatty.

Gaby -…


10) O livro que mistura terror e ficção científica que você mais gostou?

Rodrigo – Apesar do pioneirismo de Frankenstein de Mary Shelley, as cenas que narram a construção detalhada do mosaico que era o monstro me deixaram enjoado. Fiquei com nojo mesmo, quase vomitei, e daí? Logo, a minha preferência ficou com O Homem Invisível de H.G. Weels. E eu falei de dois livros numa só resposta, huahahahahahaha!

 Ana – Acho que O Evangelho de Sangue. Até porque não me recordo de nenhum outro no momento… Se quiserem saber mais um pouco, confere a resenha aqui.

Gaby -…


11) Qual livro você leu em que os verdadeiros monstros eram os humanos que perseguiram o monstro, e que o leitor acaba torcendo pelo monstro?

Rodrigo – Como leio quadrinhos, acabei lendo várias histórias com essa temática. Mas em livro, só o Frankenstein de Mary Shelley, que nesse quesito é insuperável. Lembrando que  Frankenstein é o cientista, não o monstro.

Ana – …

Gaby -…


12) Qual sua história de terror predileta?

Rodrigo – O Coração Delator de Edgar Allan Poe. Esteja o personagem tomado pela loucura da culpa ou sendo assombrado por uma fantasma sobrenatural, o horror que o leitor sente através de seu relato é o mesmo. É uma história que a vida spoilou, mas que dá a cada leitor uma experiência única. As vezes traduzido como Coração Fofoqueiro, este conto está em várias antologias de Poe ou em demais seleções de terror em geral.

Ana – Não tenho uma preferida. Eu simplesmente amo todas elas! ❤

Gaby – …


Hello!!! Aqui é a Ana!! Curtiram a Tag do Rodrigo???

Então…. Gaby ficou meio desfocada, eu fiquei em cima do muro, mas Rodrigo mandou super bem.

Vamos ver se numa Tag de ressaca de carnaval, por exemplo, Rodrigo mandará tão bem assim… Não é mesmo Gaby?! 

huahuahuauhauhahuahua

Espero que tenham gostado!!!! 😉

extraordinario22

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s