[RESENHA#11]A Noiva Fantasma, de Yangsze Choo

Postado em Atualizado em

capa_noiva_fantasma
Título:
A Noiva Fantasma
Autora:
Yangsze Choo
ISBN: 9788566636277
Ano: 2015
Páginas: 360

Editora: DarkSide Books
Informações: Skoob / goodreads
Compre aqui: Submarino / Saraiva / Cultura / Amazon

Sinopse: Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma…
1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.
A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.
Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.
Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea.


Há tempos que queria ler esse livro. Não apenas pela capa magnífica e por ser um livro Darkside. Mas pela sinopse e por ser de um outro tipo de “mitologia”; Por falar sobre outros costumes, outras crenças e outra nação.

Sempre gostei muito de mitologia, porém nunca havia lido nada sobre a China. E foi aí que vi minha oportunidade de ouro.

Antes de qualquer coisa, gostaria de falar sobre o livro em si. Além da capa ser linda e a diagramação ser perfeita, gostaria de salientar as notas de rodapé a as notas ao final do livro. Como disse, trata-se de um livro que conta uma história em meio a uma mitologia chinesa. Por isso, a autora tentou fazer com que embarcássemos fundo nessa história, e para isso, foi preciso usar algumas palavras das quais não conhecemos.

Nessas notas, a autora se preocupou em nos explicar tudo. Desde o significado dos nomes até a noção que os chineses te sobre o além.

Além disso, ao final do livro, temos cinco páginas, nas quais pedem para que nós, pasmem, arranquemos as páginas e façamos origamis nelas. Eles ensinam, passo a passo, como fazer um pássaro, o mesmo da capa do livro. Obviamente, nem cogitei a possibilidade. 😀

Vale salientar também que este livro faz parte da série DarkLove da Darkside.

Sobre A Noiva Fantasma, a história é simplesmente mágica.

Começamos com Li Lan, uma jovem que sobreviveu a um surto de varíola na família durante sua infância, porém ao qual teve como resultado uma mãe morta e um pai com o rosto seriamente desfigurado.

Devido a essa desgraça, hoje Li Lang vive com um pai falido e uma amah (ama seca) que cuida dela. E nessas condições, Li Lang ouve de seu pai, a proposta de se tornar uma noiva fantasma.

Eu admito que imaginei uma história totalmente diferente da que li. Esperava algo estilo “A Noiva Cadáver” de Tim Burton, mas não foi bem isso que encontrei. Encontrei um livro dividido em quatro partes, nos quais, cada um detalha mais sobre essa trama ao qual Li Lang acaba se metendo.

Li Lang, na verdade é uma menina fora dos padrões de Malaia para a época. Estamos falando de 1893, de uma península em pleno período colonial. Onde uma jovem de dezessete anos já encontra-se velha para arranjar casamento. Onde para a mulher, o estudo não é tão valorizado, e sim o artesanato, os cuidados com a casa e com seu marido.

Durante a trama descobrimos mais sobre a proposta desse casamento, sobre a família do falecido noivo e do passado de Li Lang. Seguiremos Li Lang através desse e de outros mundos e descobriremos que nem sempre os finais de contos de fadas são os melhores para si. Que as vezes o amor se encontra onde menos esperamos.

A Noiva Fantasma é uma linda história de amor, descobrimento e superação, da qual eu amei e recomendo a todos!

Ana Souza-NEO-000

9 comentários em “[RESENHA#11]A Noiva Fantasma, de Yangsze Choo

    Isabella.cult disse:
    28 de setembro de 2016 às 23:04

    Oii! Quero muuuito ler esse livro, mas não acho aqui nas poucas livrarias da minha cidade e ler o ebook de um livro com notas de rodapé não me empolga muito, então… 😆
    Ótima resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler – e quem sabe se em outubro não leio né? 😊
    Beijos, Isa
    belacultblog.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

    Memórias da Cat disse:
    1 de outubro de 2016 às 20:51

    Mágico. Acho que todo livro da Darkside é assim. Acho que é a editora com maior cuidado em capa e diagramação que existe. Amei saber suas impressões sobre esse livro principalmente porque eu pretendo ler o mais rápido possível.

    Curtido por 1 pessoa

    Beatriz Andrade disse:
    2 de outubro de 2016 às 01:03

    Eu acho a capa desse livro muito bonita e a história sempre me deixou curiosa. A trama é muito atraente e tenho certeza de que vou gostar da leitura.

    Curtido por 1 pessoa

    Daniela Souza disse:
    3 de outubro de 2016 às 20:29

    Oi.

    Esse livro já está há tempos na minha lista de leitura, mas até agora não consegui ler… A cada resenha nova que leio, fico com mais vontade de ler. Vou tentar comprar em alguma promoção e ler antes do final do ano.

    Curtir

    Morgana Brunner disse:
    3 de outubro de 2016 às 22:51

    Oiii, tudo bem?
    Menina eu tenho tanta vontade de ler esse livro que você nem imagina, ainda mais vindo dessa editora incrível que a darkside, não tem como não aamar seus livros, parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    Curtir

    Gabriela Cerqueira disse:
    4 de outubro de 2016 às 12:19

    Olá, esse livro me atrai demais, olha que capa maravilhosa, esses livros da dark side realmente apelam demais para o meu bolso.
    Adorei sua resenha e quero muito ler o livro, ainda mais agora em outubro que tem esse clima maravilhoso de história de terror e é o mês do meu aniversário, adorooo

    Curtir

    Pensamento Literário disse:
    4 de outubro de 2016 às 17:31

    OI!!

    TUdo bem????

    Há tempo que esse livro está na minha lista e ainda não comprei pq achei o preço exorbitante. Quero saber mais dessa prática cultural, de como ela se casa com esse espirito em como desenrola as quatro partes do livro e claro de como acaba. Assim como você também não arrancarias as folhas finais.Beijos e obrigada por me contemplar um pouco narrando essa obra.

    Curtir

    Larissa Oliveira disse:
    5 de outubro de 2016 às 18:17

    Olá!
    Morro de vontade de ler esse livro, a arte gráfica é linda e a história parece ser fascinante, ainda mais por ser uma mitologia que não se encaixa nos meus padrões de leitura. Gostei de saber que a autora se preocupou em colocar explicações sobre as peculiaridades da trama, com certeza isso deixa a experiência mais fácil.
    Beijos!

    Curtir

    Rafael Botter disse:
    10 de outubro de 2016 às 11:41

    Dispensa comentários quando são livros publicados pela DarkSide Books, muito bom conhecer cultura da China e todos os seus mistérios e encantos, cara, fiquei na maior vontade em ler esse livro. Mas vou ter que economizar uma graninha pra comprar heheh. O bom que esse livro combina com o mês do terror.

    Curtir

Deixe um comentário

