[MATÉRIA]3D&T Parte1 – Tormenta: Um Cenário Medieval de RPG Produzido no Brasil

Postado em Atualizado em

 

tormentaAlpha

Um Cenário, Vários Sistemas
É impossível falar do livro Tormenta Alpha sem falar sobre como surgiu o cenário de Tormenta.

Tormenta é o cenário de RPG mais jogado no Brasil. Ambientado no mundo medieval de Arton, sua temática é de fantasia com elementos de mangá.

A história desse cenário se confunde com a extinta revista sobre RPGs Dragão Brasil. Um dos seus objetivos era criar um ambiente que servisse para introduzir os leitores da revista a sistemas como AD&D, GURPS, Daemon entre outros. Com essa origem voltada para a divulgação do RPG como hobby, há material de Tormenta disponível para vários sistemas, sendo, até hoje, o cenário mais versátil do mercado brasileiro.

Também em função de sua origem na revista Dragão Brasil e das desavenças que marcaram o fim da publicação (este texto não entrará em detalhes, procurem pela Internet) é o cenário que mais precisou migrar de sistemas. Mas vamos por partes.

KvZTormenta: o Início
Como já foi dito, o cenário de Tormenta foi criado como forma de exemplificar o funcionamento de sistemas de RPG na revista Dragão Brasil. Ele apareceu pela primeira vez com a publicação da aventura Holy Avenger por Marcelo Cassaro, simultaneamente para os sistemas AD&D e GURPS.

O sucesso do mundo de Arton foi tanto que os leitores da Dragão Brasil queriam ver mais. Em parceria com Rogério Saladino e J. M. Trevisan, Marcelo Cassaro desenvolveu o cenário de Tormenta. Os três juntos são os criadores de Tormenta, também conhecidos como o Trio Tormenta Original.

Defensores de Tóquio, Advanced Defensores de Tóquio e 3D&T: de Como Um Sistema Pequeno e Divertido Nasceu e Evoluiu Para Abarcar Tormenta.

Enquanto Tormenta era um dos carros chefes da Dragão Brasil, com aventuras adaptadas para os vários sistemas que a revista apresentava, durante uma noite de insônia, Marcelo Cassaro criou um pequeno sistema para satirizar séries e desenhos animados japoneses, o Defensores de Tóquio.

Esse sistema foi publicado numa edição especial da Dragão Brasil e foi um sucesso inesperado. No ano seguinte saia o Advanced Defensores de Tóquio e, durante toda a vida da Dragão Brasil, vários videogames de luta foram adaptados para esse sistema.

Com o tempo, Advanced Defensores de Tóquio teria que tornar-se 3D&T para abarcar os primeiros livros oficiais de Tormenta. Guarde essa informação.

 

tashaO Crescimento de Tormenta
Enquanto isso o cenário de Tormenta crescia em popularidade e os leitores pediam mais. Enquanto ele fosse publicado em forma de matérias para divulgar os sistemas como de AD&D e GURPS seus criadores e editores não teriam problemas. Mas o material especialmente dedicado ao cenário, ainda que publicado sob a chancela da revista Dragão Brasil, estava começando a incomodar os donos das licenças dos sistemas.

Estamos falando dos anos 1990, ninguém queria saber de licença aberta naquela época, tanto que a maioria dos RPGs lançados no período traziam cenários e sistemas com uma temática só, destaque para Vampiro: a Máscara.

Foi aí que Marcelo Cassaro fez de Defensores de Tóquio o 3D&T, com uma ampliação mecânica que acomodasse a magia a fim de abarcar Tormenta e os livros e especiais do cenário.

Uma versão oficial de Tormenta também foi publicada para o sistema Daemon.

 

Tormenta Avançou para Além do RPG
O sucesso do cenário foi tanto que ele virou um produto transmídia do Brasil, antes mesmo desse termo virar moda. Além do cenário de RPG para vários sistemas, temos:

Quadrinhos, a aventura inaugural, Holy Avenger, foi adaptada para quadrinhos por Marcelo Cassaro e pela desenhista Erica Awano. E essa é só a história em quadrinhos de maior sucesso do cenário.

Há vários romances e contos no mundo de Tormenta, vendidos em lojas de RPG.

O Desafio dos Deuses é um videogame de PC no mundo de Arton.

Pesquise no Google, no site da Jambô, atual editora de Tormenta, e você verá além.

 

montariaMagicaAD&D Volta a ser Chamado de D&D e Abre a Licença do Sistema d20
Entre os anos 2000 e 2001, o AD&D voltou a se chamar D&D e passou a permitir que o sistema de jogo, as regras, a parte mecânica do sistema, fosse usada por quem desejasse. Com o sistema d20 liberado para uso, Tormenta RPG é lançado e suas versões para os demais sistemas esquecidas.

Mas o que significa licença aberta? Qualquer um pode usar o sistema d20 para publicar seu cenário sem precisar criar as regras mecânicas de jogo. Com efeito, além de Tormenta RPG, o Mutantes e Malfeitores, sucesso de uma editora concorrente a editora do D&D nos EUA, também usa o sistema d20.

Mas os fãs de 3D&T são fiéis ao 3D&T e ao cenário de Tormenta para 3D&T. Mesmo sem nenhuma revisão em Tormenta para 3D&T desde a licença aberta do d20, os jogadores continuaram jogando. Até que, finalmente, em 2016, Tormenta Alpha marca a volta de Tormenta para o 3D&T Alpha.

 

Tormenta Alpha, o Livro
O livro Tormenta Alpha deve ser jogado com o Manual 3D&T Alpha. O Manual do Aventureiro Alpha ajuda e complementa, mas não é necessário.

Tormenta Alpha traz algumas novas regras que devem ser acrecidas ao 3D&T Alpha durante o jogo no cenário de Tormenta.

Agora é comemorar e jogar, ou melhor, defender Arton da ameaça da Tormenta enquanto outros inimigos atacam sem clemência.

 

Querendo mais informações:


3D&T
Sites: Para mais informações acesse aqui ou aqui .

Contato no site da Jambô aqui.


d20 System

Contato: Acesse aqui e em seguida, no link “Contact Us” no canto esquerdo da tela.

Daemon
Módulo Básico do Sistema Daemon, Acesse aqui.

Para conhecer os produtos pagos da Daemon; Acesse aqui.

Contato: daemon@daemon.com.br

Google e Wikipedia.

Por Rodrigo Rosas Campos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s