[RESENHA#7]O Princípio Dilbert, de Scott Adams

Postado em Atualizado em

 

Dilbert1.jpg
Título:
O Princípio Dilbert
Autor: Scott Adams
ISBN: 9788500001307
Ano: 1997
Páginas: 336
Editora: Ediouro
Informações: Skoob / goodreads
Sinopse: Você trabalha numa baia? 
Você presencia planos mirabolantes de falência total?
Você se sente um idiota no ambiente de trabalho? 
Seus colegas de trabalho não conseguem acompanhar o seu raciocínio?
Seu chefe é um incompetente?
Sejam bem vindos ao Princípio Dilbert!
Scott Adams é o criador do personagem Dilbert, perdedor crônico e funcionário insignificante de uma empresa anônima, famoso em boa parte do mundo. Seu humor ácido e realista é reproduzido em tiras nos principais jornais e revistas dos EUA e Europa e agora também no Brasil. A revista Fortune dedicou várias páginas a trechos dos livros ne seção de Administração. O Princípio Dilbert pode ser resumido em apenas uma frase – Os empregados mais ineptos são conduzidos à chefia, pois ali têm menos chances de atrapalhar.


Dilbert é o engenheiro criado pelo cartunista norte-americano Scott Adams para as tiras de jornais. Aqui, no Brasil saiu inicialmente no Globo Informática e, como em vários países, virou febre rapidamente.

Tamanho sucesso levou a Ediouro a publicar vários livros da série que misturam as tiras de quadrinhos com textos em prosa.

No primeiro livro de Scott Adams, O Princípio Dilbert, vemos a sátira mais inteligente, contundente, ácida e mordaz do mundo corporativo já escrita.

Dilbert, nosso eventual herói e eventual anti-herói, se vê as voltas com enxugamentos, reengenharias, gerentes incompetentes, tecnologia, geeks, tecno-vaidades, as expectativas impossíveis dos vendedores, espionagem industrial, concorrências desleais, colegas apatetados, secretárias mal-humoradas, um cachorro e um gato para lá de estranhos e humanos até demais, cortes de orçamento propostos por contadores que simplesmente prejudicam o trabalho dos engenheiros etc. Através de Dilbert, Scott Adams fala do mundo real e não do mundo perfeito dos livros acadêmicos de administração, sempre com muito bom humor.

O livro foi publicado no Brasil pela Ediouro em 1996, você só acha em cebos, está esgotado.

A L&PM, atual detentora dos direitos do Dilbert no Brasil só publica suas coletâneas de tiras. Uma pena, a prosa de Scott Adams é tão interessante quanto suas tiras isoladas e as complementa de maneira única. O Princípio Dilbert é livro e história em quadrinhos numa única publicação, e não foi o único livro nessa pegada que Adams escreveu e a Ediouro lançou aqui. Fica a dica, L&PM!

E quase esqueço de falar das histórias reais que os leitores de Dilbert mandaram para Adams e que este incluiu no livro.

Enfim, é diversão inteligente e de qualidade ISO infinito, leitura para rir e pensar, ou para pensar e rir!

Boas leituras!

                                                                                                                         Por Rodrigo Rosas Campos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s