[RESENHA#8]O Nobre Deputado, de Márlon Reis

Postado em Atualizado em

NobreDeputado
Título:
O Nobre Deputado – Relato chocante (e verdadeiro) de como nasce, cresce e se perpetua um corrupto na política brasileira.
Autor: Márlon Reis
ISBN: 9788544100455
Ano: 2014
Páginas: 120
Editora: Leya
Informações: Skoob / goodreads

Compre aqui: Submarino / Saraiva / Cultura / Amazon

Sinopse: A política é movida a dinheiro e poder. Dinheiro compra poder, e poder é uma ferramenta poderosa para se obter dinheiro. É disso que se trata as eleições – o poder arrecada o dinheiro que vai alçar os candidatos ao poder. Saiba que você não faz diferença alguma quando aperta o botão verde da urna eletrônica para apoiar aquele candidato oposicionista que, quem sabe, possa virar o jogo. No Brasil, não importa o Estado, a única coisa que vira o jogo é uma avalanche de dinheiro. O jogo é comprado, vence quem paga mais. Sempre foi assim e sempre será, pois os novatos que ingressam com ilusões de mudança são cooptados ou cuspidos pelo sistema.



O texto da capa do livro já é uma triste sinopse do conteúdo. Márlon Reis, o autor, é um juiz de direito que atuou como juiz eleitoral. Coletou vários depoimentos de deputados eleitos (dos que venceram as eleições) e criou o deputado Cândido Peçanha, personagem fictício que mostra os meandros e nuances sujos de uma eleição no Brasil em 118 páginas.

Peçanha é um apanhado de várias pessoas reais que, por motivos óbvios, não quiseram se identificar. Portanto não estranhe as mudanças bruscas de metodologias e algumas lacunas na história do personagem que narra sua vida desde os tempos de cabo eleitoral até um nobre deputado eleito e reeleito várias vezes.

O tom do livro é bem pessimista, e então o que nos resta? Pesquise seu candidato o melhor que puder, e os vices, nos casos do executivo. Decida você votar nulo ou no que considerar o menos pior, tome essa decisão a partir de suas próprias conclusões e não da maioria ao seu redor. Esse livro é uma boa ferramenta para os leitores/eleitores iniciarem suas decisões de votos conscientes sem ficarem ofendendo pessoalmente aqueles que não concordam com suas ideologias, opiniões e candidatos.

Vote em quem você votar, no partido que você quiser, ler este livro mostra que você pode estar tão iludido quanto o outro lado. Faça suas escolhas da melhor maneira possível, vote por você e respeite o voto do outro, sua opinião e até mesmo ele próprio. O Nobre Deputado nos mostra que brigas pessoais por políticos ou partidos brasileiros não valem mesmo a pena.

Boas pesquisas, boas escolhas, bons votos e boas leituras.

Por Rodrigo Rosas Campos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s