[TROCA DE FIGURINHAS-ANA#2]Tudo Que Eu Queria Te Dizer, de Martha Medeiros

Postado em Atualizado em

3220300
Título:
Tudo que eu queria te dizer
Autora: Martha Medeiros
ISBN: 9788573028706
Ano: 2007
Páginas: 176

Editora: Objetiva
Informações: Skoob / goodreads
Compre aqui: Submarino / Saraiva / Cultura / Amazon

Sinopse: O que você sempre quis dizer a alguém – e nunca teve coragem? O que precisa falar de uma vez por todas – mas desiste, espera, até chegar o momento mais apropriado? Em Tudo que eu queria te dizer , Martha Medeiros encarna personagens que assinam cartas reais, trágicas, por vezes cômicas, devastadas por sua dor. Em comum, as personagens deste livro têm a verdade de quem atravessa um ponto de virada em suas vidas e resolve colocar as cartas na mesa. Mestre na capacidade de nos emocionar, de forma simples e direta, a gaúcha Martha Medeiros concebeu Tudo que eu queria te dizer como um livro de contos, estruturados de forma independente. Na forma de cartas, Martha revela com delicadeza os dramas das personagens. Como a amante que escreve à mulher traída, a filha que relata a emoção de ser mãe à avô ausente, o jovem motorista que escreve à mãe do amigo morto num acidente de automóvel, ou a viúva saudosa que se dirige ao marido morto. Perdão, vingança, alívio, um pouco de nós está em cada uma dessas vozes, que expressam através de cartas uma confissão ou o exorcismo de nossos demônios.


E nesta segunda Troca de Figurinhas, Rodrigo me indicou Tudo que eu queria te dizer, de Martha Medeiros.

Nunca tinha lido nada dela, logo, debutei com esse livro de contos/cartas que é super fino e com a leitura super dinâmica, justamente devido a esse fatos do livro ser todo em formato de cartas.

Essas cartas são independentes e não há ligação alguma entre elas, com exceção de apenas uma. As demais são cartas diferentes, contando coisas diferentes, para pessoas diferentes.

Eu não comprei esse livro e cabei indo ler na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Como tinha no acervo disponível, saí do trabalho e dei uma passada lá para dar início a minha leitura. Como a BN não efetua empréstimo de seu acervo, tive que sentar na mesinha e ficar por tranquilas e doloridas 4 horas, sentadinha, lendo todas as 176 páginas de cartas e mais cartas.

Não tenho muito o que falar, levando em consideração o tamanho do livro num todo, como nas cartas que são várias e curtas. Posso acabar dando spoilers rudes aqui. Mas posso adiantar que as cartas falam de amores perdidos, de culpa, de tristeza, de felicidade, de alívio, de demônios interiores…. de uma infinidade de momentos, sentimentos e sensações.

Mas meu erro, meu tão grande erro foi tentar ler o livro toda numa porrada só.

Algumas histórias me pareceram chatas, meio fúteis, enquanto outras me foram  até muito legais. Acho que, no final das contas, a intenção da autora era essa mesmo.

Eu entendo que esse livro proporciona uma ótima leitura a todos, mas não para consumir de uma vez como fiz, e sim como livro de cabeceira. Sabe aquele livrinho que deixamos no criado mudo e lemos sempre que estamos sem sono ou esperando a hora passar? São historias para se apreciar moderadamente, sem pressa, em seu tempo.

Talvez, se eu tivesse feito isso, tivesse tido uma experiência maravilhosa com a leitura, mas como fui ler do modo ao qual estava habituada, não curti muito não.

Então meu conselho é:

Leiam sim! É um livro muito legal para leituras esporádicas, sem pressa e sem o compromisso de acabar com ele de uma vez. Leia com moderação, carregue ele na bolsa, no celular, deixe ele no seu criado mudo e deleite-se.

Não façam o mesmo que a titia Ana e estrague uma boa leitura! 😉

15 comentários em “[TROCA DE FIGURINHAS-ANA#2]Tudo Que Eu Queria Te Dizer, de Martha Medeiros

    Beatriz Andrade disse:
    31 de agosto de 2016 às 00:47

    Ué, a BN aqui do Rio não faz mais empréstimos dos livros? Eu sempre aluguei livros lá, mas depois da reforma voltei lá apenas para visitar e não perguntei sobre o aluguel dos livros. Sempre que estou com um livro de crônicas, contos ou poesias eu leio intercalando com outras leituras, justamente para aproveitar melhor a obra.

    Curtido por 1 pessoa

      Ana Souza respondido:
      2 de setembro de 2016 às 08:59

      Então Beatriz, a BN não faz mais empréstimos naquele prédio. Agora o empréstimo é somente feito em um prédio anexo a BN em outra rua.
      Agora aprendi minha lição. Contos, apenas aos pouquinhos!! 😉

      Curtir

    Bia Santana disse:
    31 de agosto de 2016 às 13:05

    Curti, gosto da escrita da Martha Medeiros e com certeza é um livro pra ser degustado e não devorado de uma vez.

    Curtir

    Leitura Descontrolada disse:
    31 de agosto de 2016 às 16:11

    Olá,
    Adorei a premissa do livro e a forma como o texto é apresentado ao leitor como se fossem realmente cartas.
    Fiquei bastante curiosa e acredito que seja uma leitura rápida e agradável. Uma pena a BN não fazer o empréstimo né, é meio desconfortável ficar horas nessa posição.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

    Borrões Da Mary disse:
    31 de agosto de 2016 às 20:53

    A Martha é uma das autoras prediletas da minha mãe eu 1 livro dela mais sabe aquela sensação de que você não pode falar mal de um autor? Me sinto assim aqui em casa meu irmão ama minha mãe ama e sou chamada de modinha por ler poucos clássicos ( família 😛 ) enfim você tocou no ponto exato esses livros são feitos para ler aos poucos e eu te entendo já que sempre leio livros de contos de uma vez só para você ter noção eu tenho livros de preceitos ao invés de ler 1 por dia eu leio 4,5 (não aguento)
    Bju
    Mary Reis

    Curtido por 1 pessoa

      Ana Souza respondido:
      2 de setembro de 2016 às 09:03

      Mary, eu li de uma vez porque eu realmente não ia ter tempo de voltar a BN novamente tão cedo…. Mas contos, infelizmente ou felizmente, tem que ser assim. 😀
      Beijinho!!

      Curtir

    Morgana Brunner disse:
    1 de setembro de 2016 às 13:18

    Oiiii, como vai?
    Eu ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro dessa autora e sempre quando posso leio poesias, mas em estágios, com ooutras leituras para poder aproveitar e refletir bem, além do mais, dica super anotada.
    Beijinhos

    Curtido por 1 pessoa

    Carol Ramires disse:
    1 de setembro de 2016 às 15:35

    Olá!
    Ainda não li nenhum livro da autora mas esse em particular não me chamou muito a atenção. Entendo que talvez teria sido melhor ler um pouco de cada vez mesmo para absorver melhor o conteúdo lido, aprendi isso da pior maneira também rs
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

    David disse:
    1 de setembro de 2016 às 19:03

    Olá!
    Achei legal a ideia do livro em forma de cartas, mas as temáticas me pareceram clichês, e pessoalmente não me agradaram. Não sei se teria paciencia atualmente para cartas melancólicas de amores perdidos. Acho que pra mim acabaria sendo uma leitura arrastada.

    Abraços
    David Andrade
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

    Caroline Oliveira disse:
    1 de setembro de 2016 às 22:57

    Olás! Nunca li nada da Matha, mas esse livro tem uma coisa que eu gosto que são cartas, sabe uma coisa que me deixou triste de saber foi que elas não tem ligação umas com as outras, acho que eu iria curtir mais se eles tivessem um enrredo que se ligaria no final de todas as cartas… Enfim, como você disse esse livro parece mesmo ser um livro de cabeceira haha pra ler devagar e você acabou lendo ele “correndo” por te lido na BN… Pode ter sido por isso que não foi assim tão praseiroso, eu mesmo tenho várias manias pra ler, um delas que eu sempre prefiro é ler deitada, por isso acho que sentar pra “degustar” um livro na biblioteca pra mim não tera o mesmo gosto de ler no meu cantinho.

    Beijos
    http://www.paraisoliterario.com

    Curtido por 1 pessoa

    Vivianne Sophie disse:
    2 de setembro de 2016 às 15:04

    Olá,

    Não conhecia a obra, mas gostei muito da premissa e embora as cartas não me agradem muito, acredito que dá um certo encanto em algumas obras, tal como essa que parece ser carregada de sentimentos e emoções. Vou anotar a dica e pretendo ler futuramente.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    Curtir

    Tatiany Salazar (@Tatiany_Salazar) disse:
    2 de setembro de 2016 às 20:28

    Quando comecei a ler sua resenha e vi a capa do livro pensei… Não leria esse livro, mas aí fui lendo sua resenha e como vc disse que fez errado ao ler o livro de uma vez e isso fez com com que algumas estórias parecessem chatas e sua dica é ler o livro devagar, deixar do lado da cama e ler quando não tiver sono, aí pensei… Agora sim eu leria esse livro hahaha.
    Gostei muito da sua resenha e vou anotar a dica aqui.

    Curtir

    Débora Costa disse:
    3 de setembro de 2016 às 21:22

    Eu sempre tive curiosidade de ler coisas da Martha. Vejo sempre citações dos livros dela no Tumblr, mas nunca cheguei a ler uma obra completa. Não sei se esse seria o melhor livro pra eu começar, mas eu realmente me interessei ainda mais pela autora.

    http://laoliphant.com.br/

    Curtir

    BelGoes disse:
    4 de setembro de 2016 às 13:39

    Olá, tudo bem?

    Já li muito Martha, mas depois de um tempo, não sei, passei a desgostar dela, acho que vou em uma época em que as crônicas dela estavam meio que no estilo “dona da verdade absoluta”. Amei sua resenha, muito legal mesmo, mas livro da MM deixo passar!

    bjsss

    Curtir

    Licavargas disse:
    8 de setembro de 2016 às 00:26

    Eu nunca li nada da Marha – quer dizer, nenhum de seus livros, apenas textos pela internet.
    Enquanto lia sua resenha, achei que esse livro tem tudo para ser interessante, e ia mesmo comentar que não me parecia um livro para ler de uma só vez, ainda mais que as cartas não tem relação entre si – e logo que eu pensei nisso você comentou que esse foi seu erro.
    Então, com certeza espero poder ter a oportunidade de ler esse – assim como de ler logo algum dos outros livros da Martha 🙂
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    Curtir

Deixe um comentário

